TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Ensaios: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 10

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Sumario

Introdução 3

Desafio 4

Etapa 1 6

Etapa 2.1.1 7

Etapa 3.1 9

Conclusão 12

Referências 13

Introdução

Neste trabalho estuda-se a ética no meio profissional e no meio pessoal faz se uma análise do filme Amor Sem Escalas, onde se podem observar as diferentes atuações dos personagens na forma de abordar à ética e antiética dentro de uma organização. Aprende-se como agir, falar e se comportar diante de tais situações. Analisando os casos mostrados no filme e baseando-se no PLT para distinguir e aplicar as normas éticas e fazer a coisas com transparência e ética. Ampliar a capacidade de compreensão dos aspectos éticos, dos significados da ética nos mais variados âmbitos de aprendizagem. Aprende se também, como agir quando em situações que envolvam ética nas negociações, nas organizações, na educação de pessoas e principalmente na gestão das mesmas.

Foi feita uma analise de pessoas em um filme, mostrando a consciência ética de um indivíduo dentro de grandes corporações, e também diante de problemas familiares. É observado o cotidiano das mudanças, que incessantemente é necessário estar atento à globalização empresarial, pois toda empresa que se preze deve enfatizar no desenvolvimento das suas metas e dos seus objetivos focando sempre o aperfeiçoamento da ética em seu meio.

Desafio

A Ética tem um fator muito importante no nosso cotidiano principalmente no campo profissional, é um conjunto de regras, princípios e maneira de pensar e expressar. No filme há cenas em que o personagem Ryan Bingham desempenha um papel muito importante dentro da empresa onde trabalha. Ryan Bingham vive viajando para vários países para demitir pessoas, está longe de ser o melhor emprego do mundo, mas Ryan Bingham está longe de estar insatisfeito com sua vida.

A vida dele é uma rotina de trabalho: Aeroportos e hotéis fazem ele se sentir em casa muito mais do que quando ele está em sua própria casa. Ele não tem casa, na verdade, ele tem um endereço para correspondência. A vida de Ryan Bingham, pessoal e profissional, está no céu. No meio afetivo, ele não é lá essas coisas, vive em ilusões amorosas introspectivas, nunca se envolve em relações que tenham compromissos. Defende o não casamento, No entanto, Ryan envolve–se com Alex uma executiva que vive em um cotidiano igual ao dele, e às vezes eles se relacionavam quando se encontravam nas viagens. Ryan se deixou levar por esse envolvimento e depois se decepcionou por saber que Alex não era o que ele imaginava, Alex apenas vivia esses momentos para fugir da rotina da vida conjugal, logo Ryan vê que tem que fingir que também não levara a serio o “enroscamento de sentimentos” com Alex.

No inicio Ryan tem seu emprego meio que ameaçado com o novo investimento em tecnologias e a redução de gastos na organização em que trabalha. Ryan no inicio não concorda com Nathalie (funcionaria que implanta a inovação em sua empresa) por duvidar de sua eficácia, mas como exemplo de comportamento ético observou-se que Ryan não baixou a cabeça e mesmo passando por toda ameaça treina Nathalie e mostra a ela toda sua rotina, passa a ela todas suas experiências.

Com tudo que Nathalie passa, ela não consegue o resultado almejado e pede demissão de uma forma antiética, ou moderna de mais: Por mensagem de celular, isso fez com que ela passasse uma imagem não profissional, ela reconhece que a área que ela estava lidando não era a que ela conseguiria sucesso, por seu lado emocional ter sido maior afetado. E com isso vimos que o gestor de Ryan teve uma consciência ética empresarial, por ter implementado o programa para reduzir gastos, e percebe que não foi tão eficaz então devolve o emprego de volta a Ryan. E finalmente Ryan consegue seu objetivo almejado que é atingir o máximo de milhas que sempre sonhou.

Ser ético é nada mais do que agir direito, proceder bem sem prejudicar os outros, Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões. Sabemos que sempre temos que buscar uma melhoria, mas de uma forma equilibrada, só que o mundo empresarial é dinâmico e temos que sempre estar adaptável a tais mudanças. Precisamos ser dinâmicos e aceitar o diferente sabendo que somos seres humanos movidos de sentimentos que estão além de qualquer condição financeira ou de um status predefinido.

Etapa 1

Ética

Ética do dicionário: Parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios, ideias da conduta humana.

Não há uma conduta ou código especifico definido para ser seguido numa empresa ou profissão. Numa visão humana do nosso dia a dia é preciso ser atento às questões da empresa ou pessoal, com toda ética possível, ou seja, ser educado, ser discreto, saber o momento exato de falar, principalmente quando há pessoas envolvidas. A ética é indispensável ao profissional, pois na ação humana andam juntos, o “Fazer” e o “Agir”. O fazer diz respeito à competência. O agir refere-se à conduta do profissional. O conjunto dessas atitudes deve assumir na execução de sua profissão e também o estudo dos juízos da conduta humana, que é passível do bem e do mal, presente em um único ser ou em grupo, está presente em todas as ordens vigentes no mundo, na escola, na política, no esporte, nas empresas e é de vital importância nas profissões, principalmente nos dias atuais.

Após fazer o teste de ética, podemos concluir que estamos no caminho certo como pessoas e futuros, formandos de RH, mas as empresas em que trabalhamos (algumas, não todas) deixam muito a desejar na questão ética, principalmente nas questões financeiras e na questão de incentivo a funcionários. As pessoas que trabalham de forma ética, seguindo as normas e fazendo o seu melhor para crescer na sua empresa visando o melhor para mesma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com