TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Exames: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  3.666 Palavras (15 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS - Ética e Relações Humanas no Trabalho

Jeferson Gomes – RA 735540604

Hudson Alberto dos Santos – RA 7325550574

Maria Liliam Daniel – RA 7365541297

Rosilene F.D. Silva – RA 7068545342

Jacareí / SP

2013

Jeferson Gomes – RA 735540604

Hudson Alberto dos Santos – RA 7325550574

Maria Liliam Daniel – RA 7365541297

Rosilene F.D. Silva – RA 7068545342

Professor tutor presencial:

Professora tutora a distância: Vanessa Neves de Oliveira

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Logística Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD Vanessa Neves de Oliveira.

Jacareí / SP

2013

SUMÁRIO

Introdução 4

Ética e administração 6

A ética no filme “Amor sem escalas” 8

Ética Profissional Em Administração 10

Análise das situações que envolve ética 13

Considerações Finais 14

Referências Bibliográficas 15

INTRODUÇÃO

Em vista de busca de valores, sejam morais e éticos, neste trabalho iremos tratar as questões éticas em alguns âmbitos da vida, principalmente no profissional e a administração, tendo também como base algumas obras e artigos e como fundo principal um filme de roteiro moderno e intrigante que irá nos dar uma idéia de como andam os valores e suas aplicações principalmente no ramo empresarial, um filme do diretor Jason Reitman, Amor sem Escalas de 2009, e com isso iremos fazer uma análise e discussão sobre o tema Ética. E mais, buscaremos tratar que alguns temas que envolvam este valor tão discutido e intrínseco em nossas vidas e que também permeia nossas relações profissionais e públicas.

Matos (2010) nos dá uma visão importante e rica sobre Ética na sua totalidade, assim diz:

A ética é a ciência da verdade; não existe uma ética da mentira, nem a meia-ética.

A ética e a verdade são a essência da consciência humana. Ninguém lhes pode ser indiferente.

A omissão da consciência é tão dolorosa que o homem, quando não consegue seguir ditames, inventa simulacros de ética e de verdade. Cria caricaturas da ética, sacrificando a verdade por meio de retóricas ideológicas.

A ética é o fundamento da sociedade. (Matos, 2010, p. 2)

Assim, a ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos.

Em primeiro lugar, gostaria de salientar que a ética está relacionada com a reflexão sobre os princípios e argumentos que fundamentam as nossas ações, ou seja, permite-nos ponderar sobre a causa ou o motivo para agir de determinada maneira. Assim, a ética ajuda-nos a distinguir o bem do mal, levando-nos a reflectir sobre questões muito pertinentes, tais como: porque faço isto e não aquilo? Qual o motivo que tenho para agir assim?

A ética pode ser considerada como a arte de construir a nossa própria vida, por isso, sem ética o nosso dia-a-dia seria um caos axiológico, pois teríamos em mente o que nos prejudica e o que nos beneficia. De igual modo, as nossas ações não teriam argumentos nem justificações que as fundamentassem.

Em segundo lugar, nós, seres humanos, não vivemos isolados, mas em constante interação com os outros. Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões. Estas influências exteriores podem conduzir o ser humano para um bom ou um mau caminho, o que está intimamente ligado a muitos fatores, designadamente os padrões de cultura do meio, o contexto histórico e as relações interpessoais que se estabelecem.

A questão que persiste é: Por que existe a ética? Qual a sua importância? A resposta só pode ser esta: é com a ética que podemos viver como realmente somos pessoas e não animais.

A ética permite-nos refletir, ser felizes e, acima de tudo, construir e não destruir a sociedade em que estamos inseridos.

Portanto, um trabalho rico em valores e buscando entender a valorização profissional e seus desafios, sempre pautada na ética e na moral. Baseados no filme Amor sem Escalas de 2009, trabalhando em assuntos não apenas comportamental do indivíduo, mas também de atitude que se expande em todos os âmbitos, sejam eles sociais ou não, com, por exemplo, o fato de uma empresa se preocupar com o meio ambiente, se preocupar com a situação de segurança ou saúde de seus funcionários, e até mesmo proporcionar ambientes de trabalho bem mais favoráveis aos seus empregados.

ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

A ética está presente na diversidade das nossas vidas. É um conjunto de regras, princípios e maneira de pensar e expressar-se. É uma palavra de origem grega com duas traduções possíveis: costume

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com