TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO (ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO).

Atualmente, as empresas estão à procura de colaboradores produtivos, capacitados e éticos. A ética é uma consciência que a empresa deve desenvolver perante seus funcionários, formando pessoas comprometidas, que serão desempenhadas nas decisões e atitudes dentro da empresa.

A ética profissional são normas que formam a consciência humana, agindo de acordo com os padrões convencionais, é fazer sempre o bem tentando não prejudicar o próximo, é adotar todas as atividades de sua profissão seguindo as normas de seu grupo de trabalho e da sociedade.

Cada colaborador tem uma cultura, um caráter e um tipo de vivencia pessoal, sendo desse modo a ética flexível dependendo do ponto de vista de cada pessoa.

É fundamental que a empresa esclareça as dúvidas de seus colaboradores, perante as condutas éticas adequadas a empresa, impedindo que erros sejam cometidos por desconhecimento.

Segunda SOUZA, 2010 atualmente nas empresas pode ser notada as condutas antiéticas praticadas rotineiramente, práticas desleais, conflitos de interesse, assédio moral e outras condutas que permanecem impunes, ficando restritas as criticas e opiniões em conversinhas e os funcionários dessa forma, não encontram uma forma de denunciar tais atitudes.

Ter uma carreira sólida e estável é o desejo de todos os colaboradores, mas para isso é indispensável agir corretamente de acordo com os valores morais, entre eles: ser honesto em qualquer situação, ter coragem para assumir decisões, ser tolerante e flexível, ser íntegro, educado, fiel, humilde e prudente, ser ético é fundamental. (JORDÃO, 2010).

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”.

A maneira como a empresa queria reduzir os custos, demitindo pessoas através de “uma tela”, não levando em consideração os sentimentos, foi uma conduta antiética. As atitudes impensadas podem levar uma empresa a falência e a grandes prejuízos, como foi retratado no filme, levando a empresa a voltar no antigo sistema (FORLANI, 2010).

Fazendo uma análise do personagem principal Ryan, vemos um profissional com comportamento político, volúvel, flexível e maquiavélico, disposto a qualquer negócio para atingir seus objetivos, depois de anos de trabalho, ele desenvolveu técnicas eficientes para as demissões.

Outro tema abordado é que o status e trabalho estão sendo fatores priorizados pelas pessoas, que ao atenderem as exigências das empresas se transformam e assumem características do mercado, deixando em segundo plano a família, lazer e relacionamentos, causando um desiquilíbrio, sendo que a alegria, satisfação e bem-estar só ocorrem profissionalmente.

2.1. Sinopse do filme.

O filme “Amor sem escalas” de Jason Reitman (2009) criado em tempos de crise econômica, relata a vida de um executivo Ryan Bingham (George Clooney) que tem como hobby viajar pelo país (desse modo não tem relações duradouras e nem compromissos). Tem como missão de demitir pessoas, trabalhando em uma empresa terceirizada que ajuda chefes de empresas a demitir seus funcionários, realiza suas funções com maior destreza, mantendo-se alheio as pessoas que demite e os problemas que isso pode gerar é indiferente a ele, mas mostra a elas que a demissão pode ser um recomeço de suas vidas (VEJA, 2010).

A situação começa a mudar quando Natalie Keener (Anna Kendrick) começa a trabalhar na mesma empresa que Jason, com ânsia de mostrar suas novas ideias para gerar maiores lucros à empresa, ela sugere ao chefe que faça as demissões por vídeo conferencia, economizando assim nas viagens. Aterrorizado com a possibilidade de não poder viajar mais, ele vê seu estilo de vida ameaçado e vai contra esse novo sistema por questões pessoais e por interferir em seu projeto de vida que é juntar dez milhões de milhas, e esse novo modo de fazer seu trabalho (demitir pessoas) não seria adequado.

Ele tenta mostrar para Natalie, o grande equívoco que seria seu novo sistema, viajando com ela para mostrar a realidade de seu trabalho, mostrando seu grande profissionalismo que no inicio era confundido com falta de humanidade, assim Natalie começa a entender o quanto é delicado o trabalho de demitir pessoas, pois envolvem os sentimentos e o humano. Ryan começa a vivenciar possibilidades nunca almejadas, como um relacionamento sério com Alex Goran (Vera Farmiga).

De fato esse novo sistema apresentado por Natalie apesar de maximizar os lucros, não mostrou eficiência, pois envolve sentimentos e pessoas, apresentando falhas, tendo que voltar ao antigo modo de trabalhar.

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração no filme.

Ryan é o personagem da atualidade, entregando-se totalmente ao trabalho e desprezando qualquer laço afetivo familiar e de amizades, passando maior tempo em aeroportos e hotéis (representando uma vida instável e sem nenhuma raiz),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com