TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Na Engenharia

Artigos Científicos: Ética Na Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Almir Palheta de Menezes Júnior

O mercado de trabalho é fortemente de pendente de um pequeno número de empresas que emprega uma grande quantidade de engenheiros. As empresas que empregam até cinco engenheiros representam pouco mais de 60% do mercado. As grandes empregadoras, que empregam mais de 100 engenheiros são apenas 2,8% do total de empresas. Do total de empresas, apenas 6% empregam 50 ou mais empregados, mas elas acabam sendo responsáveis por 51,8% dos postos de trabalho de engenheiros dento do universo estudado. As empresas que empregam os próximos 25,5% dos engenheiros são apenas 15,8% do total das empresas estudadas. Restam 79,4% das empresas para empregarem os 22,7% dos engenheiros que restam. Em suma, 1 engenheiro a mais empregado em cada uma das empresas que hoje empregam até 5 engenheiros teria, muito maior possibilidade de gerar um grande volume de empregos do que um trabalho junto àquelas empresas que já são grandes empregadoras. Isso gera a necessidade de se conhecer a fundo as demandas dessas empresas menores e qual é o perfil de engenheiro de que elas necessitam. São também essas pequenas empresas que não têm programas internos de treinamento e desenvolvimento de engenheiros recém-formados, dependendo mais da qualidade do engenheiro que sai da escola. Portanto o mercado de trabalho está com certeza com as portas abertas para os engenheiros recém-formados, mas o que procuram como principal característica é uma boa formação e uma qualificação muito rígida, e necessária para o cargo.

Uma das características que todo engenheiro deve ter é honrar o seu diploma, sendo assim, deve se manter na coerente, pois no Brasil muitos engenheiros extrapolam as regras que estão no código do engenheiro, assim fazem obras ou trabalhos não legais, que vão contra as regras, correndo o risco de serem pegos , pagar multas e também podem até perder o direito de exercer o cargo profissional, então todo engenheiro deve obedecer as regras, o uso do título profissional são reservadas exclusivamente aos profissionais de engenharia de acordo com a lei nº 5.194, de 24 de Dezembro de 1966, de acordo com o Art. 3º As qualificações de que trata este artigo poderão ser acompanhadas de designações outras referentes a cursos de especialização, aperfeiçoamento e pós-graduação.

Art. 4º As qualificações de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo só podem ser acrescidas à denominação de pessoa jurídica composta exclusivamente de profissionais que possuam tais títulos.

Art. 5º Só poderá ter em sua denominação as palavras engenharia, arquitetura ou agronomia a firma comercial ou industrial cuja diretoria fôr composta, em sua maioria, de profissionais registrados nos Conselhos Regionais.

Com o Art.6º diz sobre o exercício ilegal da profissão.

Art. 6º Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo:

a) a pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos profissionais de que trata esta lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais;

b) o profissional que se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu registro;

c) o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras de obras e serviços sem sua real participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com