TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Na Engenharia

Trabalho Escolar: Ética Na Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

A ética é o abrigo que confere proteção e segurança aos indivíduos-cidadãos, aqueles responsáveis pelos destinos da pólis (cidade). A ética trata do comportamento do homem, da relação entre sua vontade e a obrigação de seguir uma norma, do que é o bem e de onde vem o mal, do que é certo e errado, da liberdade e da necessidade de respeitar o próximo.

A ética aplicada à engenharia hoje é primordial para o incremento a capacidade dos Engenheiros, gestores, cidadãos e no sentido de, responsavelmente, se defrontarem com assuntos morais pela atividade tecnológica. Esclarecendo o profissional de engenharia está constantemente exposto a dilemas morais devido à concorrência excessiva do mundo competitivo, e o processo de crescimento atual em especial em nosso país

Atualmente a partir da virada do milênio a preocupação da inclusão de conteúdos voltados para a Ética tem tomado nova dimensão, um retomar de preocupações antigas que as organizações, (de atividades manuais, de ofícios), elucidam eloquentemente. Remonta ao seio de uma sociedade em que aos membros cabe assumir um papel de cidadãos responsáveis e profissionais competentes – sendo razoável que ao Estado seja conferido um papel mais supletivo, regulador, e menos interventor. A atividade dos engenheiros tem um grande impacte na vida social e econômica – sendo assim mais evidente, para eles, a necessidade de enveredarem por uma conduta auto responsável e visando a excelência.

É comum nas obras ouvir críticas de um profissional subalterno, por exemplo, um assentador de azulejos, ao serviço feito por um colega. Nunca ouvi um elogio, somente críticas destrutivas. O ciúme impera sobre a razão. Sem conhecer o motivo da imperfeição (falta do material adequado, pressa, imposição do superior), o serviço é logo criticado como incompetência, negligência, falta de interesse. Não existe aprovação para o que tenha sido feito por outro.

Com os engenheiros, está acontecendo atualmente, exatamente o mesmo. Estamos nos nivelando a uma classe mais baixa em relação ao comportamento frente a outros profissionais de nível social inferior, com aprendizado fora das escolas. Isso nunca poderia acontecer. No currículo das escolas de engenharia, deveria existir uma matéria de ensino do comportamento ético.

Não interessa explicar o que é a ética profissional, o que significa o ethos de Platão. Qualquer divagação filosófica só tende a obscurecer o problema. O essencial é explicar o que está acontecendo em nosso dia-a-dia com exemplos típicos. Naturalmente, local, data, nomes, devem ser modificados para evitar identificação. Quem se enquadrar que vista a carapuça.

Uma análise do código de ética dos engenheiros

1. Proteger a segurança, a saúde e o bem estar públicos.

2. Atuar somente na sua área de competência.

3. Ser verdadeiro e objetivo

4. Comportar-se de forma honrosa e digna.

5. Seguir apreendendo para aprimorar as aptidões técnicas.

6. Prover trabalho honesto e árduo aos empregadores ou clientes.

7. Informar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com