TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética das relações humanas no trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Ética das relações humanas no trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Ética nas Relações Humanas no Trabalho

Prof.º Me. Mauricio Dias

Prof.ª Tutora Bruna Cristiane de Sá.

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Elisângela Rodrigues da Costa – 6786417096

Jéssica Alves Barbosa – 6786399404

José Maria Taubateano – 1299527741

Natali da Costa Silva – 6791375338

Patrícia Pereira Marques – 6947468445

CAMPINAS

2013

1. INTRODUÇÃO

Podemos definir Ética como “a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade" (Vásquez, 1999). A palavra ética vem do grego ethos, que significa costumes, caráter do sujeito, maneira habitual de ser e agir, tendo como objetivo orientar nossas ações (entre o bem e o mal) e desta maneira compreendermos que não somos seres isolados, ou seja, nossa formação pessoal se dá através da relação com o outro. Já a Ética profissional é definida como sendo um conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional, representando desta maneira sua referência de conduta.

Um dos maiores desafios dos profissionais em seguir uma conduta ética é acima de tudo respeitar as diferenças individuais de cada um, pois sabemos que cada indivíduo tem uma cultura, uma educação, uma moral que foi construída ao longo de sua formação pessoal, sendo de extrema importância que se compreenda que cada um tem um valor moral diferente do outro.

A ética profissional proporciona ao profissional e ao ambiente organizacional, vantagens como: Maior nível de produção na empresa, favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável e aumento no índice de confiança entre os funcionários.

Assim como em todas as profissões, os profissionais devem seguir um Código de ética profissional, que é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. A Administração, por sua vez, é regulamentada pelo Conselho Federal de Administração, e segue como norma o Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA), regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934, de 22 de dezembro de 1967, que define a conduta moral e profissional, indicando as normas que devem inspirar o exercício das atividades profissionais do administrador.

É muito comum o vinculo da postura ética somente ás empresas e não aos colaboradores, havendo desta forma a importância de se conscientizar de que a Ética é vivida pelas pessoas e não pela empresa, e desta forma termos em mente que é muito importante que o Administrador assuma, como missão, uma postura ética, uma vez que é ele, junto com sua equipe que compõe a empresa. É necessário também ter a consciência de que ter apenas o conhecimento técnico não basta, é importante também a prática da ética, ou seja, a vivência de valores e a dos códigos de conduta.

A ética na administração trata não só da conduta empresarial mais também está relacionada ao comportamento do individuo perante a organização. Para que isso ocorra é necessário que se conheça a política da empresa, as normas e regras a serem seguidas e também os objetivos e metas da mesma.

É ideal que o gestor tenha sua missão clara na pratica de negócios lícitos, visando desta maneira se relacionar de maneira efetiva e manter um relacionamento duradouro e de confiança com seus clientes, fornecedores e também seus colaboradores, a fim de se atingir os quatro níveis de ética, que segundo Stoner apud Maximiniano (2002), são: Nível Social da Ética, onde trata - se da própria presença, papel e efeito das organizações na sociedade; Nível dos Stakeholders, que envolve a relação de todos os associados, direta ou indiretamente, com a organização; Ética na Política Interna, que trata da relação específica das organizações com seus subordinados; Individual, que lida com as relações interpessoais nas organizações, atingindo mais de perto os assuntos pessoais, vindo a causar grande impacto sobre o clima da organização e a qualidade de vida dos subordinados.

Sendo assim é de extrema importância que o gestor atual mantenha uma postura ética e moral na realização de suas tarefas, visto que, desde o começo dos tempos á ética vem conduzindo a conduta profissional na resolução dos conflitos de interesses, quando se exige do mesmo que tal decisão seja fundamentada em posturas éticas e morais.

2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”

2.1 Sinopse do filme.

O filme Amor sem Escalas (Up in the Air, 2009), de Jason Reitman, conta a historia de vida de um executivo cujo sua missão é demitir pessoas pelo país. Ryan Bingham (George Clooney) exerce sua função com bastante habilidade e é considerado pela empresa um dos melhores funcionários, visto que consegue manter-se alheio a realidade das pessoas que demite não dando importância aos transtornos que a demissão acarretara na vida dessas pessoas. Ele é dotado de inteligência emocional demonstrando extrema competência interpessoal, o que faz com que todos os aspectos negativos envolvidos no processo de demissão não o afetem, ou seja, ele não absorve nenhuma carga emocional, nem mesmo as ofensas e ameaças feitas pelos funcionários o abalam. Sabe agir de acordo com o perfil psicológico de cada funcionário, pois tem um raciocínio e a percepção altamente aguçados, conseguindo assim amenizar os conflitos, dando uma perspectiva nova de vida para as pessoas demitidas e, desta maneira, conduzir de forma rápida e eficaz o seu trabalho.

Ryan tem uma vida regrada e sem compromisso, totalmente desprendida de relações afetivas e interações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com