TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética do Especialista em Contabilidade

Relatório de pesquisa: Ética do Especialista em Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  6.353 Palavras (26 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 26

1 INTRODUÇÃO

O contador deve ter consciência de que todos os seus atos profissionais devem obedecer às normas, aos princípios e aos valores que regem a sua profissão. É necessário que o perfil do profissional da Contabilidade seja formado por elevados conhecimentos técnico e indispensáveis valores éticos tais como responsabilidade, honestidade e respeito por todos aqueles que se utiliza de seus trabalhos, o que faz com que as informações por ele prestadas sejam de total transparência e confiabilidade. No entanto, manter uma postura ética em tempos em que o desejo das empresas, para alcançar maior nível de competitividade no mercado, está diretamente associado à redução de custos não é tarefa fácil. Aliada a isso, considerando a excessiva carga tributária a que estão expostas as empresas brasileiras, o que representa parcela significativa na formação de custos, a prática da sonegação fiscal torna-se constante no meio empresarial. Um exemplo disso foi a Cervejaria Schincariol, acusada de sonegar, em cinco anos, aproximadamente R$ 1 bilhão em impostos. Casos de fraudes contábeis evidenciam a responsabilidade do contador, tanto quando subordinado, tanto quando autônomo; além disso, atraem a atenção da sociedade para toda a classe contábil.

2 ÉTICA

Para muitos a ética é tida como algo bastante abstrato e de difícil assimilação. No entanto, observa-se nos últimos anos uma crescente discussão sobre o uso da ética nos mais diferentes meios sociais. Vários organismos e entidades têm trazido relevantes discussões sobre a necessidade de uma “retomada” da mesma nas diferentes relações nos meios empresarias, políticos, profissionais e sociais.

Embora, todos possuam um entendimento geral do que sejam ética, poucos conseguem ter uma boa definição. De um modo geral, as pessoas sabem que é certo ou errado e também que estão associados à ética, assim como à regras e padrões de conduta. Em linhas gerais, pode se afirmar que a ética é um ramo da filosofia que trabalha com o que é, do ponto de vista moral, bom ou mau, certo ou errado (FIPECAFI, 1997, p.23). Denota-se aí, uma condição de sinônimos da ética e da moral. No entanto, Sung e Silva (1995, p. 13), esclarecem que a palavra ética deriva do grego ethos que significa “modo de ser, caráter” e moral provêm do latim mos (mores), significando “bons costumes”. Logo, seu uso como sinônimos, não prejudica em nada sua prática, tanto que a maioria dos especialistas o fazem.

2.1 O Profissional Contábil

O profissional contábil é aquele cuja atividade é, basicamente, a prestação de serviços e tem como função registrar, avaliar e informar, por meio de pareceres, laudos e estudos, a situação de natureza física, financeira e econômica do patrimônio das pessoas físicas ou jurídicas, dando-lhes parâmetros para a tomada de decisões. Seu trabalho é de grande responsabilidade e fundamental para a sobrevivência das empresas.

Com a evolução natural da Ciência Contábil extinguiram-se a figura do guarda-livros e do contador fiscalista e originou-se um novo profissional contábil, que não deve saber apenas registrar e demonstrar o fenômeno patrimonial, mas também explicá-lo e interpretá-lo, acentuando-se, assim, a intelectualização no conhecimento contábil. Num contexto globalizado, os processos decisórios tornam-se dependentes da orientação contábil. Assim, o profissional que não aprender a distinção natural entre registrar e demonstrar com relação ao que é explicar e interpretar o fenômeno patrimonial, não se adequará e estará fadado ao insucesso, juntamente com o tipo de contabilidade por ele aplicada, e perderá mercado numa ordem geométrica.

O profissional contábil torna-se essencial no Terceiro Milênio, devido à própria conjuntura econômico-social em que o mundo se apresenta. Este profissional deve desenvolver sua capacidade de comunicação, transferir e receber informações, ter raciocínio lógico para a solução e identificação de problemas e, ainda, saber relacionar-se com as pessoas, para que haja a cooperatividade e companheirismo no trabalho.

O contador, como todo profissional, deve, no exercício de suas atividades, agir com responsabilidade e comprometimento. Assim, para o perfeito desenvolvimento de suas funções, deve ter o domínio de fatores contábeis, gerenciais, financeiros e legais para poder, 11 de forma lícita, levar aqueles que se utilizam das informações oriundas de seu trabalho a obterem o melhor resultado. Além disso, deve ter consciência de que precisa estar em estudo contínuo, buscando atualizar-se.

Existem regras básicas para o exercício da profissão contábil. A elaboração das demonstrações contábeis deve ser feita de acordo com os Princípios fundamentais e as Normas Brasileiras de Contabilidade, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Além disso, as informações contábeis devem ser apresentadas de forma clara, objetiva e honesta, de modo que sejam compreendidas por seus usuários. Por isso, é evidente a grande responsabilidade desse profissional. Os contadores, como classe profissional, caracterizam-se pela natureza e homogeneidade do trabalho executado, pelo tipo e características do conhecimento, pelas habilidades técnicas e habilitação legais exigidos para o exercício de suas atividades. Provarão sua importância e relevância para a sociedade não apenas pela profissão que exercem, mas também pelo exemplo de profissionalismo e de conduta ética e moral.

Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas, pode ser o seu diferencial no mercado, pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Quando as atividades profissionais são exercidas corretamente, com responsabilidade e de acordo com os princípios morais e éticos, os beneficiários têm uma grande satisfação e retribuem respeito e confiança ao contador, o que enobrece a sua profissão. Porém, o desvio de conduta pode desmoralizar o profissional e toda a sua classe. A imagem profissional é importante para o contabilista. Manter-se atualizado em relação a questões técnicas é essencial, mas o comportamento ético torna-se cada vez mais importante para a credibilidade do profissional.

2.2 CONTADOR, SOCIEDADE E ÉTICA PROFISSIONAL

Não pode-se deixar de destacar a importância do contabilista na sociedade. A profissão contábil é fértil quanto às oportunidades e campos de atuação. Por intermédio do seu trabalho e do seu juízo, o contabilista (contador), pode exercer suas atividades nas mais diversas funções, tais como, assessor, analista, auditor, perito, consultor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com