TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuir a importância de um especialista em contabilidade para expandir os limites do conhecimento gerencial e financeiro da empresa em vários aspectos, incluindo a cultura

Pesquisas Acadêmicas: Distribuir a importância de um especialista em contabilidade para expandir os limites do conhecimento gerencial e financeiro da empresa em vários aspectos, incluindo a cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.343 Palavras (34 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 34

AMBIENTE EMPRESARIAL:

Cálculo de Holerite; Contabilização e Resumo da Folha de Pagamento; Balancete de verificação; A Motivação para o Trabalho; Regionalização de mercados e Cultura e Sociedade.

AMBIENTE EMPRESARIAL:

Cálculo de holerite; Contabilização e Resumo da Folha de Pagamento; Balancete de verificação; A Motivação para o Trabalho; Regionalização de mercados e Cultura e Sociedade.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 CÁLCULO HOLERITE DO FUNCIONÁRIO FLÁVIO CARDOSO...........................05

3 CONTABILIZAÇÃO DO RESUMO DA FOLHA DE PAGAMENTO..........................09

4 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO............................................................................18

5 A MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO......................................................................20

5.1 PROJETO MOTIVACIONAL..............................................................................22

6. REGIONALIZANDO...............................................................................................23

7 CULTURA E SOCIEDADE......................................................................................24

8 CONCLUSÃO.........................................................................................................26

9 REFERÊNCIAS.......................................................................................................28

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende aduzir a importância da Contabilidade e como a mesma pode contribuir para uma gestão empresarial melhor, tem como objetivo difundir a importância do profissional contábil, a fim de ampliar os limites do conhecimento gerencial e financeiro de uma empresa através de vários aspectos, inclusive o cultural. Desta maneira, procuramos reunir as principais questões relacionadas à Contabilidade dentro de um ambiente empresarial e sociocultural, para que o leitor possa compreender como ela se insere nesse contexto.

Esta pesquisa é do tipo exploratória e a razão para a sua realização é utilizar a idéia central da Produção Textual Interdisciplinar do 2º semestre de Ciências Contábeis com o tema Ambiente Empresarial, demonstrando assim a relevância dos conhecimentos como confeccionar folhas de pagamento, inserção de dados em Livro diário e Livro Razão dentre outros. Pretende também, demonstrar que a Contabilidade é a ciência que analisa, estuda e compreende os fenômenos que interferem na dinâmica patrimonial de qualquer entidade, permitindo assim, que o gestor conheça em qualquer período predeterminado a situação financeira da mesma.

A contabilidade tem a finalidade de fornecer informações necessárias aos seus administradores para que os mesmos tenham controle sobre as tomadas de decisões. Diversas técnicas são usadas pela contabilidade para que seus objetivos sejam atingidos: a escrituração é uma forma própria desta ciência de registrar as ocorrências patrimoniais; as demonstrações contábeis são demonstrações expositivas para reunir os fatos de maneira a obter maiores informações e a análise de balanços é uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis.

A Contabilidade é uma ciência que adquire importância cada vez maior, dado o crescimento das corporações, entidades e empresas, que exige grande eficácia dos profissionais da contabilidade, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do patrimônio das entidades. As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar, mensurar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Os procedimentos adotados na execução desta pesquisa foi a elaboração de folhas de pagamento (incluindo o seu resumo), elaboração de balancete de verificação, compreensão das principais Teorias Motivacionais, pesquisa de mercado de trabalho com a empresa Bonanza Supermercados e uma pesquisa na Tribo Indígena Fulni-ô na cidade de Águas Belas-PE sobre o tema Cultura e Sociedade. A pesquisa é iniciada através de dados do Portfólio com ênfase na visão geral de uma empresa, com produções textuais e entrevista com diretores de empresas relacionadas no desenvolvimento deste projeto. Em seguida, é tratada a importância e as dificuldades das questões relacionadas ao mercado de trabalho e ao fim desta pesquisa, na conclusão, são apresentadas as maneiras de se evidenciar as informações contábeis para sua melhor aplicabilidade dentro de um contexto empresarial, sociocultural e humano.

2 CÁLCULO HOLERITE DO FUNCIONÁRIO FLÁVIO CARDOSO

Com base nas informações apresentadas na Produção Textual Interdisciplinar em Grupo do 2º Semestre de Ciências Contábeis, realizamos os cálculos do funcionário Flávio Cardoso, incluindo os encargos e as alíquotas vigentes sobre o Imposto de Renda, INSS e Salário Família. Completamos também a folha de pagamento do mesmo e apresentamos o respectivo holerite do funcionário. Holerite é um documento, que o empregado recebe informando que a operação de depósito direto foi concluída. Neste são elencados detalhadamente todos os vencimentos e descontos como: plano de aposentadoria, contribuições previdenciárias, seguros ou contribuições de caridade retirada do montante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com