TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Tese: Ética e Relações Humanas no Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Tese  •  3.207 Palavras (13 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa - ATPS

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Prof. EAD: Dante Bonetti de Freitas

Carlos César Silvério – RA 6140267801

Cássia dos Santos Rozário – RA 4143202648

Charles Vaz Gomes – RA 3830723550

Estevão Martins – RA 4303775352

Janaína Souza Pichara – RA 3873764968

Juliana Aparecida de Godoy Peres – RA 3873747278

SUMARÉ/SP

2012

Carlos César Silvério – RA 6140267801

Cássia dos Santos Rozário – RA 4143202648

Charles Vaz Gomes – RA 3830723550

Estevão Martins – RA 4303775352

Janaína Souza Pichara – RA 3873764968

Juliana Aparecida de Godoy Peres – RA 3873747278

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD: Dante Bonetti de Freitas

Tutor presencial: Fábio Cardoso

Professora tutora a distância: Andréa L. Ahlert Habermann

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

SUMARÉ/SP

2012

Ética no Trabalho

Um tecnólogo em logística precisa estar ciente da ética e seus princípios até o ponto de saber respeitar as ações dos outros dentro de uma organização, e poder ver que de maneira alguma deverá abandonar os valores éticos: respeito à vida, respeito à dignidade humana, respeito a liberdade individual, respeito ao trabalho e respeito ao bem comum, pois dentro de uma organização ele ( o profissional), tem seu papel, mas tem seus valores e uma cultura organizacional a ser cumprida e transmitida.

Muitas vezes o profissional conhece bem a ética, e é ético até o determinado momento que deixa isso ser corrompido, e esquecido para se obter lucro e sucesso a qualquer preço, sem respeitar princípios, leis, valores.

Um trabalho desenvolvido com ética e moral, sempre será bem sucedido, devido ao fato de que quando aquele que e subordinado é bem tratado, e tem seu trabalho, sua vida, e seus princípios respeitados acaba desenvolvendo melhor sua função. E nesse contexto, o tecnólogo precisa estar ciente, que suas ações dentro da organização serão reflexos para as outras pessoas, e que se vistos de maneira negativa, portanto, gerarão ações negativas, e até mesmo prejuízos financeiros.

Então para ser um profissional bem sucedido, bem visto e respeitado no mercado, é preciso sempre ser ético, desde dentro de casa, pois no ambiente familiar, no nosso dia-a-dia já aprendemos ser éticos e respeitar aquilo que é de bom senso para todos, deste modo desenvolve-se um excelente trabalho, por um excelente profissional.

1.0 Ética, Moral e Lei

A palavra Ética origina-se do grego ethos e também significa conduta, modo de agir, decisões, missão de cada pessoa dentro da empresa, e cabe a própria empresa julgar, escolher e instituir os princípios e valores que direcionarão suas relações na empresa.

Podemos dizer que a Ética faz parte da consciência humana desenvolvida pela educação, baseada no respeito, dignidade, liberdade e responsabilidade.

A ética é fundamental para a vida em sociedade, seja na família, escola ou trabalho.

No trabalho e possível construir uma cultura ética que eleve a qualidade das relações humanas e o nível de responsabilidade social da empresa.

A Moral vem do latim mores, que significa conduta, modo de agir, direcionado para a prática e valores. Quando se fala em moral, está implícito o comportamento correto do ponto de vista de cada empresa, o que é para uma, pode não ser para a outra.

Já a Lei está em todos os lugares, culturas e contexto, as convenções morais e éticas transformam-se em leis, em obrigações legais, que implicam-se punições quando não cumpridas explica Martins(2006).

1.1 Quais as diferenças e semelhanças entre si (ética moral e lei)?

Diferenças

Ética Moral Lei

Ética é principio. É permanente. É universal. É teórico. Moral é conduta. É especifico. É temporal. É cultura. É pratica. Lei e regras, mandamentos, costumes, comportamentos, imposto e ministrado pela sociedade ou empresa.

Semelhanças

Ética Moral Lei

Ética é conduta, modo de agir. Moral é conduta, é também modo de agir. Lei é a junção da ética e moral.

Pares:

Permanente - universal

Conduta – Pratica

Regra – Comportamento

MAPA CONCEITUAL

ÉTICA MORAL LEI

Você tem ou não tem quem tem pratica Conheça os seus direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com