TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Tese: Ética e Relações Humanas no Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Tese  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 12

ATPS - Ética e Relações Humanas no Trabalho

Fabiana Melo Da Silva – RA: 6942009138

Isabela Gomes – RA: 4200066671

Larissa Fidelis Bruno – RA: 6948470316

Mariana Santa – RA: 6944436627

Natália Eloisa Da Silva– RA: 6505240348

Sulliany Palluce – RA: 6580314232

Piracicaba/SP

2013

Professor tutor presencial: André Rodrigues

Professora tutora a distância: Monique M. Metzner de Lima.

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho para a obtenção de nota, sob orientação da Profª. Tutora EAD Monique M. Metzner de Lima .

PIRACICABA / SP

2013

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................................3

Ética e Administração........................................................................................................4

A Ética Profissional no filme “Amor sem Escalas”..........................................................7

Sinopse do Filme...............................................................................................................8

Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em administração...............9

Conclusão........................................................................................................................11

Referências Bibliográficas...............................................................................................12

INTRODUÇÃO

A Ética é um grupo de valores morais que dirigem a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social. É estruturada por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais, onde a Filosofia estuda a ética como uma ciência voltada aos valores e princípios morais de uma sociedade.

Na administração quando o profissional age de acordo com a ética, ele atua sempre com respeito ao próximo, gerando uma boa convivência dentro da empresa e se o profissional não age com ética, dificilmente ele irá conseguir crescer dentro da empresa, ou seja, agindo com ética o profissional não estará só contribuindo para si, mas para a empresa e para a sociedade. Ser ético é agir correto, sem prejudicar os outros, é estar com a consciência tranqüila.

A ética na administração é muito importante para um profissional, pois sua conduta faz toda a diferença dentro de uma empresa. O trabalhador ético preocupa-se com sua imagem e age com transparência e seriedade dentro de uma empresa, agindo com ética o profissional terá oportunidade de crescer dentro de sua empresa.

Em um mundo globalizado, onde a competitividade é extremamente acirrada, a conduta do profissional faz toda a diferença e possui o poder de estabelecer regras do jogo. Portanto, a pessoa que possui um comportamento ético ao exercer sua profissão irá não apenas destacar-se dos demais, mas posicionar-se no mercado com um diferencial, o que contribuirá e muito para que o mesmo permaneça por um longo tempo, tendo sua carreira, além de consolidada, respeitada.

ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

Vemos que, atualmente, a ética e todos os seus valores colocados antigamente, estão se desintegrando da essência do povo brasileiro compondo a crise ética vivida neste momento.

É necessário que toda a sociedade brasileira se conscientize do benefício da ética, e do crescimento que a ética concede, aplicando esta em todas as ordens da vida humana. Segui com ética pode transformar as pessoas, seus propósitos, e as relações sociais. A sociedade e suas várias ordens têm suas parcelas de importância e seus papéis primordiais como transformadoras das percepções e do comportamento humano.

O respeito aos valores culturais, morais, cívicos e humanos, onde não cresça o oportunismo, em detrimento da integridade. Temos que mudar nossa conduta, optar por decisões e atitudes éticas para que possamos ter um Brasil melhor.

Segundo JORDÂO, Sônia, ser e manter-se um profissional ético não é fácil de administrar, principalmente para brasileiros que foram criados querendo tirar vantagem sempre.

Aprendemos fazer o que é certo, se deixa a ética de lado às escondidas e passam a liderar a idéia de que não há problemas de se obter vantagens. O que mais tem, são corruptos, e seus delitos são apoiados e até aplaudidos por alguns.

Agir com ética é uma decisão pessoal. Devemos nos atentar as normas de condutas e valores para que tenhamos sucesso garantido.

“Para se realizar uma administração renovada, onde a valorização do ser humano é elemento central, é necessário viabilizar uma empresa ética” (PATRUS-PENA; CASTRO, 2010) a qual implica num questionamento de numerosos pressupostos, idéias, princípios e, sobretudo, atitudes, que fundaram a tradição gerencial.

Entende-se por empresa ética aquela que busca o lucro, mas não a todo custo, que é economicamente viável, mas não exclusivamente, pois também leva em consideração o social e o meio ambiente em suas atividades, com o foco no longo prazo. Torna-se premente o entendimento de que a empresa ética possui o ser humano como valor fundamental, reconhecendo nele suas capacidades intelectuais e emocionais.

Entretanto, não é raro ouvir caso de profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com