TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, moralidade e liberdade

Projeto de pesquisa: Ética, moralidade e liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A ética tem passado por diversas modificações, em função do mundo em que vivemos na contemporaneidade. Portanto é importante saber em quais vertentes a mesma se salienta, gerando assim, reflexões ao ser humano contemporâneo.

Contexto histórico

Foi em meados do século XIX que se deu inicio a ética contemporânea, devido às mudanças que a evolução da ciência provocou na humanidade. O novo pensamento ético contesta o racionalismo absoluto, e nenhuma vertente é aceita como a melhor opção devido as diferentes culturas, pensamentos e valores morais.

Ética, Moral e Liberdade

O conceito liberdade passou a ser usado na Idade Contemporânea, inclusive ao que se refere à ética. A ética surge diretamente veiculada à moral, investigando os valores subjacentes aos comportamentos sociais. Refere-se a normas, responsabilidades e deveres aos quais devem os cidadãos obedecer. Ao indagar sobre os valores que normatizam os comportamentos individuais sociais, a ética questiona esses valores sob o prisma da liberdade, já que se considera o homem como um ser livre ou que pode ser. Sendo assim, o homem precisa ser livre pra ser ético e moral sem a necessidade de padrões.

Ética Contemporânea e a Família

Atualmente, a base familiar está em processo de mudança, com novas concepções e conceitos éticos, por conta das mais variadas transformações da sociedade. Tais como: o grande índice de pais separados, homossexualidade, etc. Portanto, estes conceitos alteram-se de forma contínua.

Ética e Tecnologia

Na Idade Contemporânea, observa-se uma grande evolução por parte da tecnologia e sua associação em grande escala à vida do indivíduo contemporâneo. Portanto há a grande necessidade da ponderação ética quando se trata de hábitos tecnológicos, uma atitude que há pouco tempo não existia. O trabalho, os relacionamentos e a interação da humanidade são mediados em sua maioria através da tecnologia, sendo assim, a ética deve estar presente nessa interação, levando consigo os valores morais.

Ética e Política

Na contemporaneidade observa-se o uso da política como forma de conduzir as variadas sociedades humanas, por essa evidência, a ética é imprescindível no desenvolvimento de uma política saudável e justa, independente de sua forma de aplicação.

Ética e a Vida Profissional

A ética profissional se baseia em o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho. Na Idade Contemporânea houve um grande avanço na criação de Códigos de Ética para as classes profissionais de acordo com suas próprias necessidades.

Ética e a Psicanálise

A relação entre as duas vertentes se dá quando a psicanálise permite ao ser humano ser capaz de reconhecer por si só qual e seu desejo, qual a origem de seus sofrimentos, e como seu sofrimento está relacionado com as suas escolhas na vida. 

Portanto, e considerado o inconsciente como guia das escolhas humanas, pois se acredita que seja possível para o homem usar seu potencial criador, podendo ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com