TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índice De Liquidez

Artigo: Índice De Liquidez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Índices de Liquidez

Os índices de liquidez mostram a situação financeira da empresa. Como os valores se referem a vencimentos de diferentes datas, um valor com vencimento no primeiro dia de um ano pode estar sendo comparado em igualdade de condições com outro valor que vence no último dia do mesmo ano. Os valores traduzidos a valor presente minimizam esse tipo de problema. Quanto maior o índice, melhor.

Um aspecto importante que deve ser considerado é que a empresa precisa “repor” os ativos circulantes operacionais que converter em dinheiro, para não interromper sua atividade operacional. Nessas condições, os ativos circulantes passam a ter características permanentes. Portanto, os índices de liquidez são válidos para as hipóteses em que a empresa é liquidada.

Liquidez Geral (LG)

Esse índice indica a capacidade de pagamento da dívida no longo prazo.

LGX9 = (907.696 + 289.128)/(715.951+448.135) = 1,03

O índice 1,03 indica que a empresa apresenta significa que ela possui bens e direitos suficientes para liquidar os compromissos financeiros no longo prazo, pois, para cada $ 1,00 de dívida, possui $ 0,03 de bens e direitos. Mas se a empresa apresentar problema financeiro no curto prazo, o índice bom do longo prazo não será válido. O principal problema desse índice é que os diversos valores correntes de diferentes datas se misturam.

Liquidez Corrente (LC)

Na maioria dos casos, esse índice é considerado como o melhor indicador da capacidade de pagamento da empresa.

LCX9 = 907.696/715.951 = 1,27

O resultado do cálculo indica que a empresa tem $ 1,27 de ativos conversíveis em dinheiro no curto prazo para liquidar cada $ 1,00 de dívida de curto prazo. Mas esse índice também é resultado de diversos valores correntes de diferentes datas.

Liquidez Seca (LS)

Pode-se verificar que, com exceção dos Estoques, todos os outros itens do Ativo Circulante, como Aplicações de Liquidez Imediata, Outras Contas a Receber, Duplicatas a Receber e Impostos a Recuperar, podem ser convertidos em dinheiro com facilidade antes do prazo normal de liquidação, se for necessário. Nesses casos, podem existir deságios, o que reduz o valor desses ativos.

LSX9 = (907.696 – 320.142)/(715.951) = 0,82

Levando-se em conta que, para continuar operando, a empresa precisa ter pelo menos os Estoques, e estes são mais difíceis de ser transformados em dinheiro imediatamente, ela consegue obter recursos para liquidar 82% das dívidas de curto prazo.

Liquidez Imediata (LI)

Esse índice indica quanto a empresa possui de recursos imediatamente disponíveis para liquidar compromissos de curto prazo. As disponibilidades são recursos imediatamente disponíveis, mas as obrigações de curto prazo podem estar compostas por dívidas que vencem em 15, 30 ou até 365 dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com