TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сomo podemos contribuir com a sustentabilidade

Artigo: Сomo podemos contribuir com a sustentabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Artigo  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1, como podemos contribuir com a sustentabilidade: https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g

O consumo sustentável está relacionado ao ato de dar continuidade aos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, sem prejudicar as gerações futuras e respondendo as necessidades das gerações presentes.

Como e que um de nós pode contribuir para esse consumo sustentável?

Todos nos podemos contribuir para o consumo sustentável, de muitas formas.

Poupar energia - Nos dias de hoje utilizamos demasiada energia. Se estamos em casa temos tudo ligado, Nas cidades as ruas estão com imensa iluminação, utilização de máquinas para aquecer (que gastam muita energia) etc. para evitar isso devemos:

-Quando estamos em Casa não acender muitos candeeiros, entre outros.

- Diminuir a iluminação nas cidades a noite.

Poupar água – Este fator é muito importante, porque este bem essencial tem de ser protegido e não se deve gastar sem demasia. A água que se desperdiça é muita, e essa água se não fosse desperdiçada, muito provavelmente era consumível.

Para que isto não aconteça temos de seguir algumas dicas, como por exemplo:

- Quando se toma banho, não ficar muito tempo no banho.

- Quando se lava os dentes, utilizar o mínimo possível de água.

RECICLAR – Se reciclarmos, não se polui o ambiente, e o ambiente já está muito poluído, para que este problema não se agrave, reciclar é uma forma para salvarmos o nosso planeta.

Apostar mais nas energias renováveis - As energias renováveis (energia hídrica, eólica, solar, biomassa e geotérmica) não são poluentes, e fazem quase o mesmo que as energias não renováveis, por isso, temos de aproveitar estas energias.

Descobrir produtos (que não poluem o ambiente e que não afetem a sustentabilidade) que substituam as matérias-primas.

Nos dias de hoje, recorre-se muito à natureza para extrair matéria prima, e estão a ser destruídas muitas florestas, para se extrair matéria prima, se a extração das matérias primas for a um ritmo muito acelerado, as florestas não se renovam. Para que isso não aconteça, e para que posamos contribuir para a sustentabilidade do planeta, temos de parar já com estas extrações, e arranjar uma solução para substituir essa matéria prima, para não se destruir ainda mais o planeta terra e para responder as necessidades das gerações futuras.

Passo 2, Resumo da agenda 21 local:

Planejando o Desenvolvimento Sustentável

Implementar políticas para o desenvolvimento sustentável de âmbito nacional num país de grandes dimensões geográficas, com vasta diversidade biológica, socioeconômica e cultural, não é uma tarefa simples e, sem dúvida, requer não apenas compromisso, mas, sobretudo, uma mudança cultural que permita a grupos e pessoas verem o mundo além de seus problemas imediatos para criarem sonhos comuns.

Nesse contexto, são inúmeros os desafios da Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente. Sabemos que alcançar um novo padrão de desenvolvimento que contemple as diferentes dimensões da sustentabilidade implica, sobretudo, em vontade política, capacidade de mobilização social, mudança de atitudes e, principalmente, mediação de conflitos de interesses.

equilibrado, saudável e com justiça social. Para tal é de extrema importância a participação efetiva de todos os atores sociais, para que cada um reconheça na Agenda sua visão de futuro, e que entenda que cada desafio, sucesso ou fracasso de percurso, tem parte de sua responsabilidade.

Por todas essas razões, a Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável apresenta a Cartilha do Passo a Passo que busca aperfeiçoar a metodologia para construção e implementação das Agendas 21 locais na certeza de que contribuirá para o alcance de uma nova sociedade.

Elabore uma pauta com pelo menos 10 ações que expressem a sua Agenda 21 pessoal. Reflita: que ações podem ser tomadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com