TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE TRIDIMENSIONAL

Por:   •  1/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

A ARTE TRIDIMENSIONAL

Neste trabalho apresentaremos uma análise do desenvolvimento da arte tridimensional, onde destacaremos suas referências no mundo real. Acima de tudo, procurando explorar o seu objetivo no sentido da educação compreendendo a sua forma crescente e interpretativa.

Desenvolvimento

Representação tridimensional na sua concepção, pode ser abordada desde o início primórdios da humanidade. Onde nos tempos pré-históricos o ser humano representava objetos e animais e sua evolução histórica através da arte anexado a uma dimensão real e dentro de seu ambiente, mesmo este sendo de um modo simples e singelo estas obras são de enorme valor histórico.

Em meados do sec. XV a arte tem uma grande progressão quando esta se fortifica por método dedutivo, e posteriormente objetivos, que se agregaram aos modos de trabalhos artísticos, valorizando suas dimensões e volumes práticos.

No mundo contemporâneo vivemos em meio a uma pluralidade de posturas e ideias diferenciadas na arte e os pensamentos refletem e interferem no processo de criação e de fruição artística. Estas características e pensamentos atuais abordam e contextualizam a arte no mundo atual com a dissolução das grandes narrativas; culturais de identidade, inclusão e diferenças em meio a globalização e formas de expressão.

Neste contexto que consideramos a mudança da arte na contemporaneidade, e vemos que está obteve a necessidade de maior representação. E diante de deste cenário, então ela institualiza as esculturas e vemos novas transformações. Estes novos monumentos agora exercem neste contexto a integração no espaço cotidiano com novas obras, construídas em 3 dimensões conforme seu desenvolvimento apresentado pelo futurismo, construtivismo e surrealismo resultando em particularidades no seu entendimento, percepção, compreensão, assimilação e representações em relevo.

O procedimento artístico desde a fase da escultura moderna entende-se como técnicas determinadas com reproduções de formas onde se utilizava de materiais como exemplos de pedras, mármores ou gesso, com fundição e moldagens, para representar o corpo ou uma divindade antropomórfica.

Mas, no entanto, em meados do sec XX este termo escultura já não permitia mais representar as particularidades da arte, então a expressão tridimensional, passa a ser aplicada para abranger uma produção artísticas que está sendo desenvolvida dentro de uma diversidade como resultado de múltiplos elementos.

Apercepção da arte tridimensional vai abordar um novo mundo dos trabalhos em 3 dimensões com conhecimentos técnicos, ´´experiência estéticas e sensações que despertam todos os sentidos onde a arte possibilita a vida ´´.

Arte tridimensional possui os objetos particulares onde descreve-se as 3 dimensões:

a) Conceito básicos = alturas, larguras, volumes

b) As formas tridimensionais básicas = aos cubos, paralelepípedos, pirâmides e esferas.

c) Representações espaciais tridimensionais = uso de perspectivas, profundidades, espaços ´´cheios e vazios (unidades e volumes) e formas materiais visuais.

d) Decomposições da representação espacial tridimensional (como cortes e dobras).

e) Superposição de elementos visuais (criação de volumes através de relevos) - estudo de peso visual e físico (equilíbrio, harmonia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com