TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Da Caligrafia

Dissertações: A Arte Da Caligrafia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 6

1. Escolha do subtema: Equipamentos socioculturais

2. Introdução:

A seguir teremos um estudo detalhado sobre a sinalização atual na Av. Paulista

O trabalho apresenta não só uma visão geográfica como também uma visão política e social da Av. Paulista, um “universo” dentro da cidade de São Paulo.

Durante o processo de criação do trabalho procuramos demonstrar a importância sociocultural e monetária para a cidade, visando uma revisão completa do sistema de sinalização utilizado para os mais diversos eventos existentes durante o ano na Av. Paulista.

Criando assim uma identidade para o local e uma fácil movimentação e localização do público presente.

3. Av. Paulista:

3.1. História:

Inaugurada em 1891 a Av. Paulista foi modelada visando uma expansão da cidade de São Paulo, criando novas áreas residenciais e distantes do até então centro da cidade.

Projetada por Tarquinho Antonio, o design inicial possuía cerca de três quilômetros de comprimento, trinta metros de largura e possuía três faixas, a lateral próxima a calçada para bondes, a central para carruagens e a última para cavaleiros.

O projeto se destacava dos demais tanto nacionalmente quanto internacionalmente, por se tratar da primeira via asfaltada presente na América Latina, concluída em 1909 foi a primeira via com uma regra de implantação para suas construções.

A Av. se utilizou de materiais importados da Alemanha para o projeto de pavimentação, uma novidade até mesmo na Europa e Estados Unidos para a época.

O perfil residencial presente na Av. Paulista permaneceu até meados da década de 50, quando o desenvolvimento econômico da cidade levou os novos empreendimentos comerciais e de serviços para regiões afastadas de seu centro histórico. Resultando assim em uma desocupação em massa do local, em pouco tempo, praticamente, todos os palacetes da Avenida tinham sido vendidos e substituídos por pequenos prédios e escritórios além de pequenos comércios.

Já em 1927seu nome foi alterado para a Avenida Carlos Campos, em homenagem ao ex governador do estado, porém não foi muito aceita pela população da época o que levou ao retorno do nome inicial, que se mantem até os dias de hoje.

3.2. Nos dias de hoje:

A Av. Paulista hoje liga a parte Oeste da cidade de São Paulo a parte Sudeste, a caracterizando assim como um importante eixo viário. Contando com 2.5 quilômetros de extensão e duas pistas medindo 1260 metros de largura cada, separadas por um canteiro central de 2,40 metros e contando ainda com calçadas amplas para suprir o grande número de pedestres que ali circulam todos os dias.

A Avenida conta com locais de embarque e desembarque de passageiros ao longo de sua extensão. Quanto às vias, elas operam com duplo sentido contando com quatro faixas de tráfego cada, sendo uma preferencial para o transporte público, localizada ao lado direito de cada pista.

É estimado que circulem por volta de 6450 veículos por hora em horários de pico, compreendidos entre seis e nove da manhã e seis e nove da noite, possuindo ainda uma grande movimentação no período da noite, após as nove da noite.

O transporte público tem uma atuação essencial na avenida, sendo comum ao público a utilização de diversos meios de transportes coletivos principalmente o metro, a linha verde do mesmo, compreende as estações Mila Madalena até Vila Prudente possui três estações localizadas diretamente na avenida, são elas, Consolação, Trianon-MASP e Brigadeiro, quanto aos ônibus a avenida conta com várias linhas transitando por toda sua extensão,, tendo uma média de 120 veículos por hora em horários de pico.

A facilidade de acesso tanto por transportes públicos quanto veículos particulares tornaram a Avenida Paulista um grande corredor com um imenso fluxo de pedestres, chegando a números como 3600 pedestres por hora.

4. Eventos Socioculturais:

Considerado um dos principais pontos da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista atrai todos os tipos de eventos socioculturais presentes na cidade, além de ser um dos pontos mais visados para qualquer tipo de manifestação popular, seja manifestação artística até mesmo manifestações politicas.

Por ser conhecida por todos os habitantes da cidade, a avenida acaba sendo ponto de encontro de diversas tribos e classes. Seja pela diversidade de opção de lazer ou pela localização central, as atividades que lá ocorrem vão desde os encontros para as mais diversas manifestações, que geralmente tem como ponto de encontro o vão livre do MASP até o gigantesco evento que é a parada gay, desde o artista de rua que se apresenta por dinheiro até o circuito alternativo de cinema do Espaço Reserva Cultural, não importa a dimensão, as opções culturais são tão abrangentes e acontecem 24h por dia.

5. Definição do objeto de estudo:

Desenvolver um novo projeto de sinalização para a Avenida Paulista, criando assim uma identidade para o local, facilitando o fluxo de pedestres durante os eventos socioculturais e até mesmo durante os dias comuns.

Já que a identidade atual se mostra confusa e pouco atraente para o público em geral, se mostrando difícil para a compreensão de que ponto se está da avenida.

Figura 1 – Atual sinalização da Av. Paulista

Para criar um novo projeto de sinalização para a avenida, utilizaremos como referências projetos já reconhecidos no mundo, utilizando quatro pilares para o desenvolvimento: Pregnância, Modelo de sinalização lúdica, Tendência à estruturação é Facilidade de entendimento.

Uma problema encontrado no projeto atual é a dificuldade de se situar na avenida, algumas pessoas que não conhecem o local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com