TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Da Pré-História Ao Renascimento

Exames: A Arte Da Pré-História Ao Renascimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 3

A Arte nasceu há cerca de 25.000 anos, quando o homem de Neanderthal evolui para o ancestral humano, o homem de Cro-Magnon.

O aumento da inteligência trouxe a imaginação e a habilidade de criar imagens esculpidas e pintadas. No início os objetos não foram criados para enfeitar o corpo ou as cavernas e sim para tentar controlar as forças da natureza. Os primeiros objetos feitos pelos povos primitivos eram esculturas de ossos, chifre, marfim ou pedra.

As primeiras pinturas foram feitas em cavernas, provavelmente 15.000 anos atrás. As pinturas retratavam animais que eram caçados pelos povos, tais como javalis, boi, cavalos, bisões e veados. Os arqueólogos discutem que o homem pré-histórico criava as figuras para garantir uma boa caçada.

O berço da Arte e da Arquitetura, assim é conhecida a antiga cidade da Babilônia. Também é a cidade que abrigava Os Jardins Suspensos, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Os Sumérios foram os primeiros habitantes dessa região e dominaram as técnicas de irrigação e fluxo da água a ponto de criar um oásis em meio às planícies arenosas.

A Babilônia também é o local da construção mais comentada, odiada, admirada e amada de todos os tempos, a Torre de Babel, com seus 900m de altura, foi construída pelo homem com o objeto de alcança o céu e chegar perto de Deus. Os Egípcios, nos primórdios da civilização, foi o povo mais bem-sucedido que se conhece. Movidos pela crença da imortalidade, criaram arquiteturas colossais e obras de arte magníficas para cercar o espírito de seus faraós de glória eterna.

Na busca de uma vida longa e saudável, os egípcios definiram o essencial para uma grande civilização: Literatura, Ciências Médicas e Matemática complexa. Foi um povo que desenvolveu uma cultura impressionante, enquanto outras civilizações nasciam e morriam de acordo com a cheiaseca do rio Nilo.

Grécia Antiga, o berço filosófico e racional da civilização ocidental. Durante a Idade do Ouro, de 480 a 430 a. C., uma explosão de criatividade resultou em um nível de qualidade e excelência sem igual nos campos da arte, poesia, história, drama, governos, leis, poesia, matemática etc. Foi a época da profunda investigação racional e questionamento das coisas que criou uma sociedade de artistas e intelectuais autodidatas e outros influenciados pelos pensamentos de outros grandes filósofos como Protágoras que resumiu: “o homem é a medida de todas as coisas.”

O conceito central grego era a dignidade e o valor do homem, sendo assim, a figura humana era o principal motivo na arte grega. Nas demais áreas como a filosofia a harmonia, a ordem e a clareza de pensamentos se destacam, enquanto que na arte e na arquitetura refletiam um grande respeito pelo equilíbrio.

O Renascimento da idade média ocorreu quando a passagem do interesse pelo sobrenatural foi substituído pelo natural. A redescoberta da tradição greco-romana ajudou os artistas a reproduzirem acuradamente as imagens visuais. A expansão do conhecimento científico, com a maior compreensão da anatomia e da perspectiva, possibilitou aos pintores dos séculos XV e XVI superarem as técnicas da Grécia e de Roma.

Com o advento dos novos conhecimentos técnicos, como o estudo da anatomia, os artistas evoluíram na arte de pintar retratos, paisagens, motivos mitológicos e religiosos. Em virtude

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com