TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Do Renascimento

Monografias: Arte Do Renascimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Durante o Renascimento, observamos que a troca de conhecimento não possibilitou somente o desenvolvimento de novas formas de arte. De fato, uma considerável parcela dos nomes dessa época esteve envolvida no desenvolvimento de estudos relacionados ao homem e à natureza. Podemos assim ver, que esse período também fora marcado por um “renascimento científico”, onde vários campos do conhecimento como a astronomia, a matemática, a física e a medicina avançaram. A cultura do século XVII apresentou-se profundamente impregnada pela ideia de que a razão humana deve iluminar viar a vida dos indivíduos e das sociedades sobre a face da Terra. Tais ideias, que diminuíam a importância da religião.

O Iluminismo desenvolveu-se principalmente na Inglaterra do século XVII, onde se realizavam os maiores progressos da economia capitalista. A burguesia apresentava-se como a mais evoluída da Europa, realizando revoluções que diminuíram os controles da política mercantilista, derrubando o absolutismo.

Renascimento

O Humanismo e o Renascimento surgiram por volta de 1300 na Itália, pois as cidades itallianas eram os maiores centros de comércio na Europa. Vários artistas (pintores e escritores) renascentistas foram valorizados pelos ricos dessas cidades,,pois estes simpatizaram com as ideias renasectistas. Os artistas ganhavam desta forma casa, comida e dinheiro em troca das obras para embelezar as residências. As ideias dos Humanistas saíram da Itália e foram se espalhando pela Europa. Uma invenção que ajudou muito para a difusão dessas ideias foi a máquina impressora. Antes dessa invenção, os livros eram feitos manualmente e por isso eram muito caros, e poucas pessoas compravam. Mas com a máquina, os livros eram produzidos em maiores quantidades e mais baratos. Com isso os ideais renascentistas eram espalhados mais rapidamente. O Renascimento é marcado profundamente pela valorização do homem, o Humanismo. Os Humanistas consideravam a cultura greco-romana superior a cultura medieval. Isso acontecia porque a cultura greco-romana valorizava o homem vendo nele a beleza. A arte renascentista mostra muita semelhança com as obras gregas que se conservavam no aspecto da valorização da beleza e na representação perfeita do corpo humano.E também porque os humanistas valorizavam o uso da razão, outra característica das sociedades grega e romana.Os humanistas acreditavam que, se os homens orientassem as suas ações pela razão, poderiam melhorar a si próprios e a sociedade. Valorizavam muito o estudo e o saber. A arte do Renascimento ainda mostra temas religiosos, mas as figuras ganharam, digamos, humanidade. Os artistas exaltavam a vida e na procura da perfeição nas obras, surgiu o uso da perspectiva. A visão do homem sobre si mesmo modificou-se radicalmente pois, no período anterior (Idade Média), todos os campos da sabedoria tendiam a voltar-se para as explicações teocêntricas, isto é, a visão do homem basicamente tinha Deus como ponto de partida para todas as discussões acerca do universo, suas origens e seus mecanismos. Na renascença, o homem passou a voltar seu olhar sobre si mesmo, isto é, houve o ressurgimento dos estudos nos campos das ciências humanas, em que o próprio homem toma-se como objeto de observação, ao mesmo tempo em que é o observador.

Renascimento e Ciência

As idéias renascentistas, estão na base da ciência moderna pois a partir do renascimento, o uso da razão na ciência foi valorizado, fazendo com que fossem feitas novas descobertas:o período foi um dos mais férteis na história da humanidade. Galileu Galileu, mesmo perseguido pela Igreja, afirmava não ser a Terra o centro de todo o universo. Pela constatação do movimento da Terra em torno do Sol, as teorias de Galileu seguiam em rota de colisão com os próprios conceitos religiosos vigentes: tal fato, por si mesmo, já era considerado um desafio às autoridades religiosas. A invenção da bússola, assim como o aprimoramento das técnicas de navegação, facilitou a expansão marítima europeia, resultando na nova rota marítima para as Índias, realizada por Vasco da Gama.

Os avanços da tecnologia de navegação da época foram notáveis, não tardando assim o descobrimento da “nova terra”, a América, realizado por Cristóvão Colombo.

Por outro lado, a pólvora, outrora utilizada meramente para a fabricação de fogos de artifício, passou a ser utilizada para fins militares. Desta forma, os colonizadores europeus passaram a obter vantagem bélica esmagadora sobre os povos dos territórios conquistados.

Iluminismo

A revolução intelectual que se efetivou na Europa, especialmente na França, no século XVIII, ficou conhecida como Iluminismo. Esse movimento representou o auge das transformações culturais iniciadas no século XIV pelo movimento renascentista. O antropocentrismo (teoria que considera o Homem o centro do Universo) e o individualismo renascentista, ao incentivarem a investigação científica, levaram à gradativa separação entre o campo da fé (religião) e o da razão (ciência), determinando profundas transformações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com