TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Impressionista

Artigos Científicos: A Arte Impressionista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 9

A ARTE IMPRESSIONISTA

PROFESSOR-ELVYS Ferreira da Silva

Aluna: Fátima Apreciada Vera

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (artes visuais) –(ART0093)

22/06/2013

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mostrar a arte Impressionista partindo do estudo dos primeiros artistas daquela época, ressaltando o pioneiro da arte impressionista o Eduard Manet (1832 -83) e outros nomes importantes como Claude Monet (1840-1926), Edgar Degas (1834 – 1917), Pierre Auguste Renoir (1841 -1919), buscando entender o que foi esse movimento que revolucionou profundamente a pintura e deu o inicio ás grandes tendências da arte do século XX, através do conhecimento da vida e obras dos pintores estudados e suas características, bem como as técnicas que usavam que se destacavam por sua originalidade. Dessa forma podemos concluir que os artistas impressionistas tinham seus segredos na hora do uso das cores e também no próprio estilo de pintar, por isso suas obras eram impressionantes e marcaram um novo período na história da pintura.

Palavras-chave: Impressionismo, Artistas impressionistas. Características. Obras.

1 INTRODUÇÃO

A partir de estudos realizados no centro universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi, no curso de artes visuais, iniciarmos a disciplina sobre a arte Impressionista partindo do estudo dos primeiros artistas daquela época, ressaltando o pioneiro da arte impressionista o Eduard Manet (1832 -83) e outros nomes importantes como Claude Monet (1840-1926), Edgar Degas (1834 – 1917), Pierre Auguste Renoir (1841 -1919), buscando entender o que foi esse movimento que revolucionou profundamente a pintura e deu o inicio ás grandes tendências da arte do século XX.

Com o aprendizado podemos dizer que o impressionista era um grupo de artistas que rejeitavam as regras tradicionais da pintura, e começaram a experimentar estilos novos e pessoais. O impressionista procurava captar as impressões daquele momento, registrando luz e cor e transportá-las diretamente para a tela.

Dessa forma despertou o interesse de retratá-los a partir de quem são, quais são suas características artísticas e suas obras, para auxiliar nos estudos acadêmicos com uma abrangência mais aprofundada do conhecimento sobre esses artistas do impressionismo.

2 HISTÓRIA DO IMPRESSIONISMO

2.1 O QUE É IMPRESSIONISMO

De acordo SOARES; SCHLEY (2012) foi um movimento artístico que teve seu inicio na França no final do século XIX, tendo à versão a arte acadêmica que era ensinada em escolas artísticas da Europa, desenvolvendo um estilo inteiramente original.

Os pintores impressionistas buscavam fugir do conceito do Realismo, buscavam a realidade e dar movimento e luz a obra. Na arte impressionista as pinturas mostram as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento. Conforme relata PROENÇA (2011, p. 207):

Os pintores impressionistas procuraram, com base na observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.

A fonte principal para a execução era a natureza, utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da natureza, como relata STRICKLAND; BOSWELL, (2004, p. 96): “Para cumprir o desafio de retratar essas qualidades voláteis da luz, eles criaram uma pincelada distinta, curta, cortada.”

Mas o movimento só despertaria mesmo atenção na década seguinte, quando, em 1874, Monet e outros pintores, como Auguste Renoir, Camille Pissarro, Alfred Sisley, Edgar Degas, Paul Cézanne e Berthe Morisot, organizaram uma exposição para exibir seus trabalhos.

A mostra escandalizou o grande público e a crítica especializada, que encararam os quadros com efeito borrado e formas pouco definidas como uma provocação que desdenhosamente chamou a amostra de “mero impressionismo”. Em vez de se ofenderem com o comentário, os pintores abraçaram a expressão, que acabou batizando o novo estilo.

3 QUEM FORAM OS ARTISTAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E OBRAS

3.1 EDOUARD MANET (1832 -83)

Manet considerado o pai da arte moderna, nasceu em 23 de janeiro de 1823 na cidade de Paris e faleceu em 30 de abril de 1883. Foi um importante pintor, e considerado grande representante do impressionismo francês. Nunca fez exposições junto com o impressionista, embora pintasse ao lado de Renoir e Monet. Os críticos objugavam seu trabalho, chamando- o de “piada virtual, mas com isso só conseguiam enfurecer o publicou no qual o tornando um herói, aos olhos dos jovens rebeldes, por desmascarar a mitologia idealizada e retratar a vida moderna. (STRICKLAND; BOSWELL, 2004)

Suas pinturas se caracterizavam por possuírem manchas escuras usando o preto como acento e logo no final por serem coloridas, eliminando assim o verniz e a polidez da técnica acadêmica, atribuindo- se a história da arte, demonstrando sua originalidade segundo STRICKLAND; BOSWELL (2004, p.97): “O artista procura simplesmente ser ele mesmo e mais ninguém”.

Na história da arte, é considerado o último pintor tradicional e o primeiro do grupo de pintores modernos franceses. Sua técnica inovadora sugeria a forma através de amplas áreas planas de cor e suas imagens eram rasas e simplificadas, usando cores claras contrastante com as escuras, permitindo que as pessoas tivessem um olhar diferente dos artistas do Renascimento. Conforme relata STRICKLAND; BOSWELL ( 2004, p.100) : “Manet insistia que as pessoas olhassem para a própria superfície da pintura- um plano chato coberto com formas pintadas”.

As obras de Monet são relatas por PROENÇA (2011, p.208-210): O maior deles aconteceu em 1863, quando Manet enviou para o Salão dos Artistas Franceses a tela Almoço na relva [...] O concerto campestre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com