TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Doutrina de Ethos

Por:   •  16/9/2019  •  Resenha  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

A DOUTRINA DO ETHOS

QUESTÕES DA ATIVIDADE:

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

  1. Como você descreveria, com suas próprias palavras, a Doutrina do Ethos? Como ela influenciou a prática musical medieval cristã?

A Doutrina de Ethos fala do poder “Místico-Matemático” da Música, enquanto agente de mudança e estabelecimento de comportamentos do Universo e tudo que nele há, não só tangível, mas também intangível, como a própria alma humana.

Essa mudança e estabelecimento de comportamentos se dariam pela interação entre os “números musicais” e os “números dos componentes da natureza”. Em se tratando especificamente sobre o caráter humano, a Música (“números musicais”) interagiria com o caráter humano (“números da natureza humana”), provocando uma alteração de comportamento deste último.

Dois grandes nomes da Idade Média, filósofos e teólogos, que foram a “ponte de passagem” da teoria musical grega para os tempos medievais, foram Santo Agostinho e Boécio.

Graças aos seus pensamentos (importados de ideias pitagóricas, platônicas e aristotélicas) a prática musical cristã da era medieval obteve uma estrutura característica. Os materiais musicais utilizados nos rituais cristãos foram escolhidos observando, dentre outras ideias filosófico-teológicas de Santo Agostinho e Boécio, a ideia de que a Música exerce uma forte influência no caráter humano (baseado no Ethos Musical Grego), levando à educação cristã e à espiritualidade.

Devido ao fato da Música Cristã Medieval ter o seu principal objetivo à espiritualidade, interagindo com Deus e a Sua Palavra, muitas escalas, intervalos e o uso de instrumentos musicais não podiam ser utilizados, pois tais estruturas musicais poderiam induzir ao pecado e ao paganismo (mais uma vez pode-se observar o Ethos Musical Grego). Portanto, nos rituais cristãos, o canto sem o acompanhamento de instrumentos, era o que ocorria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com