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A BOSSA NOVA

Por:   •  16/12/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  465 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE ARTES

FACULDADE DE MÚSICA – BACHARELADO EM MÚSICA POPULAR

A BOSSA NOVA

Disciplina: Pratica de Conjunto I

Prof.: Marcelo Borba

  1. CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL

A bossa nova surgiu em uma década onde o país vivia uma realidade de expectativas de progresso e crescimento econômico. A construção de Brasília; o governo de Juscelino Kubitschek; os “50 anos em 5”; a arquitetura de Oscar Niemeyer; a projeção do esporte brasileiro para o mundo, como a conquista da Copa do Mundo de 1958, entre tantos outros destaques, despertavam uma sensação de esperança e bons presságios para a sociedade brasileira.

Neste período, a trilha sonora que embalava as noites cariocas era o samba-canção. Notadamente marcado pelas letras de amores fracassados, relação frustradas, com certo tom de melancolia, esse estilo foi amplamente explorado e executado no decorrer do final dos anos 40 até o final dos anos 50. Artistas como Dolores Duran e Dick Farney colaboraram para a expansão do estilo e para sua popularização, principalmente entre a classe média e alta da sociedade do Rio de Janeiro.

Vale ressaltar que nomes importantes do movimento Bossa Nova fizeram parte do cenário do samba-canção, a destacar dois artistas: Antonio Carlos Jobim  e Johnny Alf. Ambos eram pianistas que comumente tocavam em boates de Copacabana, no inicio da década de 1950. Essas casas noturnas eram frequentadas por políticos, intelectuais e pessoas da classe alta carioca.

O samba-canção destacava o fracasso dos relacionamentos e o amor não correspondido, tanto que o estilo ficou marcado e popularizado por essas características. Esse tema não se enquadrava na realidade dos jovens de vinte e poucos anos da segunda metade da década de 1950. Eles demostravam-se descontentes e entendiam que essas canções não refletiam o cotidiano em que eles estavam inseridos, e isso acabou servindo de motivação para que esses mesmos jovens começassem a compor e cantar sobre a sua própria realidade, daí então surgindo o movimento que viria a se chamar Bossa Nova.

  1. A BOSSA NOVA – FORMAÇÃO E CARACTERÍSTICAS

O estilo bossa nova é oriundo dos apartamentos de Copacabana e Ipanema, sendo caracterizado pelo toque suave e voz menos intensa. Os criadores desse gênero eram pessoas de classe média e alta, na sua imensa maioria jovens na faixa etária dos 20 aos 30 anos, que encaravam o amor como algo mais leve e contemplativo, indo totalmente ao contrário do que o samba-canção retratava em suas letras.

Há controvérsias sobre o marco inicial da Bossa Nova, mas o senso comum entre os historiadores e jornalistas é que o estilo se popularizou em 1959, com o disco Chega de Saudade, do baiano João Gilberto, com arranjos e direção de Tom Jobim.

Entretanto, é importante salientar que o marco real da bossa nova se deu com o LP Canção do Amor Demais, de Elizeth Cardoso, com músicas de Tom e Vinicius, tendo participação de João Gilberto como violonista em duas faixas. Destaca-se a canção “Outra Vez”, que originalmente era um samba-canção, mas com o balanço e suingue empregado por João acabou se transformando em um ritmo novo, moderno e que chamou a atenção de todos. Infelizmente, como o selo que produziu o disco não tinha muita representação no mercado, acabou que as tiragens se esgotaram e o LP virou artigo de colecionador.

Após o notável sucesso do primeiro álbum de João Gilberto, a bossa nova começou a despertar a atenção de músicos e ouvintes do mundo inteiro. Não demoraria muito para que os Estados Unidos convidassem os músicos brasileiros para apresentar esse novo estilo nos palcos das principais cidades americanas. Desta oportunidade surgiu a ideia do show no Carnegie Hall, em Nova York, que ficaria marcado por um espetáculo lotado de contratempos e intempéries, mas que fora extremamente produtivo para criar um laço cultural entre os Estados Unidos e o Brasil, sendo esse show a porta de entrada para a cultura brasileira no principal mercado fonográfico do mundo.

Desse intercâmbio musical surgiram trabalhos e parcerias marcantes na historia da musica popular moderna, tais como os álbuns Getz/Gilberto de 1964 e Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim, de 1967.

Acerca da instrumentação, esta se assemelhava ao jazz tradicional, com piano, baixo acústico e bateria, e com o sotaque brasileiro do violão, altamente sincopado e riquíssimo, tanto ritmicamente quanto no aspecto harmônico.  Com o passar dos anos outros instrumentos foram introduzidos no estilo, tais como o saxofone, a flauta, instrumentos de percussão e os elétricos (guitarra e baixo elétrico).

  1. PRINCIPAIS ARTISTAS

Entre tantos nomes que se consagraram com o estilo, podemos citar quatro artistas que foram de fundamental importância para a criação da linguagem da bossa nova.

A começar, talvez o principal nome seja Tom Jobim, que explorou o caráter harmônico da bossa nova ao máximo, primando sempre por músicas sofisticadas, mas com melodias que fossem de fácil absorção, sem perder o requinte e o bom gosto.

Outro artista que vale a pena ser citado é Newton Mendonça. Newton morreu jovem, antes mesmo de a bossa nova tornar-se mundialmente conhecida. Ele foi o primeiro parceiro de Tom Jobim, sendo responsável por compor inúmeros sucessos que viriam a estourar anos mais tarde, como Desafinado, Incerteza, Caminhos cruzados e Samba de uma nota só, entre tantas outras.

Na parte da literatura do estilo podemos citar Vinicius de Moraes. Poeta, escritor e diplomata, Vinicius colaborou com poesias carregadas de figuras de linguagem e uso de diminutivos, sendo essa talvez a principal característica das letras do estilo. Tal como podemos perceber nos versos da canção Chega de saudade, por exemplo: “[...] pois há menos peixinhos a nadar no mar, do que beijinhos que darei na sua boca”; “ [...] abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim...”.

E por fim, outro nome importantíssimo que colaborou fortemente para o estilo bossa nova foi João Gilberto. João tocava na noite carioca e foi apresentado a Vinicius por intermédio de Tom Jobim, que insistiu na ideia de chamar o baiano para gravar o violão no LP Canção do amor demais. Após essa gravação, o estilo de João tocar o seu violão chamou tanto a atenção de todos, principalmente da gravadora Odeon, que o convidou para gravar seu primeiro álbum solo, o LP Chega de Saudade (1959). Esse disco serviria para impulsionar de vez a Bossa Nova no mercado nacional e internacional.

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