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A Correlação Entre o Neorrealismo Italiano e o Dogma 95

Por:   •  4/11/2021  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

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A correlação entre o Neorrealismo Italiano e o Dogma 95

Foi-nos apresentado nesta unidade vanguardas europeias e cinema de arte, que obtiveram grande importância na história do cinema mundial por se passarem em momentos precários ou por vontade de inovação, como por exemplo o Neorrealismo Italiano, que teve início em 1945 com Roma, Cidade Aberta de Roberto Rosselini e pelo Dogma 95, que iniciou-se em 1995 com tendo foco principal nos seus Votos de Castidade.

O Neorrealismo Italiano veio como resposta contra o regime fascista de Mussolini, que controlava o cinema de forma com que valorizasse seu governo ditatorial, produzindo histórias que não representavam o momento atual em que viviam - a guerra - e não representavam também a realidade de sua população. Esse movimento foi caracterizado por histórias sobre a classe trabalhadora com seus problemas sociais e como a população lidava de forma clara e objetiva, buscando mudanças reais. Os colaboradores desse movimento acreditavam que podiam contribuir de forma que desenvolvessem uma consciência democrática na população, tentando resgatar a moral do povo que não se sentia importante em meios acontecimentos factuais.

Dogma 95 veio com uma ideia bastante revolucionária, com foco em mudar o sistema de como fazia-se filme nos anos 1990 em Hollywood. Parafraseando Maurício Hirata Filho, esse movimento veio com a ideia de trazer uma estética realista e de compor um cinema coletivo. Com ideias totalmente restritivas, foi-se necessário criar um Voto de Castidade, que eram mandamentos para quem quisesse seguir as regras desse dogma, porém, esses mandamentos não estavam sendo muito efetivos pois nos filmes dos próprios criadores deste movimento houveram manipulação da luz e o uso de som não diegético, como em Festa de Família de Thomas Vinterberg e em Os Idiotas de Lars von Trier, respectivamente. Contudo, esse movimento foi bastante especial por causa de sua representatividade, o cinema como indústria sempre foi muito machista e Dogma 95 foi um dos poucos que amenizaram isso - de 10 filmes dinamarqueses do dogma, 4 foram dirigidos por mulheres. Ele tinha uma busca pela universalidade humana, dando às mulheres uma plataforma para fazerem os filmes que queriam e não o que era esperado delas. Foi um movimento transgressor, até certo ponto e com boas intenções, porém muito contraditório e não obteve um impacto absurdo no cinema. Vejo que não tinha muito como dar certo pois cinema puro sem monetização comercial que gere rotatividade, não funciona, filmes com temáticas hollywoodianas sempre iriam se sobressair.

Assim, posso dizer que, consigo ver bastante relação de uma movimento com o outro, pois ambos tinham recursos limitados para suas filmagens, um intencional e outro nao; Filmagens em locações, o que era muito presente no Neorrealismo e era um requisito nos mandamentos do Dogma; Ambos tinham foco em retratar a vida real do povo, com muita veracidade.

 “[...] A idéia central é depender do capital humano - direção, roteirista, atores e montadores - e não de uma finalização industrial [...]” (Baptista; Lanari; Mourão e Ramos 1999, pp. 2-3)

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