TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOGMA E RAZÃO

Casos: DOGMA E RAZÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

Defina dogma e razão:

Razão é a faculdade de raciocinar, de apreender, compreender, de ponderar, de julgar; a inteligência.

Os filósofos racionalistas opõem a razão à imaginação. Enquanto empregar a imaginação é representar os objetos segundo as qualidades secundárias - aquelas que são dadas aos sentidos - empregar a razão é representar os objetos segundo as qualidades primárias, aquelas que não são dadas à razão.

Empregada em filosofia, a palavra razão comporta vários significados:

A razão como característica da condição humana, quando se define o homem, por exemplo, como animal racional, ou se diz que alguém está no uso da razão ou a perdeu;

Dogma (do grego δόγμα, plural δόγματα), no campo filosófico, é uma crença/doutrina imposta, que não admite contestação. No campo religioso é uma verdade divina, revelada e acatada pelos fiéis. No catolicismo os dogmas surgem das Escrituras e da autoridade da Igreja Católica

O termo DOGMA está ligado à ideologia, ou conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

São verdades absolutas que não permitem a discussão. São um conjunto lógico, sistemático de representações (idéias, valores) e de normas ou regras (de conduta) Indicam ou prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir, fazer e como.

Cite pelo menos uma cena do filme que exemplifique razão e dogma. Justifique a sua resposta.

Observação: exemplificação de razão e dogma podem estar em cenas diferentes ou em um única

Quase no final do filme, mostra que não era magia e que tudo que toda razão tem que ter seu princípio (identidade, não-contradição, terceiro-excluído e da razão suficiente)

Por não ter crença ele buscava o princípio de cada causa das mortes, como o mesmo dizia, o mais importante são os mínimos detalhes.

Selecione uma cena ou uma situação no filme em que ocorra algum tipo de atividade racional discursiva (dedução, indução e abdução). Defina esta atividade racional e descreva a cena ou a situação selecionada. Justifique sua resposta.

O filme tem varias formas de dedução porem a que me chamou mais a atenção e a hora onde eles faz uma pesquisa que leva a descobrir que quando muda a escala musical, as moscas voam em sentido horário ou anti-horário, na cena ele consegue capturar varias moscas onde ele levou cerca de seis horas pegando uma por uma.

Outra cena do filme que mostra a dedução é quando Holmes faz pontos estratégicos em uma estrela e descobre no formato de uma cruz os locais onde as pessoas foram mortas.

Faça uma resenha do filme (de 20 a 30 linhas). (Observação: a parte inicial da resenha (informações técnicas) é desnecessária, dêem foco na crítica, na opinião sobre o filme e na justificativa de tal opinião (argumentação).

Sinopse

História de um detetive que tem que solucionar um caso fora do comum, já que conta com evidencias que são consideradas sobre humanas, criando um novo desafio para Sherlock Holmes.

História

A história se inicia com uma correria, quando se revela que estão no meio de um ritual de sacrifício e Sherlock Holmes interfere o Ritual.

Após o acontecido, passados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com