TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DANÇA NORDESTINA NORDESTE SANGRENTO

Por:   •  10/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

 PRÉ-PROJETO PARA REALIZAÇÃO DO TEMA DO  64º FESTIVAL FOLCLÓRICO DO AMAZONAS - 2021

DANÇA NORDESTINA NORDESTE SANGRENTO - 2021

 GRUPOS FOLCLÓRICOS

Nome

Dança Nordestina Nordeste Sangrento

Modalidade

Dança Nordestina

CNPJ

***

Data de inscrição

***

Endereço

Rua Goiantins, Qd 47 Numero 11 São jose 2 Etapa “B”

Qual o número total de brincantes?

48

Declaração assinada por 51% 

Sim

Não

Possui sede própria? Não

IPTU

Conta  de água

Conta de luz

Conta de Telefone

Declaração ou Contrato de Aluguel ou Cessão de uso

Onde são confeccionadas as alegorias e as fantasias?

Desde quando participa do Festival?

 Desde 1964

Já foi campeã do Festival?

Sim

X

Não

Quais os anos?

2007/2009/2012/2017

Já foi vice-campeã do Festival?

Sim

X

Não

Quais os anos?

2008/2010/2011/2013/2015/2016

Número de Brincantes

 

Número de Artistas

Número de Técnicos

FICHA TÉCNICA

1. Histórico do Grupo Folclórico (fundação e participações)

          A Dança Nordestina Nordeste Sangrento nasceu em conversação entre amigos Sr. Naice e Raimundo Doca, este já falecido e Caramuru, esta dança surgiu na rua Delfim de Souza no barro de Petrópolis, é uma das tradicionais danças folclóricas do festival do Estado do Amazonas, foi fundada em 25 de Abril de 1964. Sua fundação a fim de participar no festival folclórico esse realizado no Estádio General Osório, hoje o colégio Militar de Manaus.

          Com a coordenação do jornalista Bianor Garcia, patrocinado pelo “Diário da Tarde”, ficando em 1º lugar na sua categoria, participou mais alguns anos, devido o tempo seus dirigentes tiveram que se afastaram por problemas de saúde e dos trabalhos, enfim deram uma parada por algum tempo, e só voltando no ano de 1983, por iniciativa dos rapazes Mario Jorge, Roberto Daia, Jonda, Edmilson e João silva, todos do beco Comandante remédio, no bairro da Raiz.

         A partir do ano de 2002, seus dirigentes resolveram parar novamente as atividades da dança, e só no ano 2003 ela voltou novamente, desta vez tendo a frente outros dirigentes do bairro de São Francisco com seu novo presidente o Sr. Vandeam Emerson de Queiroz Conde.

         Já no ano de 2005 a Dança Nordestina pela primeira vez é comandada por uma mulher a Sra. Elizabeth Trindade Paz que assumiu daí em diante. Sendo assim a dança passou por várias mudanças e agora está localizada na Rua 06, QD, 47, n.11-São José II etapa B, quando participou do festival folclórico foi escolhida da chave B extra para a Chave A, sendo campeã desta chave em 2006, conquistando posteriormente alguns títulos deste festival E hoje a Dança Nordestina Nordeste Sangrento em meio a tantas dificuldades enfrentadas esse ano, mas com a ajuda de Deus e de todos traz para o festival folclórico do Amazonas uma belíssima apresentação. E compete este ano ao título de campeã do festival.

2. Tema da apresentação

Nordeste Sangrento lamenta nossas florestas queimadas

3. Autor

Deuziel Martins, Katio Willames e Renata Guerreiro

4. Sinopse da apresentação (descrever)

Os grandes inimigos das florestas são os incêndios, eles comprometem a preservação da vida florestal. Provocam a fuga ou a morte dos animais, causando assim, prejuízos irreparáveis à natureza. As queimadas são motivos de grandes preocupações neste período os prejuízos são incalculáveis ao meio ambiente e ano após ano só tem crescido o número de focos no Brasil. O homem o grande causador destas tragédias não tem consciência do mal que faz asi mesmo e a humanidade. Os incêndios ou focos ocorrem de formas naturais ou criminosas, normalmente  as causas mais frequentes na zona urbana são os fogos nos lixos de casa como folhas, papéis, lixos caseiros que trazem um resultado negativo para população que sofrem com doenças causadas pela poluição que são irritação nos olhos, dor de garganta entre outras. Na zona rural acontecem normalmente com os pequenos agricultores são os que mais provocam incêndio fazendo derrubadas e queimadas de forma ilegal e colocando a vida das pessoas e dos animais em risco

5. Apresentação

A Dança Nordestina Nordeste Sangrento, querendo realizar um novo estilo de uma apresentação no festival folclórico do Amazonas, trás um tema que vai sair da rotina de todas as danças nordestinas também saindo da zona de conforto de só apresentar temas que fala do nordeste brasileiro, DNNS apresentará o tema “Nordeste Sangrento lamenta nossas florestas queimadas”. Nesta apresentação mencionará as florestas do mundo queimadas, também incluirá os 5 elementos da natureza (ar, fogo, terra e água).

        Os grandes inimigos das florestas são os incêndios, eles comprometem a preservação da vida florestal. Provocam a fuga ou a morte dos animais, causando assim, prejuízos irreparáveis à natureza. As queimadas são motivos de grandes preocupações neste período os prejuízos são incalculáveis ao meio ambiente e ano após ano só tem crescido o número de focos no Brasil.

        O homem o grande causador destas tragédias não tem consciência do mal que faz asi mesmo e a humanidade. Os incêndios ou focos ocorrem de formas naturais ou criminosas, normalmente  as causas mais frequentes na zona urbana são os fogos nos lixos de casa como folhas, papéis, lixos caseiros que trazem um resultado negativo para população que sofrem com doenças causadas pela poluição que são irritação nos olhos, dor de garganta entre outras. Na zona rural acontecem normalmente com os pequenos agricultores são os que mais provocam incêndio fazendo derrubadas e queimadas de forma ilegal e colocando a vida das pessoas e dos animais em risco

6. Justificativa

A DNNS apresentando este tema no festival, tem a finalidade de conscientizar as comunidades e a população  sobre os efeitos negativos provocados pelas queimadas. Nós somos cidadãos de bem não podemos permitir que a violência contra o meio ambiente aumente a cada dia.

        Nos dias atuais, estamos presenciando com maior frequência a destruição ambiental. Por mais que se houve falar em desequilíbrio no meio ambiente nas consequências que virão devido o uso inadequado da natureza o homem não tem mudado sua postura.

7. Objetivo Geral

  • Incentivar a preservação do meio ambiente;
  • Consolidar conhecimentos quanto aos custos e perdas provocadas pelo fogo em área de vegetação e os impactos ambientais advindos de um incêndio florestal.
  • Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos  utilizar os recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

8. Objetivo Específico

  • Chamar a atenção do público e jurados na apresentação;
  • Identificar as causas de queimadas no município, compreendendo os riscos dessa prática;
  • Reconhecer os cuidados necessários para evitar queimadas em período de seca;
  • Compreender que queimar o mato não é a melhor forma de limpar a terra para o plantio;
  • Reconhecer os danos que as queimadas causam ao solo e às pessoas;
  • Conscientizar crianças e adultos para a preservação;
  • Despertar na criança uma postura critica a respeito de conservação dentro e fora da escola;
  • Organizar pesquisas de campo com visitas no lixão, na nascente e outros;
  • Realizar palestras com o assunto em questão;
  • Promover eventos culturais com apresentação das atividades trabalhadas;

9. Público Alvo

Brincantes, diretores, colaboradores, Pais, comunidade e outros.

10. Meta

Trabalhar esse tema a partir das realidades locais e mundiais, estabelecendo as devidas conexões com a realidade do nosso planeta, sensibilizando a comunidade onde estamos inseridos para efetivarmos ações sobre Educação Ambiental.

  • Criar mecanismos para trabalhar a conscientização dos familiares;
  • Pesquisar na internet sobre vários meio de preservar;
  • Explorar os diversos recursos tecnológicos existentes.

11. Desenvolvimento

O tema será trabalhado durante toda a preparação da DNNS par o festival folclórico do amazonas do ano de 2021, os trabalhos serão realizados com pesquisas de textos e imagens dos diferentes contextos e se colocar como personagem principal de uma nova história. Trabalho de conscientização aos participantes da dança por meio de palestras e vídeos.

        Na apresentação no festival colocar imagens de matas pegando fogo, abordando sobre aquecimento global, em que as queimadas e desmatamentos fazem do Brasil o quarto maior emissor de poluentes do mundo.

        Os cabeças: com fantasias representando a terra;

        Os piões: com fantasias representando o ar;

        Os sertões: com fantasias representando a água;

        Os bandos: com fantasia representando o fogo.

        Marcador: o grande homem defensor da Amazônia “Chico Mendes”

12. Conclusão

Vale ressaltar que todas as ações desenvolvidas durante este tema para o ano de 2021 levará todos os participantes e comunidade a refletir sobre os seus atos e também mudar sua postura em relação a preservação do meio ambiente.

13. Ensaios de conjunto

Sábados e Domingos no horário de 19:30 as 21:00

14. Campanhas Educativas

Exploração sexual infantil, Queimadas, Contra as drogas

15. Contra Partida

Camisetas oficiais, Faixa, Filipeta, Banner, Cartaz, Leque ou ventarolas

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (802.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com