TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação do indio

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.309 Palavras (18 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 18

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRATICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO Á DOCENCIA (PE:ID)

POSTAGEM 3:  EXAME

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

E

REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO ESCUTATÓRIA

DE RUBENS ALVES

GRAZIELA RODRIGUES ZANETTI PIVATO  - RA 1405314

COSMÓPOLIS

2015

SUMÁRIO:

1-REFLEXÕES SOBRE OS 13 TEXTO

1.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

1.2-   O FAX DO NIRSO

1.3- A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

1.4-  UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

1. 5- A FOLHA AMASSADA

1.6- A LIÇÃO DOS GANSOS

1.7 -A ASSEMBLÉIA NA CARPINTARIA

1.8- COLHERES DE CABO COMPRIDO

1.9- FAÇA PARTE DOS 5%

1.10- O HOMEM E O MUNDO

1.11 PROFESSORES REFLEXIVOS

1.12- UM SONHO IMPOSSÍVEL?

1.13- PIPOCAS DA VIDA

2-TEXTO - ESCUTATÓRIA – Rubens Alves

2.1 REFLEXÕES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

1 .1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

             Todos temos uma educação independentemente de frequentar uma escola. O que trazemos da nossa vivencia em família, nossos costumes e maneiras de viver, é uma espécie de educação.  A educação deve se lapidada de acordo com cada cultura, com os costumes de cada povo, ela não pode ser igual, o que é importante para uns, não vai ser para os outros.

            Na visão dos índios educar é deixar o seu povo pronto para enfrentar a “lida” do dia a dia da tribo, para eles a teoria não tanta utilidade, como a pratica, enquanto para o colonizador a teoria é o mais importante, pois com ela ele consegue controlar o colonizado.

            Como educadores temos que aprender a conciliar os conhecimentos trazidos da sociedade e usa-los para que possamos transformar o mundo em um ambiente melhor, juntando a pratica e a teoria. Temos que nos abrir para aprender a aprender e transmitir conhecimento de uma forma mais construtiva. Hoje em dia é muito

1.2-   O FAX DO NIRSO

              A educação escolar  não perde espaço no mercado de trabalho, pelo contrário, hoje cada vez mais as empresas procuram colaboradores mais qualificados Hoje  em dia é muito importante que o profissional aprenda a incorporar suas qualidades, e habilidades adquiridas na sua vida  com uma boa educação, para que a empresa consiga passar mais credibilidade, como um exemplo podemos usar um vendedor, ele deve possuir o conhecimento do seu produto, mas também deve possuir a habilidade para apresentar o produto e vende-lo ao cliente.

1.3- A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

             Essa história nos faz pensar de maneira diferente, do que estamos acostumados, sempre vemos a história somente do lado bom, que é o do ser humano o lado racional, e o lado irracional que é o do lobo é o ruim. Nesse texto vemos que o ser humano invadiu o território do animal, mostra como o humano vem agredindo a natureza, desmatando, matando animais, poluindo, trazendo cada vez mais o progresso sem se preocupar com a vida da floresta.

              Temos que dar aos alunos a possibilidade de explorar as duas partes da história, aproveitar para expor as opiniões e trabalhar a diversidade de conteúdos que podem ser retirados dessa história. Quando apresentamos a história do chapeuzinho vermelho, aquela que aprendemos quando crianças estamos tentando implantar a ideia de uma verdade absoluta, quando na realidade existe outra versão, a qual podemos explorar e descobrir novas verdades, novas experiências,

1.4-  UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

                Ética é um modo de ser que define o caráter de uma pessoa perante a sociedade. Hoje a falta de ética é muito comum no nosso dia a dia, está presente em muitas das nossas atividades diárias, infelizmente a nossa política atual, é um exemplo de falta de ética, o que os outros não veem, não faz mal fazer, roubar só um pouquinho não faz diferença, pegar o que não é meu porque se achou, não é roubado, levar vantagem em tudo, alcançar o sucesso profissional, passando por cima das pessoas, colar na prova, só para tirar nota. Quantas dessas coisas fazemos diariamente e não nos damos conta.

                É muito importante que a ética seja ensinada desde muito pequena para a criança, lembrando sempre que o exemplo é também um ótimo meio de se aprender, então temos que ter cuidado com nossas atitudes para que as crianças aprendam de forma correta o que é certo e o que é errado, que não é porque o outro fez que eu devo fazer também, nós futuro educadores também somos responsáveis por esse ensinamento. Educar de maneira correta para que possamos ter uma sociedade mais digna no futuro.

1. 5- A FOLHA AMASSADA

                 Como futuro educador não sei dizer se me sinto preparado emocionalmente para tais situações, somente vivenciando é que vamos pode analisar e desenvolver maneira de lidar com certas situações. Cada aluno tem que ser avaliado individualmente, muitos precisam de atenção simplesmente, precisam se sentir acolhidos no ambiente escolar, não temos como saber o que se passa na casa dele por exemplo, temos que ter paciência e discernimento para avaliar cada situação, cada aluno de maneira isolada, o silêncio momentâneo é a maneira mais correta de avaliar e sim depois de pensar e avaliar tomar as providências necessárias sem ferir as pessoas. O professor deve ensinar os seus alunos a agir assim também, para que futuramente possam avaliar ao invés de rotular, que infelizmente é o que acontece com mais frequência.

1.6- A LIÇÃO DOS GANSOS

                Se compartilharmos uma direção comum, podemos atingir nossos objetivos de maneira mais rápida e eficaz, sempre ´´e mais fácil trabalhar em equipe do que sozinho, por exemplo esse trabalho que estou desenvolvendo, era em equipe, mas não tenho uma turma no meu curso, então estou sozinha. Seria muito mais fácil ter outras pessoas para dividir opiniões, pois um sempre complementa o outro, uma palavra, um exemplo o trabalho com certeza ficaria mais rico, pois estaríamos compartilhando conhecimento em busca de um bem comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com