TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, A HISTÓRIA E A POLITICA DE ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Por:   •  1/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, A HISTÓRIA E A POLITICA DE ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Referente à formação profissional do pedagogo, é primordial compreender sobre a história da educação, de modo que o conhecimento teórico aliado aos conhecimentos obtidos ao longo da trajetória de sua vida, constrói assim, o conhecimento profissional da sua formação.

Desta forma, a história da educação, a política e a organização da educação básica, bem como os estudos vivenciados, são de grande valia para o aprofundamento na educação básica infantil, compreendendo todo o contexto que envolve as evoluções sociais, políticas e culturais, uma vez que, com referencias no passado, considerando o presente, descobre-se novas possibilidades, experiências e novos métodos, permitindo a constante evolução da educação, tanto do educando, como dos educadores.

Ainda no final do século XIX, não havia no país uma política educacional, nem instituições para crianças pequenas, as crianças eram educadas em casa, ficando aos cuidados da mãe. Em 1920 a educação infantil começa a tomar novos rumos, ganhando novos aspectos com a criação do Ministério da Educação, bem como o direito ao ensino, fundamentado através da Constituição de 1934, art.149/151, incluindo a responsabilidade familiar, do sistema educacional estadual e do Distrito Federal, a respeitar as diretrizes da União. A fundamentação das diretrizes e bases da Educação Nacional (Lei 4024 de 1961), dividindo a Estrutura escolar, baseando-se nos princípios de solidariedade, englobando todas as modalidades de ensino. Já na Constituição de 1988, inclusão dos direitos e deveres ao Estado e as famílias.

Como se pode notar, não havia até então, um desenvolvimento educacional preciso para as crianças, ficavam a deriva dos fatos e acontecimentos sociais do seu cotidiano. Todavia, baseado em estudos realizados e visando o pleno desenvolvimento da criança, criou-se o atendimento em creches e pré-escola, buscando dar suporte e suprir essas necessidades básicas para a formação integral da criança, servindo como base para os anos escolares subseqüentes. Logo, uma boa introdução no processo de aprendizagem,  onde se observa as mudanças nos aspectos motor, cognitivo e afetivo, adequados á cada etapa do crescimento infantil, fazem parte do desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Contudo, a não formação de uma base introdutiva na educação básica, pode trazer dificuldades no seu desenvolvimento, comportamento ou aprendizagem, durante os períodos escolares, interferindo no desenvolvimento sensório-motor e na alfabetização: noção espacial e temporal, dificuldades para saber as diferenças e semelhanças, percepção de formas e tamanhos; problemas de coordenação motora fina, em não saber segurar o lápis precisamente, tendo dificuldades na escrita e em desenhar as letras; problemas com a linguagem oral na  pronuncia  e vocabulário;  dificuldades de interpretação e compreensão  de  texto  e  raciocínio  lógico, entre outros.

Sendo assim, tornam-se notório que as evoluções da Educação estão diretamente ligadas as Constituições, nos quais foram fundamentadas nas considerações e debates referenciando a historia da Educação e as políticas de organização da Educação, de forma que podemos afirmar que, de igual modo na formação do pedagogo, a História da Educação são fundamentos essenciais para uma relação entre a teoria e a pratica, conseqüentemente, docente com compreensão critica da historia da profissão docente, da pedagogia e da Educação em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com