TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia do Ballet

Por:   •  22/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

A Bela Adormecida é um balé de um prólogo e três atos do compositor russo Tchaikovsky, o libreto de Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, e coreografia de Marius Petipa baseado no conto de fadas do escritor francês Charles Perrault. Sua estreia ocorreu no Teatro Mariinsky em São Petersburgo no dia 5 de janeiro de 1890. Tchaikovsky escreveu a obra entre o período do ano de 1888 a 1889.

Prólogo - O Batizado

O rei Florestan e a rainha convidaram todas as fadas para serem as madrinhas do batizado de sua filha recém-nascida, Aurora. Enquanto as fadas oferecem seus presentes à bebé, um trovão anuncia a chegada da terrível fada Carabosse, que o mestre de cerimônias esqueceu de incluir na lista de convidados. Ultrajada, Carabosse anuncia que também irá dar um presente à bebê: quando Aurora completar 16 anos, ela iria se picar com uma agulha no dedo e então mergulhará num sono eterno. Felizmente uma das fadas madrinhas ainda não havia dado o seu presente, e então contraria Carabosse, prometendo que Aurora não irá mergulhar num sono eterno e sim cairá num sono que durará até que um príncipe a desperte com um beijo e se case com ela. Como precaução, o rei proíbe todos os objetos aguçados no seu reino.

Ato I - O Feitiço

Aurora completou 16 anos. Quatro príncipes vieram pedir a sua mão em casamento. A corte reúne-se nos jardins e os camponeses e crianças dançam com as grinaldas de flores. A princesa dança com os seus pretendentes. Entra em cena uma velha que lhe oferece um ramo de rosas. Aurora aceita o presente e encontra uma agulha entre as rosas, um objeto que nunca havia visto. Segura na mão e, durante a dança acidentalmente, pica-se num dedo. Parece desmaiar, mas depois recompõe-se. A dança torna-se vertiginosa e Aurora desmaia de vez. Neste momento, a velha tira o seu disfarce e se revela Carabosse, exultante por ter se cumprido o seu feitiço. Mas de imediato surge a fada lilás para reafirmar também a sua promessa. Um véu cai sobre a cena e cresce uma floresta mágica para esconder o castelo, o reino e todos os seus arredores.

Ato II - A visão

Passaram-se 100 anos. O príncipe Désiré caça na floresta mágica. Num momento em que se afasta do seu grupo, a fada Lilás, que também é sua madrinha, mostra-lhe a imagem da princesa. Désiré implora à fada Lilás que o leve para junto de Aurora, assim os dois viajam num barco encantado até ao palácio. Seguindo a fada, Desiré entra no quarto onde dorme Aurora, no meio da corte enfeitiçada. Desperta-a com um beijo e todos acordam de volta à vida. Désiré pede a mão de Aurora em casamento e o rei Florestan e a rainha concedem-na com alegria.

Ato III - O Casamento

A princesa casa-se com o príncipe e vivem felizes para sempre.

Ballet desenvolvido sob a influência aristocrática como uma forma formalizada de dança. Uma técnica de dança formal é combinada com trajes, cenários e música, como outras formas de elementos artísticos. Ballet integrou dança, música, cenografia e poesia para criar um enredo dramático. No início, seu papel era praticamente um componente da ópera.

Suas origens remontam aos séculos 15 e 16 e começaram como forma de entretenimento para os aristocratas. O balé começou nos tribunais da Renascença italiana e se espalhou da Itália para a França por Catherine de 'Médici. Mais tarde, tornou-se uma forma de dança de concerto na França e na Rússia. O rei Luís XIV fundou a Académie Royale de Musique, da qual o Ballet da Ópera de Paris se desenvolveu como a primeira companhia de balé profissional. Na Rússia, o balé começou sua era moderna.

O balé dependia de dinheiro aristocrático que influenciava a música, a literatura e as idéias e o desenvolvimento do balé. Com o tempo, o balé tornou-se menos dependente dos tribunais reais.

Em uma época foram fundados os palcos de balé mais populares como o Royal Danish Ballet, o Imperial Ballet do Império Russo, o Royal Ballet de Londres, o San Francisco Ballet, o American Ballet Theatre, o Australian Ballet, o New York City Ballet, o National Balé do Canadá etc.

Na época da Renascença, na Itália, o balé era o tipo de entretenimento em casamentos aristocráticos. Dançarinos da corte e músicos colaboraram para entreter os aristocratas nas celebrações. Um dos primeiros mestres de balé foi Domenico da Piacenza. O primeiro balé foi Ballet de Polonaise, realizado em 1573. Sapatos tradicionais ainda não eram usados, e os trajes eram vestidos formais.

Na época da Renascença, na França, o balé era mais formalizado por Pierre Beauchamp. Ele codificou cinco posições dos pés e braços. O famoso bailarino e coreógrafo Jean-Baptiste Lully frequentemente lança o rei Luís XIV em seus balés. Lully colaborou com Moliére, o dramaturgo francês, e o comédie-ballet foi criado. Lully também criou o gênero tragédie en musique.

O balé se espalhou pela Europa na Alemanha, Espanha, Polônia e Portugal nos tribunais. Na Polônia, o rei Wladyslaw IV Vasa promoveu essa dança. Bailarinos organizaram-se em grupos de balé profissionais e se apresentaram para aristocratas enquanto viajavam pela Europa.

No século XVIII, na França, o ballet d'action se desenvolveu. Os movimentos dos dançarinos foram projetados para expressar a história e os personagens. Foi assim que o balé se tornou parte essencial da dramatização da ópera. Foi incluído em óperas como interlúdios chamados divertissements. Um grande papel neste desenvolvimento jogou o dançarino e bailarino francês Jean-Georges Noverre e o compositor Christoph Gluck. Dança, música e cenário foram reunidos para apoiar o enredo. Três técnicas formais foram desenvolvidas: sérieux, demi-caractère e comique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com