TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  10.840 Palavras (44 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 44

CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

THYARA MOARES RODRIGUES

AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LINHARES-ES

2016

 THYARA MORAES RODRIGUES[pic 6]

AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografia apresentada ao Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa - CESAP - como requisito para avaliação final do Curso de Pós Graduação em Artes.

LINHARES-ES

2016

[pic 7]

Dedico esta Monografia às professoras da Educação Infantil do município de Linhares-ES, pela paciência em conduzir seus alunos ao caminho da criatividade, fazendo-os perceber a importância das artes visuais.

[pic 8]

Agradeço:

Primeiro a Deus por ter alcançado mais uma etapa de uma árdua missão essencial para o curso.

A meus filhos e esposo pela paciência e compreensão nos vários momentos de estresse e preocupação, resultados de intensas pesquisas dedicadas a este trabalho.

[pic 9]

Eu penso através de imagens. São as imagens que me fazem pensar. Mais do que isso, é através das imagens que eu tento ensinar.                                  

Rubem Alves 

RESUMO[pic 10]

Atualmente com a vida cotidiana rodeada de estímulos visuais, torna-se necessário à educação trabalhar as artes visuais na escola de forma qualitativa e organizada. Portanto, o referido trabalho teve por objetivo verificar como o professor da Educação Infantil desenvolve o ensino das Artes Visuais na prática pedagógica, levando em conta o desenho infantil. Isso se deu por intermédio da consulta de vários autores que norteiam essa área, buscando adquirir um leque de apreciações que auxiliaram os questionamentos necessários para a fundamentação da teoria proposta, buscando esclarecer o percurso da arte visual na educação, suas tendências e contribuições, comparando paradigmas antigos com o atual, informando e analisando a arte visual como linguagem, assim como a busca por um olhar sensível. Conhecendo a importância da práxis no contexto escolar como fundamento da aprendizagem percebeu-se a necessidade de realizar uma pesquisa de campo recíproca a base teórica. A pesquisa utilizada foi de cunho bibliográfico. A análise de dados se constituiu em verificar claramente a importância do ensino-aprendizagem da arte visual para crianças da Educação Infantil. Percebeu-se, no entanto que as artes visuais são exploradas na maioria das vezes de forma inadequada, em relação às teorias educacionais explanadas pelos arte-educadores, e que isso se dá por falta de conhecimento aprofundado sobre o assunto.

Palavras-chave: Arte Visual, prática pedagógica, arte-educadores, desenhos infantis.

SUMÁRIO[pic 11]

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................................7

2 A ARTE NA HISTÓRIA DO HOMEM..........................................................................10

3 AS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA.....................................................16

3.1VYGOTSKY: RECONHECER E DESVENDAR O MUNDO......................................18

4  A CRIANÇA E A ARTE..............................................................................................22

4.1 IMAGINAÇÃO CRIADORA.......................................................................................25

5 ARTE E EDUCAÇÃO: UMA COMBINAÇÃO POSSÍVEL NA ESCOLA....................29

6 CONCLUSÃO..............................................................................................................34

7  REFERÊNCIAS..........................................................................................................37


1 INTRODUÇAO

O conhecimento humano do mundo apoia-se em dois processos: o sentir e o simbolizar. Os sentimentos são "apreensões diretas" das situações, numa atitude corporal e afetiva. O simbolismo, especialmente o lingüístico, toma os sentimentos, fracionando-os em conceitos e relacionando-os entre si. Porém a linguagem discursiva é impotente para desvelar determinados aspectos do sentir. O acesso a tais aspectos é possível através dos "Símbolos" estéticos, que se apresenta como que uma visão direta dos sentimentos. Através da arte as pessoas são levadas a conhecer com maior clareza os nossos próprios sentimentos.

Portanto, a arte é importante na educação por auxiliar no desenvolvimento de dimensões humanas que não são atingidas através do ensino factual proporcionado por nossas escolas. O que, no entanto, não foi ainda considerado no seio do ensino oficial, especialmente no brasileiro.

A necessidade que o homem tem de existir instala nele um imperativo, o de superar a própria condição. Esta tendência, tendo-se hipertrofiado neste tempo, gerou a desumanização das formas culturais e do próprio homem. É preciso, então, para minimizar as conseqüências nocivas deste processo, agir dentro da existência, reativando o próprio cerne desta última, ou seja, a vivência, como forma de diminuir a negligência do homem para com as formas culturais e para com a própria humanidade, aumentando-lhe a consciência de suas necessidades reais e tornando-o mais livre e eticamente mais maduro. Um campo de atuação em que isso se torna possível é a Educação e, dentro desta, a arte, através da sensibilização do homem para com o outro e para com as formas culturais. Para tanto, é preciso que esta última tenha como pressupostos básicos a valorização da corporeidade, das vivências emocionais, do trabalho, da ética e da própria arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (72.3 Kb)   pdf (335.2 Kb)   docx (790.5 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com