TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  28/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 8

ISEED/FAVED – INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

ROSIMEIRE CARVAES BITENCOURT BARRETO

A RELEVÂNCIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sâo Paulo – SP

2018

ISEED/FAVED – INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

ROSIMEIRE CARVAES BITENCOURT BARRETO

A RELEVÂNCIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo Científico Apresentado ao Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Artes Visuais.

Sâo Paulo – SP

2018


A RELEVÂNCIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Kelly Nogueira Marques

RESUMO

Este artigo discute a respeito da relevância do ensino das artes visuais na educação infantil, e tem por objetivo verificar e evidenciar a importância da arte na vida da criança. O artigo tem como problema o fato das artes visuais serem normalmente qualificadas apenas como um meio de distração no processo de ensino. Para a realização deste trabalho, foi feito uma pesquisa de cunho bibliográfico e trabalhos que tratam do tema. Sendo assim, utilizou-se as produções de autores como BARBOSA (2003), BRASIL (1998), FERREIRA (2015), IAVELBERG (2003), que proporcionaram contribuições para este trabalho e uma perspectiva mais ampla do tema. Os resultados deste artigo apresentam a arte como importante agente de influência educacional, ou seja, a criança uma vez estimulada à prática das artes visuais demonstrará muito mais capacidade de expressão, comunicação,  exploração e apreciação do que aquelas que não tiveram acesso as artes como um todo. Logo, as artes visuais podem ser consideradas como um componente com grande influência no dia a dia de uma criança em potencial, interferindo nos sentidos, emoções e intelecto; e pode portanto, ser usada deliberadamente para se atingir objetivos específicos.

Palavras-chave: Ensino. Artes Visuais. Educação Infantil. Criança.

Introdução

Na história da humanidade podemos evidenciar inúmeras manifestações de Arte que provém desde os momentos mais remotos até o século XXI. E evidentemente que cada uma destas manifestações remeteram sensações, sentimentos, sentidos, entre outras.

Assim a proposta deste artigo é verificar e evidenciar a importância da Arte da vida especialmente da criança. Destaco ainda a questão problema apresentada que oriunda a ideia das Artes Visuais serem normalmente qualificadas apenas como um meio de distração no processo de ensino.

Tendo em consideração que as Artes Visuais existem deste os tempos mais remotos e assim sendo, destaco alguns pontos marcantes, como: a Arte na Pré-História através da pinturas murais, a arte Romana com os bustos de origem etrusca, a arte Cristã Primitiva com os afrescos pintados principalmente nas catatumbas romanas, a arte no final da Idade Média com as belas pinturas em quadros, o Renascimento na Itália (século XIV) com o desenvolvimento das esculturas e da pintura, entre várias outras.

No entanto, no que se refere à este trabalho, tendo sua delimitação temporal na Educação Infantil no atual século XXI e ainda focando nos processos de aprendizagem e buscando evidenciar como as Artes Visuais atuam efetivamente em uma criança, consideramos que a mesma encontra-se presente no dia a dia da criança, por muitas vezes de forma bem simples, como: ao rabiscar e desenhar no chão, na areia, muros, ao interagir com uma música, a reação corporal ao assistir desenhos na TV e assim por diante. Assim, as manifestações artísticas estão muito mais presentes na rotina das crianças efetivamente do que pensamos.

Para essa pesquisa, fez-se necessário a leitura de autores como: BARBOSA (2003), BRASIL (1998), FERREIRA (2015), IAVELBERG (2003), entre outros para dar suporte ao desenvolvimento deste trabalho.

Este artigo justifica-se pela busca de conhecimento mais aprofundado sobre a importância do ensino das Artes Visuais na Educação Infantil. E a partir disso, compreender como essa disciplina pode ser ensinada na escolas, no âmbito familiar, quais são seus benefícios para o desenvolvimento de uma criança e destacar sua relevância.

Desenvolvimento

 Sabe-se que as Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humana, isto obviamente justifica sua presença na educação infantil. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:

[...] tal como a música, as Artes Visuais são linguagens, e também uma das formas importantes de expressão e comunicação humana, o que, por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um modo em geral, e na Educação Infantil, particularmente. (BRASIL, 1998, p.85)

Vale destacar que as Artes Visuais, além das formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura), ainda incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e da modernidade em si propriamente (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance).

No que diz respeito à Educação Infantil, esta é um processo gradual e individual variando o desenvolvimento, comportamento, e o processo intelecto evidentemente para diferentes crianças. Portanto, a vida infantil e seus períodos vão depender de cada convívio, cada cultura. E cada etapa deve ser respeitada, tudo acontece em seu momento até completar seu período transitório de mudanças. Entretanto, notamos que a criança mobiliza todo o seu ser, entregando as experiências que acarretam à criações, desenvolvendo assim, a percepção, observação, desenvolvimento lógico e expressões. Neste sentido alude Barbosa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com