TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIBERALIZAÇÃO NO MODELO CHINÊS, O MILAGRE DO CRESCIMENTO ECONÔMICO

Por:   •  8/4/2017  •  Artigo  •  4.020 Palavras (17 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 17

LIBERALIZAÇÃO NO MODELO CHINÊS, O MILAGRE DO CRESCIMENTO ECONÔMICO

Adolfo de Luna Matias[1]

Geovanicy Garcia Barbosa[2]

RESUMO

Este estudo tem como objeto de pesquisa o modelo de desenvolvimento econômico adotado pela economia Chinesa durante o século XX até inicio da segunda década do século XXI, Desta forma esta análise traz uma abordagem da abertura comercial e financeira da China, objetivando dentre os dados investigados apresentar elementos que contribuíram no crescimento econômico chinês, bem como a sua abertura ao comércio internacional, sua abertura ao capital global e seu alto índice de investimento em setores educacionais. Observou durante os últimos anos, mesmo com reformas políticas, sociais e econômicas uma evolução destas variáveis. Para realização das análises foram apresentadas tabelas e gráficos baseados em dados extraídos de órgão governamentais, organizações, instituições entre outras entidades com credibilidade informacional.

Palavras – Chave: Comércio Internacional, Educação, Investimento.

ABSTRACT

This study has like main object the economic development shape utilized by Chinese economy among the XX century and the recently years of XXI century. Then, this study makes an analysis about the commercial and financial opening from China, searching investigate the elements of economic growing from China through the data analyzed like the international commercial opening to the world capital and the raised investments in educational sectors. In the last years is visible to see that despite of political, social and economic changes, the data keep growing. To realize this analysis were described tables and graphics based in data took from government department, Organizations, institutions and others organizations with securities information.

Keywords: International Commerce, Education, Investment.

INTRODUÇÃO

        O presente estudo tem como objetivo demonstrar o processo de liberalização adotado pela economia chinesa nos últimos anos como um dos motores de seu rápido crescimento econômico, além de fazer uma analise sob outros aspectos que também foram responsáveis por esse rápido crescimento, que de certa forma, foram facilitados pela forma de liberalização da economia chinesa nos últimos anos e também objetiva em demonstrar problemas que a economia chinesa precisa solucionar para manter seu ritmo de crescimento.

        Para Souza (2007) de forma genérica podemos definir o processo de liberalização como uma abertura ampla de mercado, o que torna o Estado menos regulador e permite o mercado estabelecer relações comerciais com mais ampla liberdade, então podemos observar a abertura da politica comercial sobre os pontos de neutralidade, liberalidade e/ou abertura.

“Movimentos da política comercial para a neutralidade envolveriam incentivos que buscariam igualar, em média, a competição entre os setores exportadores e importadores; para a liberalidade englobariam redução do nível de intervenção na economia e, por fim, para a abertura significariam aumento da importância do setor externo na economia (elevação do comércio internacional como proporção do produto interno bruto - PIB)”. (DEAN et al., 1994)

Esse largo processo possibilitou nos anos mais recentes uma maior abertura ao capital externo, e ao investimento em setores educacionais que buscam criar um mercado de pesquisadores capazes de fornecer mais inovação e desenvolvimento tecnológico, desta forma a China pode desenvolver sua economia investindo em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Para a escola de pensamento neo-schumpteriana[3] as economias capitalistas tendem a se desenvolver de acordo com o desenvolvimento de processo inovadores resultantes do avanço tecnológico que são frutos das pesquisas:

“A inovação, de acordo com a teoria neo-schumpeteriana, é a mola mestra da dinâmica capitalista e, também, parte integrante do processo concorrencial. Este é o fator que faz com que, no capitalismo, o desenvolvimento das forças produtivas se dê a um ritmo muito mais acelerado do que nas sociedades pretéritas, fazendo com que o caráter progressista seja um elemento singular dentro deste regime de produção” (POSSAS, 1999).

        Desta forma a chamada economia comunista chinesa insere em seu modelo de desenvolvimento, aspectos de países capitalistas e na mesma medida, torna similares os processos de gerenciamento e gestão que contribuíram para as economias desenvolvidas e em desenvolvimento.

        No entanto, mesmo com um rápido crescimento econômico, o país ainda enfrenta grandes problemas tais como a grande presença da população na zona rural e com menor acesso aos ganhos do crescimento econômico, isto torna a China uma economia ainda em ampliação de seu mercado interno, portanto o crescimento econômico é mais visível no tamanho do seu Produto Interno Bruto nominal (PIB nominal)[4], enquanto que o seu PIB per capita, segundo os critérios estabelecidos pelo World Bank ainda é relativamente baixo em comparação com outros países mais desenvolvidos ou em desenvolvimento, mantendo posições bem baixas no ranking global. Atualmente esse problema vem sendo combatido pelo governo chinês que busca fazer uma melhor redistribuição da riqueza e também busca ampliar o consumo doméstico como estratégia de desenvolvimento econômico.

        Com o intuito de promover uma melhor compreensão destas situações, o presente estudo teve sua gênese a partir de revisões bibliográfica na literatura pertinente (desde artigos e livros, até dissertações e teses), realizada no âmbito das atividades acadêmicas. Para isto foram descritos nesta análise aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais, além da utilização de elementos numéricos presentes em gráficos e tabelas que promovem uma melhor descrição das análises pertinentes. Destarte, a pesquisa pode ser considerada tanto qualitativa quanto quantitativa.

        O presente trabalho é constituído além desta introdução, dos antecedentes históricos ao processo de abertura comercial da economia chinesa, seguido pela análise evolutiva dos indicadores econômicos, além disto, são destacados os problemas e as perspectivas para a economia chinesa e por fim as considerações finais a respeito do estudo.

O CRESCIMENTO DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO, NÚMERICO E FUTURO

         A China, país que se localiza no continente da Ásia, passou por verdadeiras revoluções na sua economia, do perídio de dinastias até o presente modelo de produção comunista, durante grande parte do seu século XX se observou um comportamento restrito ao comércio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (517.9 Kb)   docx (650.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com