TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Umidade do Ar

Por:   •  30/10/2018  •  Ensaio  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

A umidade do ar, é definida como, a quantidade de água em forma de vapor que está distribuída em um volume de ar em um determinado local da atmosfera, muitas pessoas não conhecem como funicona esta humidade, por isso não sabem como a taxa de vapor de água interfere em seus afazeres durante o dia.

O Brasil é um país conhecido mundialmente por apresentar um clima tropical, mas este clima não é uniforme em todas as suas partes geográficas, se observa que em cada região tem suas características climáticas específicas, isso significa que existem diferenças notáveis na umidade do ar de cada região, como por exemplo, no Centro-Sul sempre há casos em que as pessoas relatam que o ambiente fica muito seco, a ponto de suas vias nazais sangrarem e também casos de alérgias, problemas respiratórios, mas isso podemos explicar, pois devido a baixa concentração de vapor de água na atmosfera, não tem como através do processo de respiração a água do ar lubrificar as vias nazais. (GUYTON, 1969) afirma que quando o ar não umidificado é respirado para as vias aéreas respiratórias, a água imediatamente evapora-se das superfícies dessas vias e umidifica o ar. Isto resulta do fato de que as moléculas de água, assim como as diferentes moléculas dos gases dissolvidos, estão continuamente escapando da superfície da água para a fase gasosa. A pressão parcial que as moléculas de água exercem para escapar através da superfície e denominada pressão de vapor da água. A temperatura corporal normal, 37o C, essa pressão de vapor é de 47 mmHg.

Quanto menor for a quantidade de vapor de água no ar, maior a quantidade de água que é expelida pelas vias respiratórias em forma de vapor, isso através dos tecidos nazais que ressecam a ponto de racharem e assim os pequenos vasos sanguíneos se romperem, por isso que quando o ar está pouco úmido muitas pessoas sangram pelo nariz. (GUYTON, 1969) relata que a pressão parcial de vapor de água na superfície  do tecido respiratório depende da temperatura corporal, quanto maior a temperatura, maior a atividade cinética das moléculas e, portanto, maior  a probabilidade de que as moléculas de água escaparão da superfície da água para a fase gasosa. Por exemplo, a pressão de vapor da água em 0o C é de 5 mmHg, e a 100 o C é de 760 mmHg. Mas o valor mais importante a ser lembrado é a pressão de vapor na temperatura corporal, 47 mmHg. Por isso quando estamos em climas que há temperaturas abaixo de zero, temos a dificuldade de respirar, pois nossas narinas ficam entupidas de gelo, a pressão do ar atmosférico é maior que a pressão na superfície das narinas, sendo assim o líquido nazal congela.     

A fisiologia do corpo humano é basicamente dependente da água, os tecidos para se manterem íntegros precisam de água, quando respiramos a água em forma de vapor se liga nas vias nazais, assim impedindo que os vasos sanguíneos menores, chamados de capilares, se rompam, sendo o contrário, eles se rompem liberando sangue que escorre pelas vias respiratórias.

Outro problema relacionado as baixas umidades no clima é a desidratação, as pessoas devem tomar água em grande quantidade, pois como o ambiente está muito seco, o corpo libera rapidamente água em forma de vapor para o meio, o que ocasiona uma desidratação no organismo.

Também temos que salientar, é a alta humidade do ar atmosférico, que por mais absurdo, apresenta seus problemas, a quantidade excessiva de água em forma de vapor disperso no ar, pode ocasionar problemas alarmantes de saúde, como por exemplo, a proliferação de microorganismos, como vírus, bactérias e fungos, que quando o ser humano entra em contato e se contamina, provocando infecções no trato respiratório, como gripes, e o sistema imunológico fica muito comprometido.

 Outro problema muito sério relacionado com a alta humidade do ar, é a disseminação de fungos nos recintos das residencias, nos quartos, por exemplo, são locais os quais apresentam muita facilidade para os fungos sobreviverem, isso devido o ambiente humido favorecer, geralmente esses microorganismos se acomodam em lugares mais escuros e humidos, e se alimentam de matéria orgânica, e mais específicamente de gorduras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com