TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vivência Artística

Por:   •  13/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

(01) Que tipo de vivência artística vocês tiveram na infância? A família de vocês incentivava alguma prática artística?

Na minha infância tive contato com vários exemplos de práticas artísticas, desde a colagem simples, pinturas e montagens. A minha família incentivava bastante com criação de cartões natalinos/ comemorativos, incentivava a prática ao assistir as montagens do “Art Attack” eu produzia em casa brinquedos, jogos, e decorações. Além de incentivar a visita à museus, e conhecer que a arte está presente também no esporte, como na ginástica artística.

(02) E na escola? Que tipo de atividades vocês realizavam tanto na educação infantil, quanto nos anos iniciais? Seus professores procuravam estimular a criatividade de vocês? Que lembranças vocês guardam dessa época?

Na escola a prática dessas atividades era mais comum nos anos iniciais, depois a arte vai sumindo da grade curricular, até a primeira série as colagens/recortes eram as mais recorrentes. Os professores estimulavam pouco, pois não tinha muita liberdade. Uma das lembranças boas que eu tenho são os trabalhinhos do primeiro ano na escola da aula de artes, com minhas próprias colagens com algodão, palito de picolé e material reciclável.

(03) Vocês já refletiram sobre o objetivo da arte na escola e como ela tem sido trabalhada nesse espaço de formação?

Sim, a infância é uma época de descobertas, aventuras e magia para as crianças. É nesta fase, durante a educação infantil, que elas terão seus primeiros contatos com as linguagens da arte, cabendo ao professor valorizar os conhecimentos e a criatividade que elas trazem para a sala de aula e compreender a importância existente no ato de elas explorarem, pesquisarem e criarem coisas novas. O que realmente importa a elas é o brincar aprendendo, é esperar curiosamente pelo inesperado, estar envolvida com o lúdico e com a possibilidade de sonhar, pois assim, ela aprende se sentindo mais realizada e mais feliz. Mas além disso, a forma como a arte em si é trabalhada as vezes é desmotivadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com