TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aparência e a história do movimento surreal

Tese: A aparência e a história do movimento surreal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Tese  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

Surgimento e história do movimento surrealista

O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.

O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Neste manifesto, foram declarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros.Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária a lógica. Os artistas que mais se destacaram na década de 1920 foram: Na pintura: Salvador Dali, Joan Miró, René Magritte, Max Ernest. Na escultura: Alberto Giacometti. No teatro: Antonin Artaud. No cinema: Luis Buñuel. Na literatura: Paul Éluard, Louis Aragon, Jacques Prévert. A década de 1930 é conhecida como o período de expansão surrealista pelo mundo. Artistas, cineastas, dramaturgos e escritores do mundo todo assimilam as idéias e o estilo do surrealismo.

Porém, no final da década de 1960 o grupo entra em crise e acaba se dissolvendo.

Características do Surrealismo

As características deste estilo: uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Mais do que um movimento estético, o surrealismo é uma maneira de enxergar o mundo, uma vanguarda artística que transcende a arte. Busca restaurar os poderes da imaginação, castrados pelos limites do utilitarismo da sociedade burguesa. Este movimento possui algumas características obrigatórias para um quadro poder pertencer a tal movimento, tais características são:

Pintura com elementos surreais Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente), ou seja, a busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.

Conclusão

O Surrealismo no Brasil

As ideias do surrealismo foram absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Vemos a influência do surrealismo nas obras de alguns artistas como Ismael Nery e Tarsila do Amaral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com