TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A arte de geografia

Por:   •  10/5/2017  •  Resenha  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Há um processo de transformação que as rochas sofrem, denominado ciclo das rochas, tendo como resultado a mutação das suas composições mineralógicas e proporcionam a existência de três principais tipos, são eles: Rochas magmáticas ou ígneas, rochas metamórficas e rochas sedimentares. Se porventura o ciclo não existisse, a litosfera terrestre seria composta unicamente por rochas magmáticas, já que elas são resultantes da solidificação do magma. Com isso, pode-se afirmar que os demais tipos só podem existir da transformação de tipos rochosos mais antigos. Como já foi citado, há três tipos de rochas, sendo assim, cada uma tem um processo diferente de transformação. Para entender o ciclo, há a necessidade de entender primeiro como é a criação de cada uma.

Sobre as rochas:

As rochas magmáticas ou ígneas são criadas a partir da solidificação do magma e seu processo de transformação é a partir de outras rochas derretidas.

As rochas metamórficas são desenvolvidas a partir de elevação ou diminuição de temperatura e pressão sobre rochas magmáticas, sedimentares ou até mesmo outras rochas metamórficas.

As rochas sedimentares tem sua origem a partir de transportação e acumulo de inúmeros sedimentos (podendo ser partículas de outras rochas, lama, matéria orgânica, restos corpóreos de vegetais e animais) Em determinado local. Após milhares de anos, as rochas sedimentares estarão criadas.

Sobre o ciclo das rochas:

Transformação de Rochas ígneas em rochas sedimentares:
As ígneas geralmente estão situadas há inúmeros quilômetros abaixo da superfície e com os movimentos da terra, com o passar dos anos, acabam elevando-se. Na superfície, as rochas sofrem as ações dos agentes naturais, como a chuva, o vento, entre outros. E acaba mudando suas características. Dá-se o nome de intemperismo para esse processo e tem como resultado as rochas sedimentares. Elas têm a formação quando os sedimentos, que o intemperismo provoca, são depositados em fundos de rios ou lagos e se aglutinam.

Transformação de Rochas sedimentares em rochas metamórficas:

As rochas sedimentares, com o tempo, vão sendo cobertas pelas camadas da terra. Sendo assim, acumulando-se em profundidades maiores. Com isso, começam a sofrer a pressão da terra e seu calor interno, tornando as rochas mais duras e passando a serem chamadas de rochas metamórficas. O nome desse processo é o metamorfismo.

Transformação de Rochas metamórficas em rochas ígneas:

Com o calor cada vez mais intenso (uma vez que o processo anterior continua acontecendo), as rochas metamórficas podem começar a derreter, transformando-se em lavas. A partir do endurecimento das lavas, há novamente a formação das rochas ígneas. É dado o nome de fusão para esse processo.

Transformações diretas:

Há também a possibilidade de que as rochas ígneas tornem-se diretamente metamórficas. Do mesmo modo é possível que as rochas metamórficas, apareçam na superfície, sofrendo as ações do inteperismo e se transformando, diretamente, em rochas sedimentares, ao invés de continuar aquecendo-se. Não há a possibilidade, entretanto, de que rochas sedimentares transformem-se diretamente em ígneas, pois mesmo considerando elas se aquecendo gradativamente, antes de tornarem-se magmáticas, se transformariam em metamórficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (297.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com