TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTES PARA ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  25/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  2.399 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Feira de Santana

2018

PROJETO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTES PARA ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  1. OBJETIVOS

- Introduzir as disciplinas de história, geografia e artes aos alunos, de forma integrada, buscando despertar o interesse e a criatividade dessas crianças.

- Propor aos alunos um estudo do meio em que eles vivem, da cultura, da natureza, os costumes e as demais características desse lugar.

- Promover a comparação desse ambiente em que os alunos vivem, tanto nos aspectos históricos, culturais e geográficos, com outras localidades, para demonstrar não só as diferenças, mas para dar ênfase as características locais.

- Realização de evento que proporcione o desenvolvimento do conhecimento, trabalhando a arte para demonstrar também os aspectos históricos e geográficos da região estudada.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A metodologia utilizada consiste em proposta de pesquisas visuais (fotos e vídeos) e ilustrativas por parte dos alunos, do ambiente em que vivem (cidade/bairro). Esse trabalho pode ser feito em sala de aula, juntamente com o professor que poderá interferir em determinados momentos e destacar partes importantes.

Outra forma metodológica utilizada são os passeios por lugares históricos, onde os alunos desfrutarão da cultura e historia da sua localidade em um ambiente externo a sala de aula.

Será desenvolvido, pelos alunos, colagens e desenhos, tanto em sala de aula quanto em casa, que demonstrem a cultura a paisagem e como vivem as pessoas da sua região. Esses trabalhos devem ser expostos em sala e comparados pela turma junto com o professor.

Outro procedimento desenvolvido é a escolha pelo aluno ou por sugestão do professor para que compare a cultura, a paisagem, o modo de vida da sua localidade com outra, podendo essa ser outra cidade ou outro país que tenha características diferentes e após a conclusão, ser feito uma roda para a discussão e demonstração das diferenças encontradas por esses alunos, tanto de espaço geográfico como de cultura.

Ainda, há a realização de uma mostra de cultura, onde a turma é dividida em grupos e cada grupo fica responsável por mostrar as características locais históricas, geográficas (como era a paisagem, o que mudou) e culturais (artistas da região, culinária, costumes). Nesse projeto, os alunos devem demonstrar, com o auxílio do professor, as características da sua região, seja com criação de mapa local feito com gravuras que tenham relação com a região, seja através de desenhos ou apresentações orais, música, contanto histórias, entre outros, que será apresentado em uma feira que reunirá pais, alunos e mestre.

  1. PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS

O processo avaliativo dos alunos se dará da seguinte forma:

- Avaliar o processo de busca de informações dos alunos (onde procurou, quais as fontes, se teve ajuda).

- Avaliar, por meio de debates e conversas se o aluno está conseguindo assimilar as informações através das atividades.

- Avaliar se no desenvolvimento das atividades que o aluno está fazendo se encontra dentro do proposto.

- Avaliar a apresentação e empenho dos alunos no evento de mostra de cultura.

  1. IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE

A interdisciplinaridade pode ser descrita, de forma mais básica, como uma aproximação de conteúdos, uma interação entre diferentes disciplinas, de forma que uma tenha a função de complemento e/ou suplemento em relação a outra/as, proporcionando assim ao aluno a possibilidade de construção e desenvolvimento de um pensamento crítico e consequentemente reflexivo.

A importância da interdisciplinaridade nas escolas pode ser vista na função de resultados que por ela são desempenhados. Ao proporcionar o diálogo entre as disciplinas e ao utilizar as mais diversas didáticas, o professor interdisciplinar acaba por despertar nos alunos mais interesse e uma postura diferente diante de uma nova perspectiva e construção de um conhecimento mais integrado e globalizado.

Ao integrar disciplinas como história, geografia e artes, bem como várias outras, os professores que assim se utilizam, assumem a tarefa de passar o conteúdo de forma diferenciada, buscando novos meios de integrar as disciplinas e ao mesmo tempo despertar o interesse dos alunos, através de atividades que estimulem a criatividade e a busca pelo conhecimento de forma mais sensível e prazerosa. Um exemplo do citado acima é o estudo das culturas, costumes e paisagens de determinadas localidades, que aproxima o aluno do meio em que vive e possibilita uma construção de conhecimento tanto na área de história como na de geografia e artes.

A utilização de métodos interdisciplinares requer didática e atenção dos professores, de modo que as atividades sejam desenvolvidas de maneira integralizada. Assim, os alunos devem ter essa relação com o meio e com os outros e daí decorre a importância de atividades diferenciadas, como passeio por lugares histórico, realização de eventos culturais e a utilização dos mais diversos meios como vídeos, fotos, internet, músicas, entre outros. Tudo isso contribui para o processo de conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.

  1. PLANEJAMENTO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Turma: 1º ano do ensino fundamental

Objetivos

- Introduzir as disciplinas de história, geografia e artes aos alunos, de forma integrada e criativa, por meio de atividades que estimulem a pesquisa do meio em que vivem, bem como da paisagem local, cultura e costumes.

- Promover a comparação do modo e lugar de vida estudado pelos alunos com outras localidades

- Proporcionar, através da mostra de cultura, o que foi aprendido através das mais diversas atividades, como artes, criação de mapas, músicas e gravuras.

Conteúdos

História, geografia e artes

Procedimentos metodológicos

Levar a sala de aula a integração das disciplinas de história, geografia e artes. Para isto, deverá ser proposto aos alunos que eles pesquisem sobre o local onde vivem, qual os seus costumes, como é a sua paisagem, como são os seus costumes e como eram antigamente e quais os seus artistas. Juntamente com a pesquisa em sala de aula e em casa, haverá também passeios nos lugares históricos que mostrem aos alunos um pouco da cultura local e das paisagens do ambiente. Será apresentado em sala de aula vídeos sobre a localidade, sobre história e cultura. Haverá também brincadeiras e discussões em sala sobre as diferenças de cultura locais e de outros lugares, bem como a realização de tarefas com gravuras, música e arte. Por fim, será realizada

 uma mostra cultural onde serão expostos os trabalhos das crianças.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com as atividades desenvolvidas, se as mesmas atendem ao proposto. Outra forma avaliativa serão as apresentações na mostra cultural, como os alunos se saíram, se pesquisaram, se conseguiram desenvolver o processo criativo de acordo com o conteúdo. Por fim, avaliar o processo de busca de informações desses alunos, onde eles procuraram, o que foi mais útil, o que chamou mais atenção.

Recursos

Para a realização da proposta, serão utilizados vídeos, fotos, revistas, gravuras, passeios culturais, brincadeiras em sala com massinhas, com colagem, discussões em sala e utilização do espaço escolar para a mostra de cultura, com apresentações musicais, fantasias relacionadas a cultura, apresentações de vídeos e histórias, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com