TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem do design em nome de Deus.

Por:   •  20/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 5

A origem do design em nome de Deus.

O início do design nos eua deu-se com uma comunidade religiosa intitulada de Shakers, na segunda metade do século 18, eles advinham da frança e Inglaterra. Produziam seus próprios produtos, diferentemente do passado, seus móveis eram mais simples, menos adornados, mas de muita qualidade, eles não separavam as formas, de suas formas de vida, algo que inspiraria mais a frente o funcionalismo de Bauhaus, que teve alguns grandes nomes exportados para o estados unidos, onde lá encontraram cenário propício para o desenvolvimento de suas obras, ajudando o início do design no país.

Já na segunda metade do século 19, os engenheiros estavam produzindo móveis chamados de mobiliários patentes, tinham em si uma base da ergonomia humana ainda que em desenvolvimento, economizavam espaços, fáceis de transportar, tinham uma essência mais funcionalista. Porém a produção desses móveis parou no inicio do século 20

O design americano surgiu como Styling, uma tentativa de aumentar-se as vendas dos produtos mudando-se apenas sua estética.

O Styling surgiu na crise de 1929 americana, quando o governo em uma tentativa de aumentar a venda dos seus produtos recorreu ao design como solução. Nesta época, o styling criava e reformulava produtos apenas esteticamente, e não tecnicamente, seguindo os princípios de um mercado capitalista, também não tinha o peso de carregar utopias artísticas, eram mais focados na estética e seguiam modas (se diferenciando do funcionalismo europeu), frutos de estudos de mercado, marcando o consumismo norte-americano. Então, no ano de 1930, em paralelo a Art Decó ,surgiu o STREAMLINE, a forma aerodinâmica, que se estenderia até a década de 50, era símbolo da vitória da crise, ficou como o estilo de design da época, formas arredondadas, robustas e polidas, a mais perfeita seria a forma de gota, era empregada desde principalmente nos meios de transporte mas logo conquistaram todo o entorno, o trabalho dos designers era restrito aos styling, com o objetivo de tornar o produto irresistível. As linhas arredondadas entravam nas casas, em 1940 ganha-se destaque os designers Charles Eam es e Eero Saarinen nos mobiliários domésticos. De acordo com o designer Walter Dorwing Teague “O design moderno entrou nas casas americanas não pela porta da frente, mas pelo caminho da cozinha, banheiro e garagem”. A ideia futurista conquistou as pessoas e estimulou o consumo, mantendo-se acessível, presente em todos os lugares. A verdadeira explosão do design industrial ocorreu na Feira do amanhã, uma exposição mundial que ocorreu em nova Iorque, onde pela primeira vez a categoria teve mais destaque do que as obras de artes, dominando o mundo e consagrando o design como captação de mercado.

A origem do design Estado Unidense

Shakers

Vinda de Professores da Bauhaus (Herbert Bayer, Walter Gropius, Ludwig van der Rohe)

A década do StreamLine

Styling

Forma Aerodinâmica: Arredondadas, Robustas e Polidas

Feira do Amanhã

O designer Henry Dreyfuss foi encarregado de uma grande mudança no design, ao longo de tempos produzindo objeto no estilo streamline, ele foi preocupando-se em atender a demanda do corpo humano, para isso, estudou profundamente a anatomia humana, chegando a publicar em 1955 e 60 livros como “the measure of Man” , A medida do homem e “Designing for people”, Design para pessoas, marcando o início de uma nova era, o surgimento da ergonomia no design.

Logo após a guerra, ainda no período de 1950, começou-se então uma segunda frente no design americano, o que foi chamada de “The American way of Life” trazendo consigo ainda mais forte o consumismo, a invenção de novas necessidades, a obsolência programada e o desenvolvimento de produtos inovadores, espalhou-se mundo a fora. A expansão do american way of life é reforçada em todas as áreas do design, tendo nomes como Calvin Klein, Ralph Lauren e outros na área de moda por exemplo. Houve também crescimento na área da tipografia juntamente com a automobilística e entre outros

American Way Of Life

Consumismo

Obsolência programada

Novas Necessidades (televisão)

Produtos inovadores

http://www.ufrgs.br/ped2014/trabalhos/trabalhos/130_arq2.pdf

Na década de 20, após a primeira guerra, os eua estavam muito bem financeiramente e com um enorme poder de consumo. Então a grande procura de produtos como rádios, aspiradores e frigoríficos, deu um grande impulso a profissionalização do Design como atividade por direito.

Existe um tipo de m obiliário Art Déco, de grande projecção nos anos 30, que ficou desde então conhecido com o Stream lined Moderne

Norm an Bel Geddes

Raym ond Loewy e Walter Dorwin Teague

As linhas arredondadas entravam nas casas, em 1940 ganha-se destaque os designers Charles Eam es e Eero Saarinen nos mobiliários domésticos.

https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/37895857/historia_do_design_industrial-with-cover-page-v2.pdf?Expires=1647783164&Signature=SDURFkJQOinN9WVZ9oGhaZuL5tCje4K1-Uph2maQd076NW2-yo5ZkB2jsYayGgYHH8XsqhI~1LGOwWF7nOnjv1QXlpMTrBFDYmsYeWHAvho-2akys5KMJFaUl4DuZLZAblpuUIFSRZCojr8wTsOK3poOPWe92svFcLlYGL0z2Xk3LHpPE0v7XpcLh6AJd0sF4t-bckLq03-flBnIRcDIxwaieICxzAU770sdfIMwUD5jhwJJjBIkeAaQIbMQwZPYHXZoHs2LK-cCMEMRMhDGGIx7TkSph-HlX1mI9GDZJPPikzTj5xcvKMYOHPQW5Q0qxoL7nBvp8LuAkNOWNsGZzA__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com