TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOSTILA ARTE

Artigos Científicos: APOSTILA ARTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  5.923 Palavras (24 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 24

O INÍCIO DA ARTE

Quando usamos a palavra "arte", podemos estar nos referindo a diversas atividades e fenômenos criativos: pintura, escultura, arquitetura, fotografia, música, teatro, cinema, decoração, dança, entre outras. A arte é expressa em diferentes formas que variam conforme a época e o artista.

Durante a história, a arte visual serviu diversos propósitos. Muito de que sabemos de culturas e civilizações antigas, aprendemos através de sua arte. Adquirimos conhecimento de civilizações antigas através de suas pinturas, esculturas e arquitetura.

Durante a Idade Média, a arte era voltada para ensinar a religião para a população analfabeta. Nesse período, catedrais maravilhosas foram construídas. Hoje em dia, usamos a arte para decorar nossas casas, frequentamos museus, teatros e cinemas e construímos belos arranha-céus. Enfim, apreciamos e fazemos uso da arte de formas bastante diferentes e com diversos propósitos.

Vamos começar nossas aulas de Educação Artística com uma viagem pelo mundo das artes visuais. Vamos estudar a história da arte, grandes artistas, movimentos artísticos e várias manifestações da arte.

Não é necessário ser um grande conhecedor da arte para poder apreciá-la. Também não é necessário seguir um estilo artístico para se tornar um grande artista. Criar e inovar sempre foram pilares fundamentais da arte.

O começo da Arte - A Pré-história

A arte nasceu há 30 mil anos atrás, durante a pré-história. O homem Cro-Magnon começou a fazer esculturas e pinturas nas paredes de cavernas. Esculturas pré-históricas foram encontradas na Europa, no norte da áfrica e na Sibéria. Pinturas pré-históricas foram, em sua grande maioria, encontradas no norte da Espanha e no sul da França.

O homem pré-histórico criou as primeiras esculturas com formas de animais e pessoas. As esculturas eram feitas de marfim, pedra, osso ou chifre.

As primeiras pinturas foram feitas nas paredes das cavernas e costumavam retratar animais: cavalos, bois e javalis, entre outros. Os animais retratados nas pinturas variam dependendo do período e da região em que as pinturas foram feitas.

Tinta vermelha e tinta preta foram usadas pelo homem pré-histórico para pintar cavernas.Análises dessas tintas revelaram que os artistas pré-históricos desenvolveram uma receita para produzi-las. As tintas eram feitas de barro, carvão e outros ingredientes, e eram misturadas com óleo vegetal ou animal para dar consistência.

Arqueólogos acreditam que os artistas pintavam com as mãos ou com ferramentas feitas de madeira e de pelo animal.

Arqueólogos têm várias teorias sobre os significados dessas antigas pinturas e esculturas. Alguns acreditam que a arte pré-histórica é uma arte puramente decorativa, enquanto outros acreditam que o homem pré-histórico atribuía poderes sobrenaturais às figuras. Alguns arqueólogos acreditam que as figuras eram pintadas para ensinar técnicas de caça aos jovens e para retratar aspectos da vida cotidiana.

EXEMPLOS DE PINTURAS RUPESTRES - As cavernas de Altamira (Espanha) e Lascaux (França)

Artefatos da Era Paleolítica

A ARTE NA ANTIGUIDADE - MESOPOTÂMIA E EGITO

A Mesopotâmia

No Crescente Fértil, floresceu, no mesmo período que o Império egípcio, a civilização mesopotâmica. O termo Mesopotâmia significa "região entre rios", pois está situada entre os rios Tigre e Eufrates, onde predominavam condições semelhantes às do Egito.

A cultura mesopotâmica conheceu um relativo desenvolvimento das artes plásticas, principalmente pelo fato de que, não havendo interferência religiosa, os artistas tinham plena liberdade de expressão. O apogeu artístico dos mesopotâmicos foi a arquitetura, que se destacou pelos zigurates, torres em forma de pirâmide. Os zigurates tinham sete andares de seis metros de altura cada um. Tamanha altura simbolizava a crença mesopotâmica que os deuses habitavam nas alturas. A construção dos zigurates se deu a uma série de soluções arquitetônicas originais, tais como a abóbada e o arco, invenções babilônicas.

A Babilônia - cidade na mesopotâmia e berço da arte na antiguidade - foi uma cidade cujo esplendor ofuscava todas as outras do Oriente Médio. Durante o reinado de Nabucodonosor, foram feitas construções monumentais como a Torre de Babel e os Jardins Suspensos da Babilônia. A Torre de Babel tinha noventa metros de altura.

Os Jardins Suspensos da Babilônia é uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Os Jardins eram compostos de quatro terraços de tijolo erguendo-se sobre o rio Eufrates.

O Egito

As ideias e práticas religiosas do Egito eram diretamente refletidas na sua arte. Fundamentalmente, a religiosidade egípcia tinha duas grandes preocupações: a vida futura e a morte. Exemplos disso são as tumbas e templos em culto à vida pós-morte.

Do ponto de vista arquitetônico, o antigo Egito foi marcado pela edificação de portentosos templos religiosos e de grandiosas tumbas que serviam como túmulos para faraós e seus familiares.

AS PIRÂMIDES

Para os egípcios, a morte seria uma viagem em rumo ao reino das divindades. Essa jornada deveria ser cuidadosamente planejada para que o morto, principalmente se tivesse posses, conseguisse reunir todas as melhores condições possíveis para viver na eternidade.

As pirâmides egípcias foram construídas para servir como túmulos de faraós e de nobres. Os egípcios acreditavam que o espírito de uma pessoa permaneceria vivo pós-morte se seu corpo fosse bem conservado. Por essa razão, os egípcios criaram técnicas extraordinariamente desenvolvidas de embalsamamento.

Portanto, os egípcios conservavam os corpos mumificando-os e os enterravam nos túmulos dentro das pirâmides. Os cadáveres eram enterrados com roupas, joias, comida, tecidos finos, alguns escravos e tudo mais que os mortos supostamente precisariam na vida após a morte. Mas nem todos os egípcios eram mumificados, pois o processo de mumificação era caro e complicado. A maioria das pessoas que não pertenciam à nobreza era enterrada após falecer.

As grandes pirâmides de Gizê em Mênfis na margem ocidental do rio Nilo. Sua posição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com