TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE E CONSTRUTIVISMO

Exames: ARTE E CONSTRUTIVISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  476 Visualizações

Arte e construtivismo

O construtivismo ocorreu entre 1913 e 1930, com decorrência do futurismo e cubismo, seu objetivo era quebrar o paradigma da arte tradicional, através da valorização de objetos industriais, ou seja, cria sua ate a partir de matérias industriais. “O construtivismo apresenta a ideia de ‘construir’ usando matérias naturais e sintéticos, oferecidos pela industrialização”.

Porquanto, seu aparecimento implica de novas técnicas de construir, isto é, sua gênese é determinada pelo seu material. Isto significa que muda-se o processo de criar arte, parando de representar ( esculpir o que já existe), passando a criar (inovar).

Vale ressaltar, que no final do século XX o construtivismo tem “seu amor ao avanço científico e tecnológico”, enquanto o tradicionalismo tende a fixar uma ideia ao telespectador, ou seja, o telespectador aceita o que o artista representa em suas telas e esculturas, já no construtivismo a pessoa interage e colabora com o artista, logo entende que este a sociedade contribui ao artista, possui sua interpretação individual.

O construtivismo possibilita ao educar a atuação do ensino, “redimensionando o pensar e agir dos alunos, proporcionando, através de situações”. Além disso, possibilitando ao professor compreender os níveis de criatividade, “fluência, flexibilidade e organização da aprendizagem de seus alunos”.

Portanto, o construtivismo possui sua importância para a arte moderna, de modo a abranger tanto em seus processo histórico quanto no processo ensino-aprendizagem, tornando assim um método para saber o que o aluno sabe, e quais suas dificuldades, isso ocorrerá a partir da interpretação da arte produzida por eles.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com