TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE E DOMÍNIO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS

Trabalho acadêmico: ARTE E DOMÍNIO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 10

Título do Trabalho - “A ARTE E O DOMÍNIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”. Ano de Realização 2009. Número total de folhas 20 . Trabalho de Projeto Integrado (Graduação – Pedagogia) – UNIRADIAL – Estácio Participações, São Paulo, 2009.

RESUMO

Acreditamos que a educação deve promover a transformação concreta na sociedade através da comunicação,dos valores de vida, promovendo o bem comum.

Sentimo-nos fortalecidos por acreditar, cada vez mais, na educação e assim, exercitar nossa autonomia repensando a prática e apontando caminhos.

Com base nisso analisamos uma situação problema em sala de aula do ensino infantil, onde tentamos buscar uma solução para o entendimento entre alunos e professor, propiciando um ambiente melhor com mais qualidade de aprendizado.

Palavras Chaves: Educação infantil, entendimento mutuo, interação e limite.

SUMÁRIO

Página

1. Introdução...............................................................................................................................1

1.1. Situação Problema..........................................................................................................1 à 2

1.2. Objetivos Específicos...........................................................................................................2

1.3. Caracterização da escola......................................................................................................3

1.4. Caracterização do grupo.......................................................................................................4

1.5. Contribuições das disciplinas...............................................................................................4

2. Capítulo I: Fundamentação Teórica..................................................................................5 à 6

3. Capítulo II: A Pesquisa (Metodologia)...................................................................................7

4. Capítulo III: Análise e discussão de dados.............................................................................8

5. Capítulo IV: Possíveis soluções..............................................................................................9

6. Considerações Finais.............................................................................................................10

7. Referências Bibliográficas....................................................................................................11

8. Anexos...........................................................................................................................12 à 14

1 INTRODUÇÃO

No trabalho analisamos a professora do ponto de vista das estratégias utilizadas, verificando sua contribuição ao processo de reflexão a sua prática pedagógica.

Sendo a educação de responsabilidade social e não somente de educadores, é portanto, de patrimônio público, exigindo uma gestão democrática e, contribuindo para formar cidadãos capazes de refletir e criticar a realidade na qual está inserido e exercer participação cidadã em seu meio. Portanto, pensar em um projeto de educação implica pensar o tipo e qualidade de escola, a concepção de homem e de sociedade que se pretende construir.

Sabemos que as mudanças na educação dependem fundamentalmente da vontade política, no que diz respeito a encará-la como prioridade nacional e da vontade e empenho dos professores em tornar em prática uma aprendizagem efetiva dos educandos, contribuindo, para que tenhamos propostas interessantes no papel, com base nisso neste projeto estamos relatando uma situação problema que envolve uma criança de 4 anos, seu nome é Maria. Sendo sua educadora Josefina, que esta na area de educação a 4 anos, que já vivenciou uma situação problema semelhante a esta.

Maria tem dificuldades em se relacionar com os colegas da sala e com a professora. Devido a este comportamento, interfere na rotina, atrapalhando o desenvolvimento da sala.

Verificando o início das observações entendemos que é necessário trabalhar a formação cidadã a criança a partir de atos e comportamentos que visem o bem coletivo.

1.1 Situação-problema

Foi visitada a creche Baroneza de Limeira para a realização deste projeto.

Encontramos uma situação problema que nos foi relatado pela professora da aluna Maria e observado por nos autores deste projeto.

Maria tem dificuldades em se relacionar tanto com seus colegas que buscam uma aproximação quanto a relação professor aluno. Foi observado que a aluna não

permanece em sala de aula da mesma forma que os seus colegas, ela sai com muita frequência, não aceita ordens impostas pela educadora. Por varias vezes foi observado que a educadora teve a necessidade de sair da sala para traze – la de volta.

Nos dias em que foi observada Maria não correspondeu a rotina da sala, se recusando a comer, dormir, brincar ou qualquer outra atividade proposta. Ela faz a sua rotina, decidindo quando quer sair, hora para dormir , e se recusa a fazer obrigações como: recolher brinquedos e colchonetes. Neste mesmo dia Maria bateu na educadora, se jogou no chão, fez xixi na roupa, houve a necessidade de se chamar a cordenadora pois a professora não conseguiu ter controle sobre a situação. A criança também apresenta muito sono mas se recusa a dormir no horário determinado pela rotina da sala, ou seja, uma criança que atrapalha a rotina da sala e o desenvolvimento. Outras crianças acabam imitando o que Maria faz, dificultando a relação com a profesora e comprometendo o rendimento da sala.

1.2 Objetivos do projeto

Aproximar Maria da professora e dos colegas.

Compreender o que está dificultando o relacionamento entre os colegas e a interação da professora.

Fazer com que o relacionamento seja equilibrado.

Trabalhar a postura ética da professora com o relacionamento dos alunos.

Alcançar os objetivos com base no livro Disciplina Positiva (NELSEN, Jane - 2007) que diz:

“[...] As crianças não desenvolvem responsabilidade, quando pais e professores são muito rigorosos e controladores, ou então, ao contrario, quando são permissivos.

Elas aprendem a ser a ser responsáveis quando tem oportunidade de fazê-lo num clima de gentileza, firmeza, dignidade e respeito [...]”.

1.3 Caracterização da Escola

A CRECHE BARONEZA DE LIMEIRA é uma instituição filantrópica fundada pôr Dna. Paulina de Souza Queiróz há mais de 100 anos. Era uma instituição exclusivamente feminina. Ela está localizada na Alameda dos Guaiós - Planalto Paulista CEP:04071-020 - São Paulo – SP - Telefone:0xx11-22753068 – 55940855.

Hoje,em convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo, abriga 400 crianças de ambos os sexos em regime de semi internato.

As crianças recebem cinco refeições básicas diárias de cardápios variados durante o período, preparadas na cozinha industrial, sob orientação de uma nutricionista. Instalada numa área de meio alqueire, a Creche Baroneza de Limeira opera com um quadro de funcionários todos contratados pela CLT.

A Creche dispõe de brinquedoteca, biblioteca, sala de TV e vídeo, teatro, ambientes de repouso, horta, cozinha industrial e refeitório, jardins e playground.

As atividades pedagógicas são aplicadas de maneira interativa dentro do contexto social em que as crianças vivem. Inclui introdução a matemática, informática, música, capoeira, ballet e noções básicas de higiene e cuidados com o meio ambiente, agregando valores intelectuais e morais.

O orçamento é completado com a promoção de eventos, doações, ajuda de pessoas físicas e empresas.

O convênio com a Prefeitura Municipal de Educação de São Paulo e sua Coordenadoria -CEI (Centro de Educação Infantil/Creche) cobre parte dos custos da entidade mas não garante a segurança nas situações financeiras adversas ou em ampliação de projetos, tais como:

Adaptação para deficientes

Reparos urgentes em Obras Civis

Sistema de Segurança e Monitoramento

Saúde- Gabinete dentário e enfermaria

Lazer e entretenimento (passeios ecológicos e culturais)

Início do processo de ensino bilingue

Atualização da Brinquedoteca

Uniformes infantis.

1.4 Caracterização dos Grupos

A sala de aula abriga crianças de 3 a 4 anos, nenhuma portadora de deficiências. Contendo 20 alunos, sendo11 meninos e 9 meninas.

A professora distribui tarefas e todo grupo corresponde, menos a Maria, o que acaba comprometendo o rendimento geral.

1.5 Contribuição das Disciplinas

Todas as diciplinas tiveram s sua parte de contribuição:

Metodologia da pesquisa, onde nos faz entender todo o processo de analise de dados.

Teoria geral da educação, que nos mostra como deve ser a conduta do professor e a forma da qual o mesmo aplica os conteúdos.

Leitura e produção de texto, que faz com que o conteúdo a nós passado seja enterpretado de maneira correta e assim possa ser transmitido de forma clara e objetiva.

Didática que estuda os processos de ensino e aprendizagem.

Matemática, onde aprendemos formas diferentes que nos possibilitou entender que ela pode ser vista de outros angulos e você deverá se adaptar de acordo com a necessidade de cada grupo.

CAPÍTULO I – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Algumas caracteristicas em crianças são notavéis, assim temos a citação de (NELSEN, Jane – 2007):

“[...]acham que a única maneira de chegar a fazer parte e ter importância é manipulando outras pessoas a seu favor. Algumas crianças desenvolvem a crença: só sou amado quando os outros me dão atenção. Outras podem desenvolver a crença de que não devem tentar porque quase tudo que fazem é motivo de vergonha e sofrimento. Elas gastaram um boa quantidade de energia para tornarem – se rebeldes ou esquivas [...]”

Em uma pesquisa realizada pela revista (Crescer – Editora Globo – Ed. Março 2009), encontramos informação importante relacionada ao sono da criança onde diz:

“[...] a insônia infantil, que pode se manifestar como dificuldade de adormecer quando a criança é colocada na cama ou dificuldade de continuar dormindo durante a noite. As crianças com esse desturbio do sono costumam ficar irritadas e com dificuldade na escola [...]”

Analisando a apostila Educação e Relação Interpessoal (In: Introcução a psicologia escolar, 3º Edição revista e atualizada. SP ano da pesquisa 1997 – LATTO, Maria Helena S.) verificamos que :

“[...] Em outras palavras, a educação para o “mundo humano” se dá num processo de interação constante, em que nos vemos através dos outros, e em que vemos os outros através de nós mesmos. Por isso, o indivíduo criado em condições harmoniosas tende a estabelecer relações que conduzem a uma situação harmoniosa; ao contrário, os educadores em situações desiquilibradas tendem a cria – las em suas relações com outros [...]”

O processso de interação foi dividido por Freud.

“[...] introjeção e projeção. No processo de introjeção, descrito sobre tudo na infância, a pessoa interioriza a imagem dos pais ou dos adultos que desempenham

os papéis e essa iamgem passa a construir uma parte de sua personalidade (seria, basicamente, o superego da terminologia freudiana) [...]”

“[...] Se o professor compreende que a agressividade do aluno pode resultar da situação desagradável ou frustadora em que esta colocado, será capaz de modificar o seu comportamento através de uma transformação na situação, e não com uma pregação moral de nenhum sentido para a criança [...]”

CAPÍTULO II - A PESQUISA (METODOLOGIA)

Através da proposta do projeto integrado feito pela faculdade para o curso de graduação de Licenciatura em Pedagogia. Iniciamos uma pesquisa de onde e como poderíamos realizar este projeto.

A creche Baroneza de Limeira foi escolhida por ter duas pessoas no grupo que trabalham e conhecem a instituição. Assim sendo bem recebidos para desenvolver o tema proposto.

O próximo passo foi escolher uma sala onde apresentasse uma situação problema. Tivemos varias opções entre deficientes a alunos sem limites.

Escolhemos o caso da sala da professora Josefina, pois tivemos interesse de saber o que estava ocorrendo com Maria para atrapalhar no rendimento da sala. Fizemos observações e perguntas para a professora e a coordenadora, onde fomos bem informadas e podendo até propor algumas atividades e condutas para a professora.

O inicio do projeto foi difícil, pois poucos estavam interessados e envolvidos com o que estava ocorrendo, mas aos poucos com o interesse de quem estava realmente envolvido foi possível observar e fazer pesquisas sobre a situação problema.

Fizemos pesquisas que refere – se sobre o tema, pesquisando livros e até apostilas usadas em sala de aula, sendo então possível a finalização do projeto.

CAPÍTULO III – ANÁLISE E DISCUSSÃO

Observando a situação problema verificamos que uma criança tem influência no comportamento das outras e dificulta a boa relação do professor com aluno.

A situação envolve muitos fatores importantes que atrapalham no relacionamento do educador com o aluno e entre os próprios colegas.

Existe a clara necessidade de uma mudança de comportamento de ambas as partes, Maria precisa de uma atenção voltada para ela, e a professora deve mudar a sua postura para garantir o seu respeito e com isso consiga conduzir toda e qualquer situação em sala de aula.

Analisamos partes que são importantes e consideráveis, sendo um deles a vida pessoal especialmete a dos pais. Maria fica parte do dia sem seus pais, mãe e filha passam no pisicólogo e o pai bebe muito. Podemos com isso notar que o lar e família possivelmente pode ser uma das causas de pela qual Maria necessita de mais atênção.

É preciso limitar as atitudes de Maria tendo que haver um trabalho no ambiente escolar e familiar. É importante ser muito bem trabalho essa parte, a criança tem esta necessidade, é um equilibrio que deve existir para que seja no minimo uma relação mais harmoniosa.

CAPÍTULO IV – POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Foi proposto para a professora sentar-se ao lado da Maria na hora do sono e fazer carinho ou simplismente ficar sentada ao seu lado para verificar se ela consegue dormir. Fizemos a proposta de atenção para que a confiaça de Maria cresça em relação a sua educadora.

Ter diálogo simples e que demonstre carinho. Maria tem dificuldade com essa situação, com isso esta proposta é para que este convívio seja conquistado diariamente.

Ignorar as manhas de Maria, esta também foi uma proposta da própria psicóloga da escola. Com ela poderemos ter resultados positivos com grandes avanços na disciplina.

Fazer roda de conversa, apontando o que foi feito no dia, citando atitudes erradas que Maria teve, assim limitando os outros alunos na questão de querer imitar o que Maria faz. Com isso deve a professora ganhará o respeito do grupo, fazer com que eles próprios vejam os erros e até mesmo discutir com eles uma nova maneira de proceder em sala de aula.

Indicamos um trabalho com o lúdico de forma a trazer a união do grupo despertando o interesse de todos. O trabalho que foi indicado foi trabalhar com o quebra - cabeça Tangram.

O Tangram é um quebra-cabeça chinês antigo. O nome significa "7 tábuas da sabedoria". Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado:

5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado, 1 paralelogramo.

Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras:

Todas as peças devem ser usadas, não é permitido sobrepor as peças.

Com este jogo a professora poderá trazer conhecimentos sobre formas geométricas e uma grande interação do grupo, fazendo com que eles próprios façam as confecções das peças do quebra cabeça.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No início das observações feitas, Maria era sem limites, não aceitava regras e não queria aproximação com ninguém.

Através de algumas atitudes tomada pela professora, orientada com algumas propostas feitas por nós e também pela psicóloga da escola, a professora diz que já foi possível verificar melhoras em sua atitudes e nas atitudes de Maria, pois ela não grita mais, Maria segue algumas regras, a sala se comporta de de outra maneira, notando que o comportamento de Maria mudou.

A sala ainda não esta 100% livre desta situação problema, mas acreditamos que se continuar com este processo poderá melhorar mais.

Sabemos que o processo de interação tem que ser continuo e conquistado todos os dias, levando em consideração vivência dentro e fora do ambiente escolar.

É preciso pesquisar sobre o assunto que esta criando a situação problema na sala para assim ter uma direção do caminho e decisões a serem seguidas, verificando que tudo é um processo, alguns longos e outros curto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NELSEN, Jane - Disciplina Positiva. Nº. Ed. São Paulo: Cultrix, 2007 (p.p 26, 27, 28, 29, 30, 31)

Internet - Site - http://revistacrescer.globo.com/Revista/Cresce - Edição de Março/09

LEITE, Dante Moreira. Educação e Relações Interpessoais. In: Latto Maria Helena S. de. Introdução à Pisicologoa Escolar. 3. Ed. São Paulo, 1997

ANEXOS

ANEXOS

ANEXOS

...

Baixar como  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »