TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE INDÍGENA

Projeto de pesquisa: ARTE INDÍGENA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Quando nos referimos ao termo arte indígena, estamos nos referindo a uma grande gama de variedade de estilos e manifestações uma vez que, de acordo com o “habitat” natural dos indígenas, elas são realizadas com características diferentes entre si, portanto, o termo arte indígena seria um pouco ultrapassado, sendo o termo correto a ser utilizado “artes indígenas” (ZANINI,1983).

Ainda segundo Zanini (1983, p. 49):

Que é arte índia? Com esta expressão designamos certas criações conformadas pelos índios de acordo com padrões prescritos, geralmente para servir a usos práticos, mas buscando alcançar a perfeição.

Não todas elas, naturalmente, mas aquelas entre todas que alcançam tão alto grau de rigor formal e de beleza que se destacam das demais como objetos dotados de valor estético. Neste caso, a expressão estética indica certo grau de satisfação dessa indefinível vontade de beleza que comove e alenta aos homens como uma necessidade e um gozo profundamente arraigados. Não se trata de nenhuma necessidade imperativa como a fome ou a sede, bem o sabemos; mas de mas de uma sorte de carência espiritual, sensível, onde faltam oportunidades para atendê-la; e de presença observável, gozosa e querida, onde floresce.

Portanto, sabe-se que as expressões artísticas indígenas provem diretamente da sua vida diária e cotidiana, sem fins de estética ou comércio, são feitas apenas como forma de apreciação, orgulho e alegria.

2 ARTE INDÍGENA

Dentre as diversas manifestações artísticas indígenas, destacaremos nesse trabalho as principais, todos extraídas da obra de Calabria e Martins (2003).

2.1 PINTURA CORPORAL

A pintura corporal serve para distinguir as classes em que se subdivide a sociedade indígena.

Utilizam o vermelho, o azul e o preto.

Muitos índios pintam no rosto delicados desenhos geométricos (grafismo indígena).

Os índios pintam seus corpos no dia a dia e em ocasiões especiais (festa, luto, guerra, etc).

Eles pintam o corpo para enfeitá-lo e também para defendê-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. As cores mais usadas pelos índios para pintar seus corpos são o vermelho muito vivo do urucum que representa a casa do homem, o negro esverdeado que representa a floresta, da tintura do suco do jenipapo e o branco da tabatinga. A escolha dessas cores é importante, porque o gosto pela pintura corporal está associado ao esforço de transmitir ao corpo a alegria contida nas cores vivas e intensas.

Os desenhos dos são geométricos, complexos e revelam um equilíbrio e uma beleza que impressionam o observador. Além do corpo, que é o suporte próprio da pintura, os desenhos aparecem também em couros, esteiras e abanos, o que faz com que os objetos domésticos sejam inconfundíveis. Cada povo indígena tem a sua maneira de se pintar, por isso é complicado definir de forma totalmente geral a função da pintura corporal e o tipo de desenho.

2.2 ARTE PLUMÁRIA

As penas são usadas pelo índio na ornamentação do corpo. Podem servir para:

Desenhos corporais - penas coladas sobre uma camada de resina, cobrindo o corpo, do tronco até os joelhos.

Artefatos - confeccionados com penas: colares, cocares e também na decoração dos armamentos.

A disposição e as cores das penas do cocar não são aleatórias. Além de bonito, ele indica a posição de chefe dentro do grupo e simboliza a própria ordenação da vida em uma aldeia Kayapó. Em forma de arco, uma grande roda a girar entre o presente e o passado. A aldeia também é disposta assim. Lá, cada um tem seu lugar e sua função determinados.

2.2.1 OS HOMENS

A cor mais forte (vermelho) representa a casa dos homens, que fica bem no coração da aldeia.

2.2.2 A FLORESTA

O verde representa as matas, que protegem as aldeias e ao mesmo tempo são a morada dos mortos e dos seres sobrenaturais.

2.2.3 AS MULHERES

O amarelo refere-se às casas e às roças, áreas dominadas pelas mulheres. Nesses espaços, elas pintam os corpos dos maridos e dos filhos, plantam, colhem e preparam os alimentos. Todas as choças têm a mesma distância em relação à casa dos homens.

2.3 ARTE EM MADEIRA

Os índios esculpem máscaras, animais e figuras humanas na madeira.

2.4 CERÂMICA

Os índios fazem do barro, cuias, vasos, chocalhos, etc.

Utilizam para isto a argila, dando-lhe polimento com a folha de uma árvore.

Os índios “Carajás” fabricam bonecas (licocós) para as crianças.

As cerâmicas têm características próprias em cada região aonde é realizada. Até hoje ela é realizada pelas varias tribos indígenas como utilitárias. As cerâmicas são utilizadas na fabricação de bonecas, panela, vasos e outros recipientes. Geralmente são confeccionadas pelas mulheres, sendo utilizada como matéria prima a argila (barro).

Cada povo tem sua habilidade e forma de materializar em objetos de arte as necessidades do dia a dia ou dos rituais.

Atualmente os índios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com