TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO: Uma abordagem interdisciplinar

Por:   •  16/10/2015  •  Artigo  •  4.598 Palavras (19 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 19

ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO: uma abordagem interdisciplinar

Cristiane Arline da Silva *                                                                                                                                                Márcia Regina Mocelin **

Resumo

Este artigo tem como tema o estudo do ensino das artes visuais em uma perspectiva interdisciplinar. Seu objetivo é demonstrar que é possível superar antigas concepções e metodologias herdadas historicamente a partir das relações que podem ser estabelecidas entre as várias disciplinas escolares, contribuindo para a formação estética dos educandos e promovendo a socialização da arte. Esse trabalho é de suma importância, por isso justifica-se por suas reflexões acerca das artes visuais como elemento interdisciplinar, rompendo com a disciplinarização e ressignificando a prática pedagógica do ensino de arte. Para a realização deste trabalho utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, embasada em autores como Ana Amélia Barbosa, Ana Mae Barbosa e Ivani Fazenda. Inicialmente, será apresentado um breve panorama histórico da arte, com o intuito de compreendermos o percurso da arte até a escola, para posteriormente tecer reflexões acerca da relação entre as artes visuais e a interdisciplinaridade. Com este estudo pudemos perceber que a produção artística faz parte da vida do homem desde os primórdios da civilização, porém o ensino da arte no Brasil é bastante recente. É através da arte, principalmente das artes visuais, que o homem constrói e reconstrói grande parte dos conhecimentos socialmente e historicamente produzidos. Portanto, o trabalho educativo, nesta área do conhecimento, requer intencionalidade e suporte teórico para superar antigas concepções pedagógicas, ainda muito utilizadas no âmbito escolar. A construção da sensibilidade estética, considerando a articulação entre a apreciação, a reflexão e a criação, possiblita aos educandos perceberem-se como construtores de uma determinada cultura e como seres capazes de dar significação ao mundo que os cerca, permitindo o seu desenvolvimento integral. Para que o objetivo primordial do ensino das artes visuais seja alcançado é preciso que o educador amplie as fronteiras das artes visuais, quebre paradigmas, estabelecendo relações com as demais áreas do conhecimento, possibilitando que os educandos questionem, interpretem e transformem seu modo de ver e agir. O ensino das artes visuais precisa ser percebido em suas múltiplas linguagens e possibilidades para que possa contribuir significativamente para a desconstrução do olhar fracionado e limitado para a arte nas dinâmicas interdisciplinares, ampliando a formação cultural dos alunos. Neste contexto, unir as artes visuais às outras disciplinas através da interdisciplinaridade requer muito esforço e mudança de atitudes por todos os envolvidos no processo educativo, contribuindo para modificar o modo de conhecer, interpretar e fazer Artes visuais.

Palavras-chave: artes visuais. Educação. Interdisciplinaridade.

1 – Introdução

        Desde o seu nascimento o ser humano está em contato direto com as artes visuais. Linhas, formas, cores, planos, ângulos, fazem parte do nosso cotidiano, estão por toda parte, nos objetos, construções, na natureza. Com o auxílio de nossos pares somos incentivados a observar, apreciar, questionar e desvelar os seus mistérios, a construir e reconstruir novos conhecimentos e significados, compreendendo a sociedade na qual estamos inseridos e fazendo nossa própria leitura de mundo.

        Mas, nem sempre foi assim. Até um passado bastante recente as artes visuais eram utilizadas, no âmbito escolar, apenas para preencher os tempos vagos, utilizando técnicas restritas à pintura de desenhos prontos, mimeografados ou impressos, ou a realização de desenhos livres, sem intencionalidade, objetivo ou preocupação com o desenvolvimento integral do educando.

        Vale aqui ressaltar, que compreendemos como artes visuais tudo o que podemos apreciar através do olhar, caracterizado pelo teórico e prático do estético - belo ou funcional – utilizando recursos como a pintura, o desenho, a gravura, a fotografia, a escultura, a arquitetura, o web design, a moda, a decoração, o cinema e o paisagismo. Nesse sentido, as artes visuais estão fortemente presentes também em outras expressões da arte como teatro, música, dança, entre outras.

Com o passar do tempo e o esforço dos profissionais da área ocorreram, tanto no âmbito legislativo como pedagógico, alguns avanços que contribuíram efetivamente para a criação de uma nova perspectiva para a arte e o ensino, ou seja, ao longo de sua trajetória, a arte vai deixando de ser apenas uma atividade auxiliar ou decorativa para ser compreendida como um processo de construção de conhecimento.

Com a promulgação da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, a arte finalmente passa a integrar o programa curricular previsto para a Educação Básica, destacando sua importância para a formação integral do ser humano.

Com relação à importância do ensino de arte para o desenvolvimento humano, o PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais propõe que (1997, p. 19):

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido a experiência humana; o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.”

Ao considerarmos que a arte possui uma natureza reflexiva diante do conhecimento socialmente e historicamente produzido pela ação do homem sobre a natureza, procurando satisfazer suas necessidades sociais e que, mais do que isso, propõe diferentes formas de ler e interpretar o cotidiano, podemos afirmar que a arte, por si só, é interdisciplinar, já que possui a capacidade de mediar o relacionamento entre as disciplinas.

Nesse sentido, a arte procura unir conhecimentos, provocando o diálogo entre as diversas ciências e disciplinas escolares, traçando um caminho de cumplicidade na construção e reconstrução de conhecimentos, tornando o processo de ensino e aprendizagem algo muito mais prazeroso e divertido, daí a importância de refletir sobre a arte e a interdisciplinaridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (212.8 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com