TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aesthetics e a história do art. Biografia Paul Victor Jules Signac

Artigo: Aesthetics e a história do art. Biografia Paul Victor Jules Signac. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Paul Signac

Estética e História da Arte II Professora: Liliane Carvalho Rosa

Campo Grande – MS

2014

- Biografia

Paul Victor Jules Signac, pintor francês, nasceu no dia 11 de novembro de 1863, em Paris, e faleceu em 15 de agosto de 1935. Seguiu um curso de formação em arquitetura antes de decidir aos 18 anos de idade, a prosseguir uma carreira como pintor depois de participar de uma exposição de Monet trabalho 's.

Ele navegou em torno das costas da Europa , pintando as paisagens que encontrou. Também pintou uma série de aquarelas de cidades portuárias francesas em anos posteriores. Signac, filho único de um comerciante (estofador), pode ser considerado um pintor autodidata. Em 1882 inscreveu-se na Escola de Artes Decorativas.

Em 1884 uniu-se a Georges Seurat para fundar o Salão dos Artistas Independentes, e juntos iniciaram uma nova senda pictórica derivada do Impressionismo, que eles denominaram Divisionismo ou Pontilhismo, uma variante do neo-impressionismo que consistia na aplicação de cores puras em pequenas pinceladas consecutivas ("pontilhismo" procede do francês pointillisme, formado a partir da palavra point, "ponto").

Em 1886 Signac conheceu Vincent van Gogh em Paris . Em 1887, os dois artistas foram regularmente para Asnières-sur-Seine em conjunto, onde eles pintaram temas como paisagens fluviais e cafés. Inicialmente, Van Gogh admirava principalmente técnica de pintura solta de Signac. Em março de 1889, Signac visitou Vincent van Gogh em Arles . No ano seguinte, ele fez uma curta viagem à Itália, vendo Gênova , Florença e Nápoles.

Seu método o deixou muito interessado e então ele resolveu deixar o impressionismo de lado e experimentar a técnica que usava pontos de cor pura, que não se misturavam na tela, criando assim a técnica do pontilhismo, essa técnica tratava-se de uma pintura onde eram colocados pontos coloridos próximos uns dos outros, que provocava uma mistura ótica á certa distância, fazendo surgir forma aos olhos dos espectadores. Foi um profissional muito importante na sua época.

Signac pintou sobretudo paisagens, entre as quais numerosas vistas de Saint-Tropez, 1909. Exerceu influência considerável sobre outros estilos, como o fauvismo e o cubismo.

A sua vida artística caracterizou-se pela profusão de suas viagens em busca de lugares de inspiração para a sua paleta. A partir de 1912 pintou em lugares mais afastados da insólita França. Destacou-se, em especial, pela qualidade de suas aquarelas. Em 1899 publicou um texto fundamental para divulgar a teoria do Divisionismo: De Eugéne Delacroix ao Neo-Impressionismo. Em 1927 publicou um livro sobre Jongkind, que é um tratado muito completo sobre a aquarela.

- Principais Obras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com