TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aesthetics ATPS e História da Arte

Tese: Aesthetics ATPS e História da Arte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Anhanguera Educacional

Curso – Publicidade e Propaganda 1º semestre

Etapa 1 ATPS Estética e História da arte.

Arte da Grécia

Como Aristóteles, os gregos acreditavam que a arte é uma criação do intelecto humano, como uma forma de exprimir o que contemplam na Natureza, no cotidiano e no homem, sempre buscando a perfeição, harmonia, o equilíbrio e o ritmo ideais.

Arquitetura

Os templos gregos serviam para proteger as estatuas dos deuses contra ação do tempo, além de ser um monumento a sua expressão artística.

Podemos Observar que o conceito de Aristóteles da proposição, simetria e ordenação, eram bem representados nos templos, como o pórtico de entrada e dos fundos, que eram construídos simetricamente. As colunas e o entablamento eram feitos seguindo três modelos: dórico (simples e maciço) jônica (mais suave) e coríntia (mais detalhado).

Além dos templos, os gregos construíram teatros, para espetáculos de drama, comédia ou mitologia, onde o desenvolveram de tal forma, que até hoje dramaturgos e demais, são influenciados pelas artes cênicas gregas.

O teatro Grego surgiu a partir da evolução de festas, como a celebração em homenagem a Dionísio (Deus do vinho e das festas). Os jovens cantavam e dançavam, ofereciam vinho ao Deus. Com o tempo a festa ganhou uma certa organização e sendo representada por diversas pessoas. As festas e os espetáculos podem ser relacionados bem a Platão, pois os jovens, retratavam fatos históricos do cotidiano ou lendas mitológicas da vida dos deuses do olimpo em forma de arte.

Os ginásios atenienses, tinham uma boa parte na formação artística dos cidadãos. Era lá onde eles aprendiam além do treinamento físico e militar, a leitura, escrita, música, arte, calculo e poesia. O ginásio também preparava os jovens para os jogos olímpicos.

A Praça ou Ágora, como era chamada, dava lugar a reuniões entre os cidadãos para discutir assuntos ligados a vida da cidade.

Ocorriam Assembleias na Ágora e os gregos podiam decidir sobre justiça, obras públicas, leis, cultura, etc.

Aconteciam também cerimônias com finalidade religiosa, discussões econômicas (acordos, negociações, comércio de mercadorias, etc).

Pintura na Grécia

A pintura apareceu na Grécia como um elemento de decoração da arquitetura. As paredes das construções eram, muitas vezes, ostentadas por vários painéis pintados que apareciam até nas métopas dos templos, nas esculturas e na cerâmica, seguindo o conceito de Aristóteles essa proporcionou a realização não só do equilíbrio e forma, mas também da harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação.

As pinturas dos vasos buscavam representar pessoas em suas atividades diárias e principalmente cenas da mitologia grega. O artista pintava em negro a silhueta das figuras, ele gravava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com