TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Obras- Pinturas

Artigo: Análise De Obras- Pinturas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 2

Obra

‘Davi com a Cabeça de Golias’

A. Michelangelo Merisi da Caravaggio, 1609-10, (125 x 101 cm)

Pintura a óleo sobre tela, técnica Claro-escuro, Galleria Borghese, Rome.

David em pé ao fundo, segurando na mão esquerda a cabeça de Golias e na outra uma espada.

B. Dimensão e impacto realista na caracterização dos personagens, suas vestes e objetos que os cercam, plano vertical, ângulo de visão (observador dentro da pintura) corpo e rosto(expressão) de David em destaque no centro da tela.

C. Destaque e sombreados a espada, vestes e a cabeça de Golias.

D. Obra Religiosa usando o povo das ruas; A obra é composta por duas pessoas, se for possível considerar a cabeça de Golias como uma, e alguns objetos, a espada e as roupas de David, as cores da pintura se contrastam fortemente, Davi tem cor clara em certas partes do corpo e escura em outras e a espada brilha na parte inferior, Golias partilha do mesmo contraste de cores e além deles, só há escuridão, como se a luz viesse dos próprios corpos. Sua linha de cena é diagonal e as linhas de movimento se direcionam para a cabeça degolada de Golias.

E. Representação realista, buscando anatomia e proporções coerentes com a realidade, modelos reais e nitidez dos traços na pintura, efeitos horizontais e verticais com os personagens sempre em destaque.Obra representativa, luz Artificial (plano de iluminação teatral).

F. Traço importante nas Obras de Caravaggio é retratar o aspecto dos eventos bíblicos, usando o povo comum das ruas.

A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros, ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. O uso de sombra-luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena.

Conclusão

Caravaggio criou um estilo próprio de representação em suas obras. Representando cenas sentimentais e reais para dentro de suas pinturas, trouxe o observador para dentro dela.

Seu realismo e sua habilidade tornaram se uma característica própria e única.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com