TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Art Noveu

Trabalho Universitário: Art Noveu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

A ideia clássica da arquitetura moderna no século 19:

- Joseph Paxton e o Palácio de Cristal (1851)

foi uma enorme construção em ferro fundido e vidro erguido no Hyde Park, em Londres, para albergar a Grande Exposição de 1851. Foram acolhidos mais de 14.000 expositores vindos de todo o mundo nos 92.000 metros quadrados (990.000 pés quadrados) de espaço de exibição, onde foram mostrados exemplos das últimas tecnologias desevolvidas na Revolução Industrial. Desenhado por Joseph Paxton, o edifício da Grande Exposição tinha 564 metros (1.851 pés) de comprimento, com uma altura interior de 33 metros (108 pés)1. Sua montagem durou apenas 6 meses. Em 1854, depois da exposição, o edifício foi trasladado para um novo parque numa zona mais alta, saudável e rica de Londres chamada Sydenham Hill, uma área que não mudou muito até hoje no seu perfil de subúrbio endinheirado, cheio de grandes villas vitorianas, que foi durante o seu apogeu na Era Vitoriana. Nessa época, o edifício foi ampliado, tendo atraido muitos visitantes de todos os níveis da sociedade e permanecendo no novo local até à sua destruição, por um incêndio, em 1936. O nome Crystal Palace (cunhado pela satírica revista Punch) foi mais tarde usado para indicar esta área do sul de Londres e o parque que rodeia o sítio. 5000 trabalhadores.

- Karl Schinkel e o Museu Altes (1824-8)

Arquiteto e pintor Neoclassicista (1938), responsável pela reforma de Berlim. O Altes Museum, localizado em Berlim- Alemanha é uma das estruturas neoclássicas mais belas do mundo. Foi oficialmente inaugurado em 1830, sendo um dos primeiros museus da Europa expressamente construídos para albergar uma coleção real de pinturas e antiguidades. Nota-se que o Altes Museum remete aos templos clássicos, pois uma das características da arquitetura Neoclássica é a utilização das ordens clássicas e as suas proporções. Pode-se perceber a presença de colunas de origem jônica na fachada (ordem clássica), a escadaria imponente que faz com que o exterior do edificio transmita a ideia de grandiosidade e força. Temos também o entablamento, estátuas eqüestres na fachada e as linhas volumétricas que se destacam são horizontais, sendo as verticais secundárias. E é estabelecido um eixo de simetria.

- Claude-Nicolas Ledoux

Um dos grandes mestres da arquitetura neoclássica francesa. Vê-se uma arquitetura atrelada ao design e urbanismo. Fábrica de sal – Projeto desenvolvido para Luís XVI em Arc-et-Senans entre 1773-79 forma semicircular do complexo no núcleo representativo e sua cidade ideal de Chaux. Projeto publicado em 1804, um dos primeiros experimentos de arquitetura industrial com unidades produtivas e alojamento de operários. A região foi escolhida pelas emendas subterrâneas de sal-gema, que era extraído de poços por vaporização, entrada por um portão maciço ornamentos de concreto que representa as formas elementares da natureza. Vago espaço semi-circular aberto, rodeado por outros edifícios que estão dispostos no arco.. No centro casa do diretor, onde originalmente tinha uma capela.

Casa Comum (bola) – Projetado em 1787, foi feito em forma circular sob a forma de um templo dórico. O piso térreo do templo foi usado como uma alfândega, enquanto o piso superior era um apartamento com vista para o jardim reservado para o Duque.

- A concepção medieval do Arts and Crafts: William Morris e Philip Webb / Red House (1859)

A casa vermelha (Red House) localizada em Kent, Inglaterra, é o edifício chave na história do movimento das Arts and Crafts,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com