TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte

Tese: Arte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Tese  •  3.131 Palavras (13 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 13

1. Pautando-se nas discussões empreendidas no fascículo, escreva um texto argumentando sobre a importância da arte no universo escolar.

R: A arte é importância para as crianças perceberem e compreenderem as relação com os sons, com a escrita, com as imagens e expressões corporais, pois da mesma maneira que se aprende a ler palavras é possível fazer leituras dessas relações e desta forma compreender melhor o mundo em que se vive.

A troca de experiências que ocorre no ambiente escolar mostra que cada indivíduo compreende a mesma coisa de maneira diferente, construindo o próprio conhecimento, isto é ,seu ponto de vista e o que colabora para que isto aconteça é o trabalho com arte nas escolas.

O ensino de Arte é importante na vida dos seres humanos, por meio da arte o individuo expõem seus sentimentos e suas ideias, por isso cabe ao professor aproximar o aluno ao contato com diferentes artes, afim de que ele possa selecionar e aproveitar um pouco de cada uma dessas manifestações artísticas.

2. Explique o conceito de arte, citando a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica.

R: A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Dentre as varias formas de arte destaca-se:

Arte Erudita: A arte erudita cria obras de valores universais, é fruto do trabalho de grandes artistas que possuem conhecimentos técnicos e formais apurados.

Arte Popular ou Folclórica: é aquela em que o artista aprende seu oficio como estrutura, modelagem e outros, sem terem frequentado escola de arte. Mas criam obras de reconhecido valor estético e artístico. A arte popular é também intuitiva e trata de valores locais, regionais, representam crenças, lendas, costumes típicos de determinada cultura. O artista popular traduz o universo no qual ele vive, seu dia-a-dia humilde e, muitas vezes difícil.

Arte de Massa: é aquela cuja a população é o alvo,subordinada ao modismo,visando entretenimento e lucro, produzida por um grupo cuja classe social difere do público a que está destinada.

3. Como era desenvolvida a arte na pré-história?

R: No período conhecido como Paleolítico Superior a arte era desenvolvida através de desenhos nas pedras e paredes de cavernas, e os artistas que realizavam desenhos tinham vários privilégios nas suas comunidades pois muitos acreditavam que esses desenhos poderiam prever algo que aconteceria no futuro. Pode-se observar manifestações artísticas também em esculturas femininas criadas de barro, pedra entre outros artigos que representavam a fertilidade.

Também há outros tipos de manifestações artísticas nesse período que são as mãos em forma de negativo que eram realizadas por uma tinta feita através da mistura de gordura sangue ou excremento de animais, onde os homens utilizavam canudos feito de ossos ou plantas para soprar a tinta sobre a superfície da parede ao redor da mão.

4. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione três dessas culturas típicas da Idade Antiga e escreva sobre as principais características da respectiva produção artística.

R: Arte Egípica: No Antigo Egito as obras de arte possuíam um forte caráter religioso e funerário.Essas características podem ser explicadas em função da crença que os egípcios tinha na vida após a morte. Há representações artísticas de deuses, faraós e animais explicadas por textos em escrita hieroglífica. As pinturas eram feitas nas paredesdas pirâmides ou em papiros. Representavam o cotidiano da nobreza ou tratava de assuntos do cotidiano. Uma das características principais da arte egípcia é o desenho chapado, de perfil e sem perspectiva artística.

ARTE ISLÂMICA: engloba a literatura, a música, a dança, o teatro e as artes visuais de uma ampla população do Oriente Médio que adotou o Islamismo. Nela percebe-se a influência das civilizações pré-islâmicas, dos povos conquistados e de dinastias ligadas à questão religiosa. Por todos os domínios islâmicos difundiu-se uma produção artística marcada pelas idéias religiosas, imateriais – os conceitos de infinito, eternidade, menosprezo da vida material, desejo de transcendência – e pelas concepções do Profeta. Esta arte bebe diretamente na fonte do Alcorão, nela justificando suas opções, rejeições e direções escolhidas.

ARTE GREGA: uma arte mais ligada a inteligência, pois seus reis eram seres inteligentes, que se dedicavam única e exclusivamente a proporcionar bem estar ao povo grego. Os gregos contemplam a natureza e outras belezas e costumam exprimir isso na arte. Os gregos buscam a perfeição e possuem características como a democracia, o racionalismo e amor pela beleza e pela vida.

Os escultores gregos sempre buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição. Muitos escultores esculpiam sua obras nuas, sem nenhuma vestimenta, pois acreditavam que a beleza está no corpo nu, natural, como veio ao mundo. Eles retratavam os seres humanos de acordo com sua alma e espírito e não apenas de acordo com a idade e personalidade, era algo muito mais profundo.

5. Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? Responda, explicando as peculiaridades da arte na Alta Idade Média e na Baixa Idade Média.

R: A igreja no decorrer da Idade Média teve grande influência na produção artística desta época devido a desestruturação do Império Romano e ao decreto do cristianismo como religião oficial, a educação foi relegada somente a religiosos cristãos, o que influenciou a temática religiosas em várias expressões artísticas.

Na alta idade Média o que prevaleceu foi o estilo românico onde a pintura e a escrita eram usadas para representar passagens bíblicas.

Na Baixa Idade Média predominava o estilo gótico que tinha como significado a proximidade com o céu, ela expressava a busca pelo realismo utilizava a variação de cores e a expressão do sentimento tendia para o renascimento cultural, mas conservando ainda imagens de cunho religioso.

6. Esclareça a influência do Movimento Renascentista na arte moderna.

R: Retorno á cultura Greco-romana, o homem passa a ser o centro do universo (antropocentrismo), ênfase e inteligencia humana, aptidão artística e métodos científicos,arquitetura renascentista com equilíbrio,diferente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com