TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Abstrata

Artigos Científicos: Arte Abstrata. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Arte Abstrata é arte onde os pintores trazem uma nova forma de as pessoas visualizarem o mundo, o mundo que não se encontra na realidade, mais sim nos sentimentos ocultos que não podemos ver, no abstracionismo a forma de pintar tradicionalmente é deixado de lado e as imagens são interpretadas de modos diferentes.

O Abstracionismo e seus principais artistas

O Abstracionismo foi à tendência das artes plásticas desenvolvida no início do século XX na Europa, também pode se referir à arte produzida com certos movimentos que se encaixam na arte moderna, o precursor da arte abstrata foi o russo Kandinsky com o uso de pinceladas e cores fortes.

Quando a arte abstrata surgiu provocou muita polêmica e indignação, as pessoas ficaram chocadas com aqueles formatos considerados estranhos e de mau gosto. A arte abstrata quebrou com o tradicionalismo, que buscava sempre a representação realista da vida e das coisas.

Na Arte abstrata os objetos ou pessoas são representados, em pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis, onde o formato tradicional é deixado de lado. O artista trabalha muito com conceitos e sentimentos, provocando nas pessoas que visualizam a obra uma série de interpretações, uma mesma obra de arte pode ser vista de várias formas.

Há dois tipos de abstracionismo, no Abstracionismo Sensível predominam os sentimentos e emoções, as cores e as formas são criadas livremente e recebe influência do expressionismo e do cubismo, o artista Wassíli Kandínski usava esse estilo em suas obras.

Outro artista que se destacou também foi o suíço Paul Klee, que interessou-se pela arte quando jovem e passou a fazer parte de um grupo de artistas abstracionistas liderado por Wassíli Kandínski,com a sua descoberta sobre as cores e seus efeitos enriqueceu a arte moderna como pintor e teórico.

No Abstracionismo Geométrico os artistas exploram com certo rigor técnico as formas geométricas, sem a preocupação de transmitir ideias e sentimentos, os principais responsáveis pelo início da abstração geométrica são o russo Kasimir Malevitch e o holandês Piet Mondrian. Em 1917 Mondrian desenvolveu seu novo conceito sobre a arte que chamou Neoplasticismo, para ele a arte devia apenas representar o oculto atrás da realidade. Mondrian dedicava-se a pintar telas apenas com linhas horizontais e verticais, ângulos retos e três cores primárias, além do preto e do branco, para ele essas formas seriam a essência dos objetos. Kasimir Malevich tornou-se um dos mais importantes pioneiros da arte geométrica abstrata, tendo fundado o Suprematismo, este movimento artístico viria a exerceu uma forte influência na pintura e na arquitetura, o artista libertou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com