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Arte Bizantina

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Por:   •  21/5/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

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A pintura bizantina é representada por três tipos de elementos estritamentediferenciados em sua função e forma: os ícones, as miniaturas e os afrescos. Todostiveram um caráter eminentemente religioso, e embora predominassem as formasdecorativas preciosistas, não faltou a essa disciplina o misticismo profundo comum atoda a arte bizantina. A técnica figurativa mais utilizada foi o mosaico. Suas origens remontam àGrécia, mas foi em Bizâncio que se usou o mosaico pela primeira vez para decorar paredes e abóbadas e não apenas pisos. No início, os motivos eram extraídos da vidacotidiana da corte, mas depois adotou-se toda a iconografia cristã, e o mosaico setransformou no elemento decorativo exclusivo de locais de culto (igrejas, batistérios).Tanto na pintura quanto nos mosaicos seguiram-se os mesmos cânones dodesenho: espaços ideais em fundos dourados, figuras estilizadas ornadas com coroasde pedras preciosas para representar Cristo, Maria, os santos e os mártires A variedade representativa mais interessante se deu em torno da figura deMaria. Havia tipos de simbologia definidos. Por exemplo, com a mão direita no peito eo Menino Jesus na esquerda, era a Hodigitria (a condutora); acompanhada domonograma de Cristo era a Nikopeia (a vitoriosa) e amamentando o Menino Jesus, aGalaktotrophusa (a nutriz).A pintura bizantina é representada por três tipos de elementos estritamentediferenciados em sua função e forma: os ícones, as miniaturas e os afrescos. Todostiveram um caráter eminentemente religioso, e embora predominassem as formasdecorativas preciosistas, não faltou a essa disciplina o misticismo profundo comum atoda a arte bizantina. A técnica figurativa mais utilizada foi o mosaico. Suas origens remontam àGrécia, mas foi em Bizâncio que se usou o mosaico pela primeira vez para decorar paredes e abóbadas e não apenas pisos. No início, os motivos eram extraídos da vidacotidiana da corte, mas depois adotou-se toda a iconografia cristã, e o mosaico setransformou no elemento decorativo exclusivo de locais de culto (igrejas, batistérios).Tanto na pintura quanto nos mosaicos seguiram-se os mesmos cânones dodesenho: espaços ideais em fundos dourados, figuras estilizadas ornadas com coroasde pedras preciosas para representar Cristo, Maria, os santos e os mártires A variedade representativa mais interessante se deu em torno da figura deMaria. Havia tipos de simbologia definidos. Por exemplo, com a mão direita no peito eo Menino Jesus na esquerda, era a Hodigitria (a condutora); acompanhada domonograma de Cristo era a Nikopeia (a vitoriosa) e amamentando o Menino Jesus, aGalaktotrophusa (a nutriz).

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