TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Egeia

Dissertações: Arte Egeia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

 Arte Egeia, veio do termo Egeu que engloba não somente significados geográficos, mas representa as civilizações que surgiram antes do aparecimento dos Gregos por volta do 3000 A.C. Estes povos se desenvolveram em três regiões próximas porém com características diferentes, originando divergências culturais percebida nas artes e no seu modo de vida.

Divisões

 A Arte Egeia está diretamente ligada aos povos que floresceram em volta do mar Egeu e que foram três estas culturas mais destacadas em suas artes:

 Povo Cicladense

 Povo Minóico

 Povo Micenenses

Arte Cicládica

 Povo Cicladense – Civilização do começo da Idade do Bronze, nas Ilhas Ciclades, que durou aproximadamente de 2000 a 3000 a.c.

 Definição

A civilização é mais conhecida pelos idolos femininos achatados (semelhantes as obras de Hans Arp e Constantin Brâncusi) , elaborados com o puro marmore das ilhas, séculos antes da Civilização minótica em Creta, ao sul. Quando a cultura palaciana de Creta surgiu, as Ilhas foram esquecidas, com exceção de Delos, que manteve sua reputação arcaica de santuário durante todo o período da civilização grega clássica.

 Características

Essa Arte destaca-se pela simplicidade, austeridade, singeleza, contenção das expressões religiosas, ausência de ornamentos, formas minimalistas e por sua cerâmica decifrada por formas lineares, espirais e curvilíneas.

Arte Minóica

 Povo Minóico – Civilização que se desenvolveu na Ilha de Creta, a maior ilha do mar Egeu, entre 2700 a.c. e 1450 a.c.

 Definição

O povo Minóico teve como grande e mais conhecido governante o Rei Minos, da onde deriva o nome Minóico, que remete também ao labirinto onde vivi o minotauro. A pintura tinha temas naturalistas, relatando principalmente a vida marinha e com uma certa frequência eram representando Touros, tidos como sagrados.

Pintura Naturalista

Arte Micênica

 Povo Micenense – Refere-se á sofisticada cultura grega que se desenvolveu no continente grego entre 1600 a.c. e 1050 a.c. , aproximadamente.

 Definição

O nome deriva de Micenas, nome de um dos mais importantes centros regionais micênicos. Os micênicos ou aqueus, pertencentes a raça indo-europeia, iniciaram a incursão ao território grego conquistando – o aos pelágios. Ativos comerciantes, os micênios conquistaram a avançada ilha de Creta por volta de 1450 a.c. e , entre 1400 e 1200 a.c. , dominaram economicamente e culturalmente, quase todos os povos do Mediterrâneo Oriental .

 Características

Caracterizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com