TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Islâmica

Dissertações: Arte Islâmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Arte:

A arte Islâmica foi fortemente influenciada por povos conquistados e civilizações pré-islâmicas, é caracterizada pela grande influencia das ideias religiosas e também como o conceito de eternidade e menosprezo da vida materialista. Usufrui do uso de figuras geométricas e arabescos, figuras em miniatura de animais e humanos. Os arabescos são utilizados geralmente na decoração de objetos, como cerâmicas, que teve grande importância devido ao fato de ser uma das primeiras artes decorativas e na arquitetura.

http://judyartes.blogspot.com.br/2011/11/6-ano-grupo-11.html

Arabescos utilizados na arquitetura

Arquitetura: é geralmente focada nas mesquitas, madrasas, que são escolas religiosas, locais de retiro espiritual, túmulos, e palácios, os estilos arquitetônicos variam a partir do local e data em que a construção se localiza e foi construído, porem no coração do mundo árabe as mesquitas seguem um mesmo padrão.

Tapetes: Teve um grande papel na cultura Islâmica, primeiramente, os muçulmanos eram nômades, dai utilizavam os tapetes para decorar as tendas, depois em que os mesmos já estavam fixos em somente um local, ou seja, eram sedentários, os tapetes e tecidos eram utilizados para decorar palácios e castelos, e são de extrema importância nas mesquitas, pois ao rezar, o muçulmano não deve ter contato com a terra.

Pintura Gráfica Islamica: Poucas chegaram em nossos dias com um bom estado de conservação, era muito reverenciadas nos países árabes antes da invasão dos Mongóis .Eram utilizadas na decoração de prédios públicos e paredes de palácios, representavam cenas de caça e cotidianas, tem um estilo muito parecido com a pintura helênica.

http://www.mundohistoria.org/temas_foro/historia-del-arte-musica-cultura-literatura/la-pintura-islamica-exposicion-grafica

Pintura que representa cena cotidiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com