TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Medieval

Monografias: Arte Medieval. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

A Arte Medieval

Na Idade Média (século V ao XV), a arte era extremamente influenciada pela igreja católica, que nessa época era o principal órgão ditador das regras da sociedade. E por isso, a arte medieval tinha como principal temática a religião (que abominava o nu artístico).

O clero católico supervisionava a arte de acordo com os interesses da igreja, que iam de tapeçarias e pinturas aos vitrais medievais. Fazia-o por ser a única instituição com remuneração suficiente para bancar a arte naquela época.

Vitrais Medievais e suas características

Os vitrais medievais, assim como os demais outros, retratam cenas bíblicas através dos desenhos formados com o objetivo de repassar conhecimentos. Dentre os mais belos e funcionais vitrais encontram-se os da catedral gótica de Chartres: além da arte que transmitem, captam a luz do sol e através dos vidros coloridos transferem-na ao interior da catedral em diversas cores.

Pinturas Medievais

Também tinham o objetivo de promover a religião. Depois da queda do império romano, vários ensinamentos sobre perspectiva da arte foram perdidos e por isso na arte medieval as imagens eram pintadas em seu tamanho de acordo com sua importância, e não de uma forma mais realística. Se a figura de um homem era magra e fina, por exemplo, tinha referência ao jejum; se um líder religioso era alto nas pinturas, a referência era aos céus, por tal ser um homem santo; e assim por diante.

Tapeçarias Medievais

Na idade média esses elementos eram muito importantes artigos decorativos e funcionais. Elas eram usadas para cobrir paredes das igrejas e castelos, e torna-las mais quentes. Cabe a ela ainda, assim como praticamente toda a arte medieval, através dos desenhos, narrar a biblía e seus acontecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com